RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1798 registros para a palavra: CASA NOVA

APLB REALIZA ASSEMBLÉIA EM CASA NOVA NESTA SEXTA-FEIRA (09)

APLB Sindicato, delegacia de Casa Nova, está convocando os professores e demais trabalhadores em educação da rede municipal de ensino para uma assembléia geral, nesta sexta-feira, dia 09, às 09 da manhã, no Colégio Estadual Getúlio Vargas, quando serão discutidos os seguintes pontos de pauta: Reajuste Salarial, Plataforma Freire, Alteração de Regime de 20 para 40 horas, funcionamento das Escolas, Merenda Escolar, Material Didático, Licença-Prêmio e Convênios.

A nota enviada ao blog é assinada pela diretora da entidade sindical em Casa Nova, Maria Rocha. ..

XXIII Festa do Interior reúne cerca de 70 mil pessoas em Casa Nova

O evento mais tradicional de Casa Nova- BA, a Festa do Interior reuniu, na sua 23º edição, cerca de 70 mil pessoas no último final de semana. Com o objetivo de trazer o homem do campo para a cidade promovendo a integração cultural, através da apresentação dos costumes e tradições, o evento este ano teve como tema “Embarque nessa mistura”, que proporcionou para o público presente inúmeras novidades, como a praça da cultura, onde foi montado um palco alternativo, apresentando atrações culturais locais, como repentistas, sanfoneiros, violeiros e aboiadeiros.

O prefeito Orlando Xavier, avalia de forma positiva o evento, ele explica que a festa aquece a economia municipal, em virtude do grande público presente. “Este ano a Festa do Interior trouxe muitas novidades para os casanovenses e convidados, a começar pelas atrações, que apresentaram vários estilos musicais, como forró, axé, pagode, reggae, romântico e brega. “Precisamos valorizar a diversidade cultural que existe no nosso município, respeitando as diferenças culturais, a Festa do Interior apresenta um caldeirão de variedades ao mesmo tempo em que congrega todas as manifestações culturais”, explica o prefeito, confirmando o sucesso da festa através da aprovação do público presente. ..

Khoury Defende profissão do vaqueiro e organização comunitária em Curaçá e Casa Nova

 

O deputado Federal Jorge Khoury, acompanhado de lideranças políticas, participou da Festa do Vaqueiro em Curaçá e da Festa do Interior em Casa Nova, onde defendeu a profissão do vaqueiro, o reconhecimento do cavalo nordestino como patrimônio cultural e organização comunitária. Em Curaçá, o deputado fez contatos políticos e prestigiou a parte cultural e religiosa do evento, acompanhado de lideranças que o representam no município, como o Vereador Pedro Oliveira e sua esposa Solange e Cesão do Riacho Seco. 

Khoury acredita que o Vaqueiro precisa, de fato e de direito, ser reconhecido como profissão e patrimônio cultural. Na ocasião o deputado fez contato com os líderes do Projeto de Preservação e Seleção do Cavalo Nordestino, Núcleo Juazeiro, que tem Cléber Machado como representante. A idéia do movimento é a preservação da espécie, com vistas a alcançar um melhor padrão racial zootécnico, sem perder as suas principais características...

Lançamento da XXIII Festa do Interior em Casa Nova

Em clima de comemoração pelos 131 anos de emancipação política, foi lançada, ontem (20), em Casa Nova- BA, a 23ª edição da Festa do Interior.  Durante o evento foi escolhida a rainha da festa, que representa a beleza e singularidade das mulheres do interior do município. No evento, 21 meninas de distritos e povoados de Casa Nova concorreram ao título, sendo eleita em primeiro lugar a rainha Kaline Lambarine, 17 anos, representante do Lago; o 2º e 3º lugar foi para as princesas, Wiliane Castro, 15 anos, Ouricuri; e Paloma Duarte, 15 anos, do povoado Tiririca.
 
De acordo com o prefeito Orlando Xavier, a Festa do Interior, que acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de julho, traz o homem do campo para a cidade, apresentando sua cultura, costumes e tradições. “Situado há 572 quilômetros de Salvador, nosso município é o quarto maior território da Bahia, com 9.657,51 km², portanto o objetivo da festa é reunir e integrar esse povo que faz história e sustenta Casa Nova. A festa que combina shows musicais, barracas de distritos e povoados e parque de diversões, favorece a cultura regional e aquece a economia municipal, em virtude da grande público presente”.
 
