RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 8696 registros para a palavra: Bahia

Bahia: Prefeito de Jacobina inaugura unidade de Saúde fantasiado de 'diabo"

O prefeito Tiago Dias (PC do B), de Jacobina, no norte da Bahia, inaugurou a Unidade de Saúde 24 Horas da cidade fantasiado de "diabo". O caso aconteceu na noite da última sexta-feira (27) e viralizou nas redes sociais.

Em janeiro, ele chamou a atenção ao ir para a posse montado em um boi. Na mesma época, ele baixou um decreto reduzindo o próprio salário em cerva de 92%. Até dezembro deste ano, Tiago vai receber apenas um salário mínimo, e não a remuneração de R$ 15 mil do cargo...

Único baiano classificado na Série D, Juazeirense decide liderança no domingo, contra o Itabaiana

Somente dois, dos oito grupos da Série D do Campeonato Brasileiro, já definiram, com uma rodada de antecedência, os classificados para a próxima fase da competição, incluindo o Grupo A4, que reuniu os três times baianos: Juazeirense, Atlético de Alagoinhas e Bahia de Feira.

Ao final da rodada deste domingo dois times baianos deram adeus à competição: O Bahia de Feira, mesmo goleando o Murici, por 6 x 0, não alcança mais o quarto colocado, o Retrô, que chegou aos 19 pontos, quatro a mais que o time baiano, que foi a 15...

APLB confirma retorno das aulas semipresenciais na rede estadual da Bahia em setembro

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado da Bahia (APLB) confirmou a retomada das aulas semipresenciais na rede estadual de ensino, para o dia 1° de setembro.

A APLB informou que a decisão foi tomada em uma reunião com o Governo do Estado. O G1 entrou em contato com o Governo da Bahia para saber detalhes sobre o acordo feito com a APLB para a retomada das aulas semipresenciais na rede estadual de ensino...

Levantamento do IBGE estima população atual da Bahia em quase 15 milhões de habitantes

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgado nesta sexta-feira (27), estimou a população atual da Bahia em 14.985.284 habitantes. O número coloca o estado como o quarto com maior população do país, atrás de São Paulo (46.649.132), Minas Gerais (21.411.923) e Rio de Janeiro (17.463.349).

Segundo o IBGE, as estimativas da população não são resultado de pesquisa, mas elaboradas segundo um cálculo matemático cuja metodologia, referendada internacionalmente, utiliza duas fontes:..

Bahia registra 1.018 novos casos de Covid-19 e mais 29 óbitos pela doença

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.018 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,08%) e 894 recuperados (+0,08%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (27) também registra 29 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.218.650 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.188.884 já são considerados recuperados, 3.387 encontram-se ativos e 26.379 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.492.806 casos descartados e 231.331 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 51.815 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. ..

Bombeiros, brigadistas e equipe do Piauí atuam em Pilão Arcado e Campo Alegre

O combate aos incêndios nas regiões de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, no Sertão do São Francisco, continuam nesta sexta-feira (27). Segundo o Corpo de Bombeiros Militares, 33 agentes atuam na região.

Eles também contam com apoio de brigadistas locais e de municípios vizinhos, além de nove bombeiros militares do Piauí. Auxiliam no trabalho quatro aviões modelo Air Tractors...

Aprovada vacinação contra Covid-19 em jovens de 12 a 17 anos e 3ª dose para grupos prioritários na Bahia

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) decidiu aprovar a inclusão de jovens com idade de 12 a 17 anos, sem comorbidades, na vacinação contra Covid-19, de forma escalonada, na Bahia. A decisão veio após uma realizada nesta sexta-feira (27).

Segundo a Sesab, foi decidida ainda a antecipação da dose de reforço (3ª dose) para idosos de 80 anos ou mais; idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPI); imunossuprimidos; e profissionais de saúde ativos da linha de frente, com idade acima de 60 anos...

Bahia: APLB-Sindicato denuncia corte de salários de trabalhadores em educação

A direção da APLB-SINDICATO informa que recebeu denúncias de corte de salários de trabalhadores em Educação da rede estadual de ensino. De acordo com o site, o Departamento Jurídico já está apurando as ocorrências para tomar as devidas providências.

"Para tanto, é necessário que nos enviem, o mais rápido possível, os referidos contracheques com a comprovação dos cortes de salário através do número do WhatsApp do Fale Conosco da APLB: (71) 98192-8274", diz a nota...

