RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 8698 registros para a palavra: Bahia

Bahia será primeiro estado do Brasil a reconhecer um ofício cultural

Neste Natal, milhares de estudiosos, políticos, educadores, empresários, produtores culturais, gestores públicos, estudantes ou, somente, cidadãos originários do semi-árido baiano ou que sempre defenderam o reconhecimento e inserção do povo do sertão e da sua cultura nas políticas e mecanismos do poder público, têm o que comemorar. Eles ganham um presente já requerido há décadas por meio de pesquisas, estudos, relatórios e críticas de defensores da cultura sertaneja. A Bahia pode vir a ser o primeiro estado da União a reconhecer, oficialmente, um ofício cultural. Um ofício que traduz o modo de ser e viver transformado ao longo de 300 anos em característica cultural das mais emblemáticas do Sertão baiano, o Ofício dos Vaqueiros. Entre final de novembro e início deste mês o Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC, www.conselhodeculturaba.wordpress.com) analisou e aprovou dossiê sobre o Ofício dos Vaqueiros, elaborado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).
..

OI NÃO FALA EM RESSARCIR COMERCIANTES

O presidente nacional da Oi, Luiz Eduardo Falco, não sinalizou para o reembolso dos prejuízos de empresários e comerciantes que perderam faturamento devido à pane nas máquinas de crédito e débito. “Nossa preocupação inicial é com o acesso aos serviços (de telefonia fixa e internet). No Natal, as pessoas querem falar com familiares. Mas estamos abertos ao diálogo”, disse, após visitar as instalações da central de telefonia do Itaigara destruídas pelo incêndio. Falco afirmou que, enquanto o serviço estiver suspenso, nada será cobrado aos assinantes. Em nota, a Oi informou que, na conta do próximo mês, haverá desconto proporcional ao período em que os serviços pararam de funcionar. A previsão é de que a internet volte a funcionar até 20 de janeiro de 2011. Sobre os estragos no prédio destruído, Falco disse ainda não ter calculado os  prejuízos. Informações do Correio*. ..

Governador da Bahia recebe futuro ministro da Integração Nacional

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e futuro ministro da Integração Nacional do governo Dilma Rousseff, Fernando Bezerra Coelho, visitou, nesta quarta-feira (22), o governador Jaques Wagner, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Bezerra Coelho é, também, presidente do Complexo Industrial portuário de Suape, e foi deputado estadual, federal, secretário da Casa Civil do Governo Miguel Arraes e prefeito de Petrolina.

..

Juazeiro participa de encontro dos secretários municipais de Agricultura da Bahia

Sexta-feira (17), no auditório da Fundação Luiz Eduardo Magalhães (FLEM), em Salvador, aconteceu a primeira reunião de trabalho com os secretários de Agricultura dos municípios baianos. O encontro foi promovido pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), e conduzido pelo titular da pasta, Eduardo Salles. O secretário de Agricultura de Juazeiro, Agnaldo Meira esteve presente no encontro que teve como objetivo discutir propostas de ações estruturantes para a agricultura do Estado, bem como divulgar políticas públicas, estadual e federal para a agricultura familiar.

Eduardo Sales falou da importância do encontro, salientando a importância do papel dos secretários municipais, “afinal ele é o elo de ligação do Município com o Estado e acima de tudo com aquele que é o mais importante, o agricultor familiar”, ressaltou. Durante a reunião foram destacados os avanços mais significativos do setor em todo o estado. Segundo Sales, a agricultura familiar teve prioridade absoluta na gestão da agropecuária baiana, “que inclui atividades de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, distribuição de sementes, apoio à comercialização e ao crédito, garantias de safras e os investimentos em projetos de irrigação e nas cadeias produtivas a exemplo da caprinovinocultura, cana-de–açúcar e fruticultura”, observou.
                                                                                                                        
Outro ponto importante do encontro foi à proposta de Eduardo Sales para a criação do Fórum Estadual de Secretários de Agricultura da Bahia. “Será uma maneira mais fácil e ágil para debatermos os problemas do setor, discutindo em conjunto as alternativas de solução”, disse Sales, explicando que assim será possível planejar o desenvolvimento dos municípios. De acordo com Agnaldo Meira, o encontro representa uma maior aproximação das atividades agrárias em todo o estado. “Este evento abriu portas para a democracia na agropecuária baiana, permitindo aos secretários municipais acesso a informações importantes para o desenvolvimento rural sustentável e para a elaboração e encaminhamento de projetos. É o estreitamento das relações entre Seagri e os municípios, na perspectiva de fortalecimento da agricultura familiar e do agronegócio da Bahia”, observou...