Novidades da Festa do Interior
 
Com o tema: Embarque nessa mistura, este ano a Festa do Interior traz muitas novidades para os casanovenses e convidados, a começar pelas atrações, que apresentam vários estilos musicais, como forró, axé, pagode, reggae, romântico e brega. Para Erenilce Alencar, organizadora do evento, o tema foi escolhido, como um chamado a observar a diversidade cultural que existe no município, respeitando as diferenças culturais, como a linguagem, danças, tradições, bem como a forma de organização e concepção de moral, política e religião.
 
Erenilce Alencar destaca que a 23ª edição começa mais cedo, ás 10h da manhã e só termina ao amanhecer do dia. “Este ano, reservamos um espaço para a instalação da praça de eventos, onde será montado um palco alternativo, que apresentará atrações culturais locais, como repentistas, sanfoneiros e boiadeiros. As 21 barracas apresentarão a cultura do local, com comidas típicas, artesanatos e produtos agropecuários. Ampliamos também, espaço onde será realizada a festa, para proporcionar mais comodidade e segurança para o público de aproximadamente 60 mil pessoas”.
 
Programação

Sexta-Feira (02/07) Nosso Som, Arreio de Ouro, Reginaldo Rossi, Fogo de Mulher..

São João do CAPS anima usuários em Casa Nova

Comidas típicas, quadrilhas e forró pé de serra ao som da sanfona, triângulo e zabumba animaram a manhã de hoje (16) dos os usuários, familiares e funcionários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) em Casa Nova. De acordo com a psicóloga Gina Carla Loureiro, o objetivo de realizar eventos como esse é promover a reinserção social do portador de doença mental, reunindo a família e portadores para que eles possam conviver em sociedade. “Apesar de ter um transtorno mental, os pacientes são capazes de viver em sociedade, tendo um convívio de forma saudável”.  

O sorriso largo no rosto demonstrava a satisfação dos usuários que não paravam de dançar, nem mesmo no momento em que observavam a tradicional quadrilha "Os Cangaceiros", se apresentar. Os pacientes e a equipe do CRAS também dançaram quadrilha, se deliciaram com bolo, milho, pipoca, amendoim, mungunzá, canjica e para animar ainda mais a festa, o sanfoneiro, Nenen Uchoa, tocou forró pé de serra.  

O psiquiatra do centro, René Jesus de La Torre, fala que estas comemorações, aproximam os doentes, levantando a auto estima, ele explica que a reforma psiquiátrica veio para tirar os doentes dos hospitais e colocá-los mais próximos da família. “O CAPS oferece atendimento à população, realiza acompanhamento clínico e a ressocialização dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer exercício de direitos civis e fortalecimento de laços familiares e comunitários”...

Exposição de Caprinos e Ovinos em Casa Nova incentiva pecuaristas da região

Com um plantel estimado em 419 mil caprinos e ovinos, o município de Casa Nova, encerrou no último domingo (13) a I Feira de Caprinos e Ovinos, a III Exposição de animais e o II Festival Gastronômico.  Os eventos vinham acontecendo no Parque de Exposição Alano Viana, desde o dia 11 de junho, numa promoção da Secretaria Municipal de Agricultura. Na oportunidade, foram entregues, através do Programa Federal-Mais Alimento, duas máquinas New Holland para os produtores Paulo de Souza Araújo e Antonio Francisco de Araújo, financiadas pelo Banco do Brasil, a pequenos produtores. 

O evento contou com cerca de 200 animais, entre ovinos e caprinos, chamando a atenção de criadores de Casa Nova e de outros municípios, pelo padrão genético. Dentre as raças apresentadas a Dorper e Boer foram destaques, colocando Casa Nova em posição privilegiada pelo pioneirismo de criadores. Durante a Feira de Caprinos e ovinos, o prefeito Orlando Xavier, registrou o contentamento dos criadores com os eventos, não apenas pelo aspecto comercial, mas também pela oportunidade de permutar informações e de mostrar o trabalho genético que vêm realizando. Orlando Xavier reafirma o seu apoio às iniciativas agropecuárias, informando que a Exposição Feira, tradicional no município. “A importância de uma exposição, pode ser medida, como esta que acontece aqui em Casa Nova, através do incentivo ao pecuarista casanovense".

No evento aconteceu à amostra e julgamento de animais de variadas raças e o Festival Gastronômico, com a realização de curso especialização de derivados do bode. Os casanovenses e visitantes divertiram-se ao som de talentos já conhecidos dos nordestinos, Gean Mota, Fogo de Mulher, Nosso Som, e Forró Viçoso, Pega Leve, Neném Uchôa...

