RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 51 registros para a palavra: GASTRONOMIA

Deputado Roberto Carlos participa de evento para incentivar a gastronomia e o turismo de Juazeiro

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou do 1º Festival Gastronômico Sabores de Juazeiro promovido pela prefeitura, através do secretário de Turismo Municipal, Sérgio Fernandes, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, através do diretor superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, e do gerente do Sebrae de Juazeiro, Carlos Cointeirio.

De acordo com o parlamentar, a finalidade do evento foi evidenciar as riquezas da culinária da cidade e da região, garantindo incentivos aos estabelecimentos do setor de alimentos e bebidas...

Confraternização marca encerramento do Festival Gastronômico 'Sabores de Juazeiro' e lançamento do Salão de Turismo do Vale

Ao som da boa música de Mauriçola e apresentações culturais com o grupo Samba de Véio do Rodeadouro, a Nordhaus, na Orla II de Juazeiro, foi palco na noite desta quinta-feira (4) da cerimônia de encerramento do 1º Festival Gastronômico 'Sabores de Juazeiro'. O Festival é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a correalização do aplicativo de delivery pede.Aí, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e do Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem (SINDHAJ). A iniciativa foi uma virada de chave em meio a um período de pandemia, que teve resultados surpreendentes e repercussão nacional.

O público foi formado por membros do Sebrae, Sindicato Patronal, deputado Roberto Carlos, secretários municipais, vereador Renato Brandão, representando a Câmara de vereadores, além dos proprietários dos estabelecimentos participantes. O titular da Seculte, Sérgio Fernandes, representou a prefeita Suzana Ramos e o vice, Leonardo Bandeira...

Semana de Gastronomia aborda “Terroir da Gastronomia Sertaneja”

Com o tema “Terroir da Gastronomia Sertaneja”, a Faculdade Senac em Petrolina realiza, nos dias 20 e 21 de outubro, das 15h às 17h, a II Semana de Gastronomia. O evento é gratuito e acontecerá virtualmente, por meio da plataforma Google Meet, para celebrar três importantes datas do calendário gastronômico: o Dia Mundial da Alimentação (16/10), Dia Internacional do Chef de Cozinha (20/10) e o Dia do Enólogo (22/10).

A programação é voltada para os estudantes, profissionais da área e pessoas interessadas no tema. “O objetivo é valorizar e incentivar o processo criativo na produção gastronômica, assim como a sustentabilidade e a valorização dos produtos regionais do Vale do São Francisco”, destaca a coordenadora do curso de Gastronomia da Faculdade Senac, Roneide Gonzaga...

Festival impulsiona setor de alimentação e valoriza gastronomia do Vale do São Francisco

O lançamento ao vivo nas redes sociais do 1º Festival Sabores de Juazeiro no sábado (2) já é considerado um verdadeiro marco na história da gastronomia do Vale do São Francisco. O evento de iniciativa do Sebrae reuniu autoridades, parceiros, empresários, apoiadores e a mídia regional na Vila Bossa Nova, na Orla II da cidade, para a apresentação formal dos pratos da arte culinária, que concorrem à preferência do público.

Os pratos desenvolvidos para o evento podem ser consumidos até o dia 17 de outubro de forma presencial nos restaurantes, ou por delivery, através do aplicativo pede.ai, por onde o usuário tem ainda a opção de votar no seu prato preferido, dentro das categorias prato principal, comida caseira, lanches e sobremesas...

Proprietários de restaurantes participam de oficinas voltadas para o 1º Festival Gastronômico de Juazeiro

A abertura oficial do Festival Gastronômico 'Sabores de Juazeiro' será dia 02 de outubro, mas as oficinas estão de vento em popa. Os proprietários de cerca de 20 restaurantes participam, desde a última segunda-feira (20), das oficinas que acontecem no Sebrae. Foram elas: palestra 'Marketing Digital: A receita de sucesso para alavancar seu negócio', foi conduzida pelo consultor da Ori Brazil, Bernardo Lima, que repassou aos empreendedores diversas dicas para fortalecer negócios no meio digital, oficina 'Fazendo Sucesso na Entrega', com o empresário Waldir Junior e 'Etiqueta Para um Atendimento de Excelência', com Cristiane Batista, consultora de etiqueta.

O último workshop irá acontecer no dia 27 de setembro, às 14h, com o tema - 'Oficina Gastronômica: Harmonização de pratos', com Gabriela Aguiar, cozinheira e bacharela em Gastronomia e Roneide Gonzaga, consultora gastronômica e bacharela em Gastronomia e Segurança Alimentar...