Jogador do Santos está na mira do Bahia

O próximo contratado do Bahia para a temporada 2011 deve ser o meia-atacante Zezinho, de apenas 18 anos. Pelo menos é o que garante o presidente do clube, Marcelo Guimarães Filho. No domingo, o cartola já havia adiantado o interesse e, na última segunda-feira, 20, em entrevista à Rádio Itapoan FM, acrescentou: “Estamos negociando mesmo e há uma chance muito boa de ele vir. Acho que vamos conseguir.”

O problema é que o Bahia é a única parte que confirma a negociação. De férias em Uruguaiana, sua cidade natal, no interior do Rio Grande do Sul, Zezinho é quem menos sabe do que está acontecendo. É o que diz o empresário dele, Augusto Nogueira. “O Bahia é um grande clube. Até teria interesse em colocar meu jogador aí, mas não fui procurado. Só recebi sondagens de Flamengo e Botafogo”, informa. Nogueira especula que poderia ser o Santos a estar tratando diretamente com a diretoria tricolor, mas o vice-presidente do Peixe, Odílio Rodrigues, descarta a possibilidade: “Nunca se falou sobre Zezinho no Bahia.”

José Luis dos Santos Pinho iniciou a carreira no Juventude, clube no qual se destacou apesar da pouca idade. Por isso, acabou sendo negociado para um grupo de investidores ingleses e colocado em um time de aluguel: o Maldonado, do Uruguai, com o qual tem vínculo até 2015. O contrato de empréstimo com o Santos vai até o final do ano que vem. Zezinho foi campeão mundial com a seleção sub-17 em 2009. No torneio, fez parceria com Neymar e foi companheiro de Dodô, novo lateral do Bahia...

PANE NA OI PREJUDICA SERVIÇOS DA COELBA EM JUAZEIRO E NO RESTANTE DA BAHIA

A Coelba informa que devido ao incêndio ocorrido na central de telecomunicações da oi, no Shopping itaigara, em Salvador, o acesso ao 0800 071 0800 está temporariamente fora do ar . Também estão prejudicados pelo problema, em algumas regiões do estado, o atendimento nas agências e postos e as comunicações do centro de operações do sistema elétrico com as equipes de atendimento. Nesse momento, técnicos da oi já estão trabalhando para normalizar as comunicações via telefone.

COELBA – UNIDADE DE RELAÇÕES COM A IMPRENSA..

Céu com poucas nuvens na maior parte da Bahia

Durante este final de semana, chuvas fracas poderão ocorrer em áreas isoladas do litoral baiano, incluindo a cidade de Salvador e Região Metropolitana, devido ao calor e a umidade vinda do Oceano Atlântico segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

De acordo com a previsão, o céu deverá ficar com nebulosidade variável e a ocorrência de chuvas com intensidade variando de fraca a moderada na região Oeste da Bahia, enquanto que, nas demais regiões do Estado espera-se céu parcialmente nublado a claro...

Corintiano pode defender Bahia em 2011

Apontado como uma das mais prováveis contratações do Bahia para 2011, o atacante Souza, do Corinthians, deve mesmo desembarcar em Salvador. Sem espaço no alvinegro paulista, ele seria emprestado ao Tricolor por uma temporada.

Segundo o site do jornal Folha de São Paulo, o Bahia já dá como certa a contratação do atacante. O Corinthians pagaria parte do salário do jogador, que é de cerca de R$ 175 mil, para ele passar defender o clube azul, vermelho e branco. O esquema é o mesmo do meia Morais, que fez parte do grupo que garantiu o acesso do Bahia à Série A em 2010. Só que Morais está nos planos do Timão para 2011 e voltou ao Parque São Jorge.