PROFESSORES DE CASA NOVA AMEAÇAM NOVA GREVE DEPOIS DO RECESSO JUNINO

A APLB Sindicato de Casa Nova realizou na última quarta-feira, dia 09, uma assembléia geral da categoria que contou com a participação do corordenador geral licenciado, da secretária de organização Ivone Azevedo, do Diretor Regional Ailton Ribeiro Rodrigues, do Coordenador do núcleo de Sento-Sé José popular Guara e de Ana Paulas, também de Sento-Sé.

A assembléia teve uma participação de mais de 200 pessoas e ficou decidido que, caso não haja sinalização para reajuste salarial ainda este mês, os professores e demais trabalhadores em educação, farão greve após o recesso junino. Maria Rocha, dirigente sindical disse que "O FUNDEB vem aumentando seus recursos consideravalmente e a prefeitura alega sempre que foi ultrapassado o limite de pessoal, o que não convence, tendo em vista, que não houve aumento de pessoal. Nós então aprovamos esse indicativo de greve". ..

Luz para Casa Nova

O deputado estadual roberto Carlos (PDT) apresentou ao governador Jaques Wagner o requerimento da complementação do “Programa Luz Para Todos” nas localidades de Sítio Boa Vista, Rodovia BR 525 e no povoado Vereda da Ema, no município de Casa Nova.

Para o deputado Roberto Carlos, uma localidade só pode alcançar o desenvolvimento econômico e social quando há distribuição equitativa dos meios de produção. “O “Programa Luz Para Todos” deve beneficiar à população rural para que o avanço econômico e social atinja as localidades mais distantes evitando o êxodo rural. A energia elétrica representa o progresso e melhora a qualidade de vida do cidadão.”, ressaltou Roberto Carlos. ..

ESPAÇO DO LEITOR: ESTIAGEM CONSOLIDA INDÚSTRIA DA SECA EM CASA NOVA

Geraldo José,

A população do assentamento São José e do Sítio Novo Socorro, que fica a 30 km da sede do município de Casa Nova, está sofrendo com a seca. O exército não está dando conta de atender a todos e quem tem um bode ou uma ovelha em condições de abate, vende para comprar água...

Casa Nova realiza exposição de Caprinos e Ovinos

Uma das áreas mais ricas em criadores de caprinos e ovinos na Bahia, Casa Nova, região norte do Estado, promove a XI Feira de Caprinos e Ovinos, III Exposição de animais e II Festival Gastronômico. Os eventos, promovidos pela Secretaria Municipal de Agricultura acontecem de 11 a 13 de junho, fortalecendo os negócios do setor.

Durante a feira haverá a amostra e julgamento de animais de variadas raças, degustação de pratos produzidos a partir da carne caprina e ovina e apresentações culturais no Parque de Exposição Alano Viana.Os casanovenses e visitantes vão se divertir ao som de talentos já conhecidos dos nordestinos, Gean Mota, Fogo de Mulher, Os Gonzagas, no dia 11 e Forró Viçoso, Pega Leve, Neném Uchôa, no dia 12. ..

Violência é tema de Audiência Pública em Casa Nova

Em virtude do elevado índice de violência que vem acontecendo no município de Casa Nova, a Câmara de Vereadores atendeu ao pedido da sociedade e realizou sexta-feira (28), Audiência Pública esclarecendo quais medidas estão sendo adotadas para melhorar a segurança pública no município. De março a maio deste ano já ocorreram treze homicídios em Casa Nova. O delegado da cidade, Rogério Medrado, diz que apesar do número assustador, as estatísticas apontam que o município encontra-se na média, ele explica que o número está centralizado em março, abril e maio. “Todas as medidas legais já foram tomadas e mais de 70% dos casos já foram esclarecidos. Com a atuação conjunta da Polícia Civil e Militar, houve uma diminuição em 60% do número de furtos e roubos”, esclarece.

O delegado explica para a comunidade que apesar da ajuda que recebe da prefeitura municipal, com a alimentação dos agentes, manutenção de veículos e abastecimento da frota a polícia não tem um efetivo humano suficiente para garantir a segurança da população casanovense. De acordo com o comandante da 25ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Jaime Malvar, a 25ª CIPM não atende somente Casa Nova, mas também os municípios de Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e Remanso. O major Malvar elucida que a Polícia Militar realiza ações preventivas para impedir que delitos aconteçam. “Em 2008 aconteceram 31 homicídios no município, em 2009, 17 e em 2010, 13, estamos dentro das estatísticas. Sabemos que a violência não vai acabar, mas trabalhamos para mante-la sobre controle, temos inúmeras dificuldades em decorrência da grande extensão territorial do município”...