Lula reclama investimentos e diz que fim da fome depende de ação do governo

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, na Bahia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a falta de ação governamental para gerar investimentos e, assim, reduzir o desemprego e acabar com a fome no Brasil. Para Lula é possível acabar com a fome, se o governo tomar iniciativa e fizer política pública com esse propósito. 

"Qual é a grande obra que tem no Brasil?" questionou, ressaltando que o atual  ministro da Economia sequer utiliza as palavras desenvolvimento, investimento e emprego. "Por isso que não tem emprego no Brasil", disse, culpando o governo pela volta da fome. "Está demonstrando que a fome no Brasil é total irresponsabilidade do governo. Total. Não tem outro culpado. Se você cuidasse do emprego, da renda e do salário, as pessoas não estariam passando fome", disse. ..

Comandante do CPRN reúne-se com gerente do SAC para tratar sobre as instalações do SAME em Juazeiro Bahia

O Comandante de Policiamento da Região Norte (CPRN), Coronel PM Valter Araújo, juntamente com a Major PM Raquel, reuniram-se nesta tarde, quarta-feira (25), com o Gerente do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), o Senhor Rodrigo, seguindo as orientações do Coronel PM Edval, Diretor do Departamento de Pessoal (DP), para tratar da implantação do Serviço de Atendimento aos Militares Estaduais (SAME).

O Coronel PM Valter Araújo ainda visitou o local que possivelmente servirá de instalação para o supracitado serviço e tratou de outros aspectos da gestão para concretização do SAME...

Bahia confirma variante indiana e sul-africana da Covid-19 e propõe antecipação da 3ª dose em 281 municípios

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou nesta quinta-feira (26), por meio de sequenciamento genético, três amostras da variante indiana da Covid-19 (Delta) e uma sul-africana (Beta) no estado.

O governador Rui Costa se reuniu com técnicos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e propôs o início imediato da terceira dose em todos os municípios que já alcançaram a faixa etária de 18 anos. A medida será pauta da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) prevista para esta sexta-feira (27), que é uma instância deliberativa do SUS que reúne representantes dos 417 municípios...

Núcleo de Saúde-Norte recebe 23,4 mil novas doses de vacinas contra a covid-19 nesta sexta-feira (27); veja a divisão por cidades

O Núcleo Regional de Saúde-Norte recebe nesta sexta-feira (27), 23.430 novas doses de vacinas contra a Covid-19. São doses da Pfizer, Coronavac e Astrazeneca, que chegarão pela manhã no aeroporto Senador Nilo Coelho em Petrolina-PE e serão distribuídas para Juazeiro e outras cidades da região.

Ao todo, Juazeiro receberá, no total, 10.164 novas doses . De acordo com o Núcleo, a distribuição para os demais municípios atendidos pelo órgão será feita no sábado (28), com escolta da Polícia Militar e e seguindo a logística estabelecida pela coordenação...

Bahia registra 1.086 novos casos de Covid-19 e mais 18 óbitos pela doença

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.086 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,09%) e 832 recuperados (+0,07%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (26) também registra 18 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.217.632 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.187.990 já são considerados recuperados, 3.292 encontram-se ativos e 26.350 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.490.242 casos descartados e 231.634 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 51.790 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. ..

Governo de Curaçá realiza Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Curaçá através da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Conselho de Assistência Social do município, realizou nesta manhã de quinta-feira (25) a Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Direito do Povo e Dever do Estado com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Com a presença do Prefeito Pedro Oliveira, secretários, vereadores, autoridades e usuários do sistema SUAS, realizado em formato  semipresencial e obedecendo todas as regras sanitárias de distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel, a conferência discutiu e avaliou o trabalho realizado em Curaçá, formatando ainda novas propostas que serão encaminhadas às etapas estadual e nacional do setor, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas e melhoria do sistema...

13 cidades da Bahia estão sem casos de Covid-19 e reforçam importância da vacinação

O avanço da vacinação no Brasil e na Bahia já vem mostrando resultados efetivos no combate contra a Covid-19. Um exemplo disso são os 13 municípios baianos que há mais de 20 dias não registram casos da doença, conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Os municípios são: Nova Itarana, Arataca, Itagi, Catolândia, Butirama, Pedrão, Lajedão, Jucuruçu, Central, Lajedinho, Ichu, Terra Nova e Pintadas.