Souza acertou com o Corinthians em 2009. Indicação do técnico Mano Menezes, atualmente na Seleção Brasileira, o atacante não repetiu as boas atuações dos tempos de Goiás, quando foi artilheiro do Brasileirão em 2006, marcando 19 gols. Em 2010, ele marcou apenas dois gols. Souza também passou pelo Flamengo, Panathinaikos (Grécia), Vasco e Internacional. As informações são do IbahiaFC. ..

Bahia lidera ranking mundial na produção de graviola com ajuda de juazeirense

Prezado Geraldo,

Entendendo ser o seu blog um meio de divulgação, principalmente no que diz respeito aos acontecimentos no nosso Estado, venho aqui informar, conforme o anexo, que conseguimos, por meio de um trabalho com parceiros (CEPLAC, SENAR, EBDA, SEBRAE) que alcançamos um status de maior produtor mundial da graviola, ultrapassando a Colômbia. Gostaria, portanto, que fosse, se possível, divulgada essa importante notícia para a Bahia.

Atenciosamente,

Keyla Soares - Engenheira Agrônoma e coordenadora do Programa pela ADAB/SSA.

Obs. Sou leitora do seu blog, aqui de Salvador, cotidianamente, e parabenizo pela iniciativa, que auxilia bastante a nós, juazeirenses que moramos fora da cidade, mas no entanto, nos mantemos informados...

SENHOR DO BONFIM INAUGURA TERCEIRO CVTT DA BAHIA

Implantado para atender os criadores de ovinos e caprinos do Piemonte Norte do Itapicuru, incluindo municípios como Antonio Gonçalves, Campo Formoso, Jaguarari, Andorinha, Ponto Novo, Caldeirão Grande, Pindobaçu, Filadélfia e o próprio municipio Senhor do Bonfim ganha o terceiro Centro Vocacional Tecnológico Territorial da Bahia (CVTT), que será inaugurado na próxima sexta-feira (dia 10), às 17 horas, com a presença do secretário estadual de C&T, Feliciano Monteiro e do prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Batista Machado.

Voltado para os derivados da carne, o equipamento vai agregar valores ao município que desponta hoje com o núcleo genético da ovinocaprinocultura da Bahia, servindo ainda como centro de referência de modernização e inserção de novas tecnologia para toda a região, sobretudo em técnicas de corte e abate de animais...

JUAZEIRO REALIZA SEMINÁRIO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO FÍSICA NA BAHIA

A Secretaria de Educação da Bahia, por meio da Diretoria Regional de Educação (Direc-15), vai realizar no próximo dia 17, no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães o I Seminário de Educação Física "Fundamentos para construção de um referencial básico para a Educação Física na Rede Pública Estadual da Bahia". O evento é aberto aos professores da rede pública estadual, municipal e estudantes de educação física. O seminário é totalmente gratuito e terá a participação da professora DRª CELI TAFFAREL. ..

ÍNDICE DE HOMICíDIOS AUMENTOU NA BAHIA

Como é menos violento mais pessoas estão morrendo? Em balanço, o secretário de Segurança Pública, César Nunes, comemora a redução dos índices de violência na capital e interior. Mas o principal indicador de violência, o número de homicídios dolosos, cresceu em comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a novembro de 2009, foram registrados 4.340 homicídios em todo o estado. Já em 2010, no mesmo período, ocorreram 4.420 homicídios. Nunes realizou uma coletiva na sexta-feira (10) para apresentar os dados de 2010. O gestor admitiu que, apesar de ter contratado 9.519 novos servidores, é grande a necessidade de aumentar o efetivo de policiais. “Temos seis delegacias criadas no papel que não foram instaladas ainda por falta de efetivo”, explicou. Informações do Correio. ..

Dia de campo da melancia no Perímetro Irrigado Glória, Norte da Bahia

A melancia é a principal cultura do Perímetro Irrigado Glória, integrante do Sistema Itaparica, localizado no município de mesmo nome, no Norte Bahia. Bem adaptada a região, a produção de 2009 chegou a mais de 23 mil toneladas, de acordo com os dados da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que atua no Perímetro Irrigado. Para melhorar o desempenho dos cultivos e promover troca de conhecimentos, a Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA), realiza Dia de campo da cultura da melancia, no Perímetro Irrigado Glória, nesta segunda-feira (13) e terça-feira (14).