Festival "Sabores de Juazeiro" tem inscrições prorrogadas até 29 de agosto

As inscrições para o Festival Gastronômico Sabores de Juazeiro foram prorrogadas até o dia 29 de agosto. O link com o regulamento, contato e formulário de inscrição está disponível no Instagram oficial do evento @saboresdejuazeiro.

Com atividades presenciais e por meio de delivery, o festival acontecerá entre os dias 02 e 17 de outubro e chega com a missão de incentivar a visibilidade do setor gastronômico da cidade, além de contribuir para o faturamento das empresas. ..

Licuri da Bahia é um dos ingredientes de destaque em reality de gastronomia na TV

O versátil, nutritivo e saboroso licuri, fruto da Caatinga, foi um dos ingredientes de destaque na apresentação do cozinheiro Cadu Moura, com o Ravióli de Vatapá, Caldo de Lambreta, Fumeiro e Farofa de Licuri.

O prato foi apresentado no programa de TV, Mestre do Sabor, que estreou a 3ª temporada, nessa quinta-feira (06), na TV Globo. A valorização dos pratos brasileiros e da chamada comida de afeto são a marca dessa edição comandada por Claude Troisgros e Batista. ..

Bahia vai sediar maior evento da gastronomia mundial

A ativista Bela Gil é uma das presenças confirmadas no Terra Madre Brasil - Foto: SDR

Com atividades gratuitas para agricultores familiares, educadores, formadores de opinião e cozinheiros, a 3ª edição do Terra Madre Brasil (TMB) será realizada entre os dias 17 e 22 de novembro de 2020, em formato online. Maior evento da gastronomia mundial e inteiramente dedicado à comida de verdade, o Terra Madre vai reunir as comunidades slow food no Brasil...

Faculdade Senac realiza I Semana de Gastronomia em Petrolina

No mês de outubro são comemoradas três importantes datas no calendário gastronômico: O Dia Mundial da Alimentação (16), Dia Internacional do Chef de Cozinha (20) e o Dia do Enólogo (20). Para celebrar essas datas, a unidade vinculada da FacSenac PE em  Petrolina vai realizar, de 21 a 23, das 15h às 17h, a I Semana de Gastronomia. O evento é gratuito e, devido à pandemia do novo coronavírus, acontecerá virtualmente, por meio da plataforma Google Meet.
 
Voltada para os estudantes, profissionais da área e pessoas interessadas no tema, a I Semana de Gastronomia contará com palestras ministradas por professoras da instituição. No dia 21, as professoras Mônica Oliveira e Daynara Gonçalves, ministrarão a palestra “Descobrindo a Enogastronomia”. No dia 22, “O mercado da Alimentação e as Tendências Tecnológicas” será o tema da palestra ministrada pelas professoras Bernadete Martins e Mariana Amorim.

A programação será encerrada no dia 23, com a palestra “Os Caminhos da Gastronomia no Mercado de Trabalho”, ministrada pela coordenadora dos cursos de Gastronomia da unidade da Faculdade Senac em Petrolina, Roneide Gonzaga.  ..

Festival Gastronômico Delivery supera expectativas e atrai empresários da gastronomia juazeirense

O 1º Festival Gastronômico Delivery de Juazeiro é uma iniciativa inédita no Vale do São Francisco, realizada pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico (ADEAP). O objetivo é amenizar os efeitos da crise provocados pela pandemia do novo coronavírus no setor de gastronomia do município.

Na etapa inicial, que estabelecia a abertura e prazo de inscrições, o festival surpreendeu positivamente atraindo dezenas de empreendedores do ramo gastronômico, estabelecidos na sede, balneários e interior do município. Ao todo, 23 empresas divididas em cinco categorias – comida regional, massas, comida oriental, sanduíches e sobremesas – foram selecionadas, superando as edições anteriores, realizadas no formato tradicional dos festivais do gênero...

Campanha promove corrente solidária em prol da gastronomia do Vale

Um amigo secreto, saboroso e solidário. Assim podemos definir o #GastronomiaUnida, uma ação promovida pela jornalista Paula Theotonio em prol do setor de alimentos e bebidas do Vale do São Francisco.

A iniciativa, que teve início nesta segunda-feira (18), vai promover um intercâmbio de pratos e produtos entre 39 estabelecimentos de Petrolina e Juazeiro. Tudo será divulgado nas redes sociais destes negócios, divulgando o trabalho dos colegas de profissão e movimentando a cena...