Prefeito de Casa Nova sofre revés na Justiça

O Prefeito de Casa Nova, Orlando Xavier, sofre novo revés na justiça. Ao contrário do que afirmava em seus comunicados, a Justiça reconheceu a ilegalidade do ato do Prefeito que determinou a suspensão dos descontos das "mensalidades sindicais" dos servidores que optaram por se filiarem à APLB. Desta forma, restou reconhecida que é obrigação do município respeitar o direito dos servidores que escolheram filiar-se a esta entidade sindical.

A decisão foi proferida pelo juiz de Casa Nova, após a manifestação da Prefeitura acerca das razões que levaram à dita suspensão dos descontos. O Prefeito de Casa Nova terá 05 dias para cumprir a decisão, sob pena de multa de R$ 1.000,00 por dia.

Com isto, restará resguardado, inclusive, o direito dos filiados à APLB a permanecerem gozando do plano de saúde da UNIMED, que deverá ser inteiramente regularizado nos próximos dias. ..

Casa Nova é ouro no campeonato pernambucano de Taekwondo

Casa Nova recebeu com festa os jovens atletas do Taekwondo que trouxeram 8 medalhas, de ouro, 10 prata e 2 bronze do Campeonato Pernambucano de Taekwondo, que aconteceu no último domingo (23), em Recife. O treinador, Vanderlei José dos Santos, comemora as conquistas e promete trazer mais medalhas para Casa Nova do campeonato brasileiro que acontece em agosto, em Maceió.

“Estamos muito felizes e confiantes, vamos intensificar os treinos para o Campeonato  Brasileiro, oito dos nossos meninos irão participar. Temos bons atletas e com incentivo que a Prefeitura Municipal vem nos dando, mais atletas serão descobertos e proporcionarão orgulho e alegria para a população casanovense”, comemora o treinador.

A Secretaria Municipal de Turismo Esporte e Lazer disponibiliza 150 bolsas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o objetivo é tirar os jovens das ruas através do esporte. O secretário da pasta, Itamar Rocha, avalia de forma positiva o trabalho da equipe e diz que ampliará numero das bolsas para 300...

Programa Saúde Bucal nas escolas municipais de educação de Casa Nova

Para contribuir com a instituição de uma prática preventiva aos problemas voltada a saúde bucal, a Secretaria Municipal de Saúde de Casa Nova lançou o “Programa Saúde Bucal nas Escolas Municipais”. O projeto, que realiza atendimento dois dias por semana nas escolas da rede municipal de ensino, acontece através da realização de palestras, distribuição de kits de higiene bucal e orientação para a realização da escovação, além de executar restaurações, pequenas cirurgias e aplicação de flúor. “É um momento voltado à prevenção, ao debate, ao tratamento e a conscientização da importância do trato com a boca”, explica o coordenador do programa, Jorge Luiz.
 
O coordenador destaca que a educação é fundamental para despertar nas pessoas o interesse em manter a saúde, porém de um modo geral, a mesma ainda é muito negligenciada. Ele diz que é importante a introdução da educação em saúde e cuidados com a higiene bucal nos primeiros anos de vida escolar. Para isso é preciso motivar a criança para que ela se conscientize de sua participação no processo de promoção de saúde, pois o aprendizado só se realiza a partir do desencadeamento de forças motivadoras. “Geralmente essas crianças não vão ao dentista com regularidade, porque não gostam de dentistas, ou por questões financeiras, por tanto através deste projeto o dentista vai até a criança, no meio que ela convive que é a escola”.
 
De acordo com a diretora da Escola Municipal Solon Xavier, Elisabete Santos, a iniciativa da Secretaria de Saúde está dando certo e tem uma grande aceitação por parte dos alunos. “De forma lúdica, a equipe apresenta as formas de prevenção e higienização para as crianças e durante o tratamento elas ficam mais a vontade”. Para a realização do atendimento odontológico, os pais devem assinar uma declaração autorizando o tratamento. A dona de Casa, Tatiana Matos, comemora as pequenas cirurgias realizadas na filha de oito anos, aluna da escola Solon Xavier. ..

Casa Nova comemora 12 anos da instalação da 25ª CIPM

Localizada na região Norte da Bahia, a 25ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) comemorou, na manhã de hoje (21), 12 anos de instalação na cidade de Casa Nova. Criada através do decreto 7304/98, a entidade proporciona segurança a uma população de aproximadamente 160 mil habitantes, atuando nos municípios de Casa Nova, sede da CIPM, Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes.
 