O facilitador do dia de campo será o pesquisador Nivaldo Duarte, da Embrapa Semiárido de Petrolina (PE). O público do primeiro dia da programação, na segunda-feira (13), serão os técnicos em agropecuária e engenheiros agrônomos da equipe de Ater.  Na terça-feira (14), participam os agricultores, a partir das 9h, na Quadra 2, Agrovila 3. A gestora do contrato de Ater, Greice Dias, da Codevasf, em Juazeiro, explica que o dia de campo é uma oportunidade para que técnicos, agrônomos e produtores possam expor suas dúvidas e possibilitar a troca de conhecimentos. “O objetivo é repassar novas informações de pesquisa sobre as variedades de melancia existentes no mercado, adubação, manejo da cultura e controle fitossanitário”, expõe...

JUAZEIRO SEDIA BYE BYE BAHIA ESTE FINAL DE SEMANA

Começou ontem (09) e prossegue até domingo (12) na orla da cidade o evento Bye Bye Bahia organizado pelo Juazeiro Moto grupo com apoio da Associação dos Motociclistas da Bahia. Ontem, na abertura, além de todos os eventos e shows programados estava prevista uma palestra com Bozoka, piloto de teste, apresentador de TV e escritor. Por conta das fortes chuvas, a palestra foi transferida para tarde desta sexta-feira no Centro de Cultura João Gilberto com o tema: “Consciência Situacional Motociclística”. O público alvo: motociclista urbano, mototaxista, motoboys e o público em geral. Além de shows, comércio e confraternização entre os motocilcistas participantes haverá visitas a vários pontos turísticos da região: vinícolas, barragem de Sobradinho, ilha do Rodeadouro e passeios pelo rio. ..

"Diabo Loiro" no Bahia???

Quem afirma é o presidente do tricolor, Marcelo Guimarães Filho. “Vou esperar o momento oportuno para fazer uma proposta. Vamos tentar chegar a um acordo com ele”, afirma o dirigente, que pode perder Jael hoje. Em entrevista, questionado sobre a possibilidade de vestir a camisa rival, o Diabo Loiro disse ser profissional e citou o baixinho Romário como exemplo, que atuou em Flamengo e Vasco.

Ciente do pensamento do jogador, o presidente do Bahia, agora que está por cima, tratou logo de cutucar o lado rubro-negro. “Júnior está certo e eu concordo com ele. Ele tem que jogar em time de Série A e não na Série B”. Mas no Barradão, a diretoria parece não estar muito preocupada com o interesse tricolor. Presidente do Leão, Alexi Portela Júnior já adiantou que não irá fazer nenhuma “loucura financeira” para manter o jogador, valorizado após a ótima temporada na Toca. O novo diretor de futebol do clube, Beto Silveira, acrescenta. “Júnior precisa reconhecer o que o Vitória representou na vida dele”, disse...

Comissão aprova nome de Guimarães Rosa para ponte na Bahia

Ponte sobre o Rio São Francisco

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou na manhã de hoje, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 5674/09, do deputado federal Zezéu Ribeiro (PT), que dá o nome do escritor Guimarães Rosa a ponte construída sobre o Rio São Francisco, ligando os municípios de Carinhanha e Malhada na BR-030, no estado da Bahia. A sugestão ainda será submetida ao plenário da Câmara...

Lula participa de certificação de alfabetizandos do Topa em última visita oficial à Bahia

O presidente Lula vem à Bahia nesta sexta-feira (10) para junto com o governador Jaques Wagner, participar da cerimônia de certificação de 291 mil alunos já alfabetizandos na terceira etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa). Mil deles, representando todos os Territórios de Identidade do Estado, estarão na plateia simbolizando os demais concluintes. Nas três primeiras etapas, o Topa já alfabetizou 751 mil baianos e outros 185.260 estão em sala de aula. Os números fazem da Bahia o estado campeão de alfabetização do país. Esta é a última visita oficial do presidente ao estado.