Qualificação: Prefeitura de Petrolina abre vagas para oficinas gratuitas na área de gastronomia

Dando continuidade às qualificações ofertadas pelo 'Qualifica Petrolina', lançado em 2017, a prefeitura abre mais três oficinas na área de gastronomia. Ao todo, serão 75 vagas para cursos de fabricação de panetones e pães artesanais.

As inscrições são coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e acontecerão de segunda-feira (11) até a próxima quinta-feira (14).  Os interessados devem ter mais de 14 anos, levar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e número do NIS atualizado até à sede da Secretaria Executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade (SEJUDH), situada na Avenida Gilberto Freire, Vila Mocó (ao lado do SENAC e da Escola Municipal Eliete Araújo), das 8h às 12h e das 14h às 17h...

Faculdade Senac abre seleção para professores de Gastronomia em Petrolina

A unidade vinculada da Faculdade Senac, em Petrolina, está com inscrições abertas para processo seletivo de professores para o curso superior de Tecnologia em Gastronomia. Para concorrer, os candidatos deverão ter título de especialista, mestre ou doutor e, preferencialmente, formação em curso superior tecnólogo da área ou em área afim; experiência em docência na Educação Superior e em gestão acadêmica de cursos tecnológicos. Além disso, os interessados devem estar aptos a ministrar disciplinas no período noturno e/ou diurno, nos horários estabelecidos pela instituição.

Para participar, os interessados deverão enviar Curriculum lattes atualizado e comprovado, contendo a relação dos títulos acadêmicos, relação de experiência profissional, atividades de magistério superior e realizações científicas, técnicas, culturais, humanísticas ou artísticas, para o e-mail selecao@faculdadesenacpe.edu.br, até às 23h59, desta sexta-feira (1/11)...

Prefeitura de Petrolina abre vagas para oficinas gratuitas na área de gastronomia e violão

Qualificação profissional é o diferencial para conquistar uma vaga no concorrido mercado de trabalho. Pensando nisso, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos está oferecendo três oficinas na área de gastronomia, além de um curso de violão popular. Ao todo serão 95 vagas  disponibilizadas através do programa Qualifica Petrolina, criado em 2017 pelo prefeito Miguel Coelho, que já qualificou mais de 5 mil pessoas.

As inscrições terão início nesta segunda-feira (14) e seguem até a próxima sexta-feira (18) e deverão ser feitas na sede Secretaria Executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade (SEJUDH), situada na Avenida Gilberto Freire, Vila Mocó (ao lado do SENAC e da Escola Municipal Eliete Araújo). Os interessados devem ter mais de 14 anos e o número do NIS atualizado, e levar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e número do NIS...

Faculdade Senac promove palestra “Gastronomia a Bordo” em Petrolina

De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), esse mercado movimentou 28,5 milhões de turistas em todo o mundo em 2018. Ao longo dos anos, o setor continua crescendo, impulsionado principalmente pelo aumento da quantidade e diversificação de roteiros. Essa expansão proporciona também a demanda por mais profissionais qualificados para trabalhar embarcados. Pensando nisso, a Unidade Petrolina da Faculdade Senac realiza, neste sábado (28/9), das 8h às 12h, como parte do programa Universitário em Foco, a palestra “Gastronomia a Bordo”. O evento acontece na unidade da instituição, no bairro Maria Auxiliadora.

Voltado para os estudantes do curso de Gastronomia e pessoas interessadas no tema, o encontro terá como palestrantes Nicaulys Araújo, formada em Gastronomia pela Faculdade Senac Pernambuco e o professor de inglês do Senac Petrolina Vitor Porto. Na ocasião, os convidados abordarão tópicos como a experiência de trabalhar em cruzeiros marítimos, como se inscrever para seleções, quais os prós e os contras de trabalhar embarcado, os tipos de serviços podem ser desenvolvidos e quais possuem relação com a gastronomia, além da importância do inglês para a atividade...

Novo curso de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Senac fortalece o turismo em Petrolina

A inserção de profissionais qualificados no mercado de trabalho faz toda diferença nos diversos segmentos da economia. Quando o assunto é gastronomia, a influência está diretamente associada ao trade turístico, que se torna mais atrativo. Na última segunda-feira (12), foi realizada a aula inaugural do curso de Tecnologia em Gastronomia da faculdade Senac em Petrolina. O evento contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolina, Emicio Júnior, representando o prefeito Miguel Coelho. 