De acordo com o capitão Clécio Alves, desde o início de sua criação, a 25º CIPM tem priorizado realizar ações preventivas e educativas, o que possibilita a redução de crimes violentos contra a pessoa, bem como na redução dos crimes contra o patrimônio, um fator preponderante na sensação de segurança a comunidade. “Procuramos primar pela otimização dos recursos disponíveis, sejam eles humanos, equipamentos ou logísticos, adaptando-os sempre à realidade, buscando equacionar as dificuldades encontradas nas diversas áreas de atuação”.
 
A 25ª CIPM desenvolve também uma atividade social preventiva na luta contra o combate ao uso de drogas através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O Major Jaime Malvar destaca que com a aplicação do PROERD, a Polícia Militar busca contribuir efetivamente para a formação de jovens mais decididos em relação aos malefícios causados pelas drogas e imune à ação de usuários e traficantes. “O uso de drogas sejam lícitas ou ilícitas, constitui-se num dos mais preocupantes problemas. Este vício tem causado rupturas na estrutura social”, explica o major.
 
Entrega de Títulos amigos da 25º CIPM
 
Durante o evento, diversas autoridades de Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, Policiais Militares e sociedade civil participaram da solenidade, onde o prefeito de Casa Nova, Orlando Xavier e o secretário Municipal de Governo, Paulo Roberto Passos receberam o título de “Amigos da 25ª CIPM” em reconhecimento aos relevantes serviços prestados á unidade Policial Militar. Na oportunidade outras autoridades foram agraciadas com o título, a exemplo, do prefeito de Pilão Arcado João Ubiratan, do prefeito de Remanso, José Filho e o delegado de polícia de Casa Nova, Rogério Medrado.
 
“Para mim é uma honra receber esse título, trabalho pensando na segurança pública da população casanovense, por isso não tenho medido esforços no desenvolvimento de ações para apoiar o trabalho da polícia, através da manutenção e abastecimento dos veículos, alimentação da equipe e disponibilizando funcionários”, destaca o prefeito Orlando Xavier. ..

Casa Nova convoca concursados aprovados em 2006

O prefeito Municipal de Casa Nova considerando a Homologação do Concurso Público para o provimento do quadro de pessoal da Prefeitura publicado em 01 de junho de 2006, está convocando os candidatos, por ordem de classificação, a comparecerem no dia 26 de Maio de 2010 às 10:00h no salão da Escola Alano Viana de Araújo.

CONVOCAÇÃO PARA O PROVIMENTO DE VAGAS

AUXILIAR TÉCNICO ADMINISTRATIVO..

Dia de Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes mobilizou Casa Nova

Grupos de percussão, capoeira, Hip Hop e fanfarra, animaram a tarde desta terça-feira (18), na Quadra Poliesportiva de Casa Nova, que reuniu representantes da igreja católica, prefeitura municipal, Conselho Tutelar, Policia Militar, Maçonaria, sindicatos, pais professores e estudantes em um momento alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Durante o evento o conselheiro tutelar, Ritanilson Coelho, convocou toda a população casanovense para refletir questões relacionadas ao abuso e exploração sexual, ele solicita que as famílias e escolas observem o comportamento das crianças, se perceberem alguma mudança de comportamento repentina investiguem, e caso confirmem a existência de abuso e/ou exploração sexual denunciem. “Sabemos que em Casa Nova existem casos de abuso, as pessoas precisam denunciar através do Disque 100 para que possamos acabar com essa prática, este ano o número de denuncias aumentou isso não significa que houve um aumento no número de abusos, eles sempre existiram só que as pessoas tinham medo de denunciar”. ..

Operação de Segurança Integrada na cidade de Casa Nova

O 72º Batalhão de Infantaria Motorizada (72º BIMtz) estará nos dias 19, 20 e 21 de maio, realizando a “Operação de Segurança Integrada" na cidade de Casa Nova. O objetivo do evento é promover o adestramento para militares, elevando o nível de capacidade operacional e técnica, além de promover  a segurança na cidade.

De acordo com o Sargento Ivanildo Negreiro, durante a operação cerca de 200 militares serão capacitados para defender locais vulneráveis, como subestações de energia, por exemplo, estabelecendo ponto de segurança estática (PSE). “Realizaremos também policiamento ostensivo no município, através de patrulhas de reconhecimento e segurança, para identificar possíveis irregularidades, adestrando nossa tropa e promovendo, ainda, palestras nas escolas da rede municipal, esclarecendo como funciona o Exército Brasileiro e as formas de Ingresso”.

No dia 20, será realizado um baile dançante no clube da cidade, com o apoio da prefeitura municipal, animado pela Banda Novo Esquema, às 21h e no dia 21 acontecerá o encerramento do evento com o desfile cívico no pátio de eventos a partir das 9h...