A solenidade será realizada a partir das 18h, na área externa da Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O repentista João Fernandes vem de Carinhanha, com sua sanfona para homenagear o presidente Lula. De Santa Bárbara vem um grupo de samba de roda que também aprendeu a ler e escrever no Topa. Além da certificação, serão divulgados, também, os nomes dos vencedores do Prêmio Cosme de Farias, que reconhece experiências de educadores, prefeituras e instituições parceiras que se destacaram no Topa. O evento conta, ainda, com a participação do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, de supervisores, professores e coordenadores do programa e representantes de movimentos sociais e sindicais parceiros do programa...

Oposição diz que Bahia perde espaço com Dilma

Para a oposição, a Bahia vai perder força política no governo da presidente eleita Dilma Rousseff (PT). O deputado ACM Neto (DEM), um dos líderes da oposição no estado e no país, disse não ter esperança de que o governador Jaques Wagner consiga emplacar o chefe de uma pasta importante na área da infraestrutura, “onde a Bahia precisa de grandes investimentos para recuperar a posição de sexta economia do país”, perdida mês passado para Santa Catarina. “O que estamos vendo é que o governador Jaques Wagner (PT) não vai conseguir indicar nenhum ministro de peso no novo governo. Do Nordeste, quem deve ficar com a fatia mais generosa do bolo é o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB)”, disse ACM Neto.

O democrata lembrou que a Bahia já teve força para indicar ministros importantes, como o da Previdência, no governo de Fernando Henrique Cardoso, e, na gestão Lula, o da Defesa e da Integração Nacional. “Isso é muito ruim. Se, mesmo com ministérios poderosos, o governador Jaques Wagner não soube tirar proveito da amizade com o presidente Lula, pois não conseguiu atrair investimentos para o estado, imagina o que vai acontecer sem cargos importantes na administração Dilma Rousseff”.

O deputado lembrou que, este ano, a Bahia já caiu da posição de sexta economia do país para a sétima, perdendo o posto para Santa Catarina, segundo o IBGE. “É um reflexo direto da falta de investimentos. E olha que a Bahia teve nos últimos dois anos um ministério de grande peso político, que foi o da Integração Nacional, responsável por grandes obras que acontecem no país”...

E as provocações não param...

Não basta ter voltado para a Série A, é preciso provocar. Após o empate do Vitória com o Atlético-GO, que rebaixou o Rubro-Negro baiano para a segunda divisão do campeonato brasileiro, os tricolores começaram uma segunda festa.

No twitter, o lateral esquerdo Ávine fez questão de deixar o seu recado: "A música do verão agora é Uh Elevador, Uh Elevador! O resto todo mundo já sabe", disse o jogador do Bahia. "Já estava feliz com a minha renovação com o tricolor de aço, agora mais feliz ainda com a queda do vice", disse. Pra finalizar a provocação, escreveu: "O Leão virou um gatinho". ..

Bahia é o terceiro do Brasil em número de Empreendedores Individuais

A Bahia é o terceiro estado do Brasil em número de registro de Empreendedores Individuais. Até 5 de dezembro foram 72.349 trabalhadores por conta própria que escolheram entrar no mercado formal. Em segundo ficou Rio de Janeiro com 101.487, em primeiro São Paulo com 151.758 e em quarto Minas com 71.425. A coordenadora do Sebrae em Juazeiro Jussara Oliveira disse que as parcerias com as prefeituras, INSS, e os veículos de comunicação da cidade foram fundamentais para que o município contribuísse decisivamente neste números alcançados pela Bahia.

Segundo Jussara, o Sebrae Bahia foi o único estado a realizar Mutirão de Legalização com duração de dois meses. De 4 de outubro a 4 de dezembro foram mais de 27 mil formalizações. Ela explicou que as pessoas interessadas ainda podem se registrar como Empreendedor Individual no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), o Empreendedor paga mensalmente R$ 56,10 para o INSS mais R$ 1,00 (ICMS) se for atividade do comércio e indústria, ou R$ 5,00 (ISS) se for prestador de serviço. Depois do registro o Empreendedor passa a ter direito aos benefícios da Previdência como auxílio-doença, salário-maternidade e aposentadoria, além de CNPJ, nota fiscal, acesso a crédito com juros baixos e capacitações no Sebrae. ..