Contudo, apesar das orientações e alertas sugeridas pelos especialistas, os órgãos de controle à pandemia afirmam que cerca de 400 mil baianos deixaram de tomar a segunda dose do imunizante e, para facilitar que todas as pessoas em idade vacinal possam ser vacinadas, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) regulamentou que municípios baianos podem aplicar a segunda dose para moradores de outras cidades. A intenção é que não ocorra atrasos na imunização...

Bahia recebe 541.210 doses de vacinas contra Covid-19 nesta quinta

A Bahia recebe mais duas remessas de vacinas contra a Covid-19 nesta quinta-feira (26). Chegaram 341.140 doses de Sinovac/Coronavac em um voo que pousou às 9h40 no aeroporto de Salvador. A segunda remessa, com 200.070 doses do imunizante produzido pela Pfizer/BioNTech, tem previsão de chegada às 20h45.

As doses são destinadas para primeira e segunda aplicações. Após a conferência das cargas pela equipe de Imunização do Estado, as vacinas serão enviadas para as regionais de saúde, de onde serão encaminhadas para os municípios...

Fórum de entidades Populares manifesta preocupação com incêndios no norte da Bahia

O Fórum de Entidades Populares de Campo Alegre de Lourdes vem a público manifestar extrema preocupação com os incêndios que há mais de duas semanas atingem os municípios de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, no norte do estado baiano. Vários focos de queimadas seguem destruindo a fauna e a flora nativas e colocando em risco a vida da população local, especialmente, de quem vive nas comunidades tradicionais de fundos de pasto da região, que estão mais próximas das chamas.

O primeiro foco do incêndio teve início no dia 9 de agosto atingindo as comunidades de Lagoa do Virgulino, Comandante e Baixão do Jacu e, depois, Caboclo dos Mangueiras, Baixão do Egídio, Bandeira de Cima e Anjo. Essas comunidades estão localizadas na divisa entre os dois municípios e ocupam uma área de aproximadamente 50 km. Este primeiro foco foi controlado pelos moradores locais, corpo de bombeiros, voluntários e duas aeronaves pulverizadoras de água...

Governo do Estado deve ampliar oferta de educação integral para mais de 25% das unidades baianas de ensino

O projeto de lei que prevê a implantação do programa de educação integral Anísio Teixeira no estado foi aprovado na última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O texto, que aguarda sanção do governador Rui Costa, garante a ampliação da oferta do ensino na modalidade integral e estabelece, entre outras garantias, a criação da Rede Colaborativa de Aprendizagens, como espaço de disseminação, compartilhamento e troca de experiências, visando a melhoria dos indicadores de qualidade das unidades com tempo estendido. Esse modelo de ensino começou a ser implantado pela Secretaria da Educação (SEC) em 2014, por meio do Plano Estadual de Educação, mas, a partir de agora, passa a ser lei na Bahia.

De acordo com dados da SEC, a Bahia conta com 208 unidades escolares em tempo integral na rede de ensino. Destas, 35 estão localizadas na capital baiana e 173 no interior do estado. A modalidade de educação integral alcança 37.322 estudantes em escolas estaduais de 149 municípios. Entre 2014 e 2021, foi registrado um avanço de 252% no número de unidades de ensino que oferecem esse modelo de educação, já que no primeiro ano de implantação havia 59 escolas em tempo integral...

Comandante Geral do Corpo de Bombeiros da Bahia visita área de incêndio em Campo Alegre de Lourdes

Esta quinta-feira (26) é o décimo sétimo dia de combate ao Incêndio florestal nas localidades do Baixão do Jacu, Bandeira de Baixo, Grandeza, Vista da Lagoa. Divisa entre as cidades de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes no Norte da Bahia.

Ontem (25) o Coronel Marchesine, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, se faz presente na zona dos focos de incêndio na cidade de Campo Alegre de Lourdes...

Bahia aplicará dose de reforço a partir de setembro

A Secretaria da Saúde da Bahia seguirá, integralmente, a deliberação do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, na qual, a partir da segunda quinzena de setembro, serão distribuídas doses de reforço e reduzido o intervalo entre as doses da Pfizer e AstraZeneca. A ação será destinada a todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para pessoas acima de 70 anos vacinadas há 6 meses.

A imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca. Também a partir do próximo mês, o intervalo entre as doses da Pfizer e AstraZeneca passará de 12 para 8 semanas para toda a população. Estas mudanças não interferem na logística de distribuição do estado para os municípios. A dose de reforço está estimada para um público superior a 950 mil baianos...