Na ocasião, o secretário pontuou que o curso de gastronomia do Senac é reconhecido como um dos melhores do país. “Dentro da grade curricular tem disciplinas voltadas para administração, gestão e empreendedorismo, além das voltadas para culinária. Isso, com certeza, vai elevar a qualidade do serviço prestado, enriquecendo nosso trade turístico”, avaliou Emicio Júnior. A aula inaugural ainda contou com a participação da diretora regional do Senac Pernambuco, Valéria Peregrino, o diretor da Faculdade Senac Pernambuco, Carlos Calado, entre outros membros da instituição de ensino, além de representantes do Sesc e do Fecomércio-PE...

Em Petrolina, Faculdade Senac abre seleção para coordenador do curso de Gastronomia

A Faculdade Senac Pernambuco abriu seleção direcionada ao preenchimento de vaga de professor do curso de Gastronomia da unidade Petrolina. As inscrições estão abertas até a próxima segunda (24/06) e serão realizadas por e-mail. O docente selecionado deverá estar apto a, além de lecionar, exercer a função de coordenador do curso de Gastronomia da instituição na cidade sertaneja.

Entre os requisitos para o cargo, os candidatos deverão ter título de especialista, mestre ou doutor. Além disso, serão considerados fatores de preferência curso tecnológico na área ou em área afim e experiência em gestão acadêmica e docência em ensino superior. A primeira fase da seleção será composta por uma avaliação curricular de caráter eliminatório. Para participar, os interessados deverão enviar currículo lattes atualizado para o e-mail selecao.petrolina@faculdadesenacpe.edu.br, até a próxima segunda-feira (24/06). Serão levados em consideração aspectos como a formação acadêmica, a produção científica, tecnológica, artística ou cultural, a atualização e a experiência do docente...

Prefeitura e Senac oferecem novos cursos de gastronomia em Juazeiro

As capacitações gastronômicas oferecidas pelo Senac em parceira com a Prefeitura de Juazeiro através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) realizadas na Carreta Móvel, estão a todo vapor. Já foram realizados 16 cursos e a partir do dia 13 de março serão oferecidas mais 10 capacitações que abrangem o preparo de pães, pizzas, hambúrgueres, petiscos mexicanos, massas italianas, cupcakes dentre outros.

“Estamos comemorando o sucesso dos cursos, que graças ao convênio vêm proporcionando à comunidade diversas capacitações da área gastronômica”, explicou a diretora de desenvolvimento econômico da ADEAP, Tarcila Gomes. O projeto consiste na realização de cursos profissionalizantes no setor de turismo e hospitalidade, visando à qualificação e aperfeiçoamento da comunidade de Juazeiro e de cidades circunvizinhas...

JUAZEIRO GANHA ESPAÇO DE ARTE, CULTURA, GASTRONOMIA E ENTRETENIMENTO

Neste sábado, dia 02, Juazeiro ganha espaço que congregará arte, cultura, gastronomia e entretenimento: Ateliê do Chef. A inauguração será às 17 horas, na avenida Carmela Dutra, número 15, na Orla de Juazeiro/BA. Arte, cultura, gastronomia num lugar só. A música ficará a cargo de Paulo Soares e Sílvio Batera.

Direção Marlus Daniel e Tiago Menezes...

Faculdade Senac chega a Petrolina com cursos de Gastronomia e Gestão de Recursos Humanos

Com o objetivo de interiorizar ainda mais a educação superior no Estado e para suprir as demandas do mercado de trabalho por profissionais qualificados, a Faculdade Senac Pernambuco chega a Petrolina. No Sertão, a instituição, que já conta com Faculdade no Recife e em Caruaru, oferecerá os cursos superiores de Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, a partir de fevereiro de 2019. O vestibular é gratuito e será uma redação. O candidato pode agendar o melhor dia e horário para realizar a prova. 

Os dois cursos têm duração de cinco semestres cada, o que corresponde a um período de dois anos e meio. Serão ofertadas duas turmas, uma por curso, com 40 vagas cada, e as aulas acontecerão no turno da noite. As inscrições podem ser feitas online, pelo site www.faculdadesenacpe.edu.br,ou de forma presencial na própria instituição, localizada na Rua Projetada, 650, bairro Maria Auxiliadora, em Petrolina, de segunda a sexta, das 8h às 20h. O candidato também pode ingressar na Faculdade Senac Pernambuco como portador de diploma, transferência de outra instituição de ensino superior ou com a nota do ENEM, devendo entregar o boletim de desempenho na secretaria da unidade. ..