Foram encontrados 123 registros para a palavra: monitoramento

Mercado do Produtor de Juazeiro receberá 32 câmeras de monitoramento

Com objetivo de garantir mais segurança a Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA vai instalar mais 32 novas câmeras de vigilância em toda área do complexo do Mercado do Produtor. A instalação da rede de dados do material de segurança começou a ser feita na semana passada, assim como o serviço da rede elétrica. A expectativa da administração é que as medidas reduzam os furtos e roubos dentro do Ceasa, além de garantir mais segurança.

As câmeras que serão instaladas são de última geração, o que garante melhor resolução das imagens, a capacidade de ver mais detalhes ou de se ter uma cobertura mais ampla. A previsão é que até 30 de novembro todas as câmeras estejam instaladas.  O propósito dessa medida é oferecer condições mais eficazes e seguras de trabalho, além de dinamizar a ação dos guardas patrimoniais e do ordenamento. A central de videomonitoramento do Mercado do Produtor funcionará 24 horas. ..

Moro apoia projeto para monitorar visita de presos de segurança máxima

Foto: Lula Marques / AGPT

O ministro Raul Jungmann (Segurança Pública) recebeu o apoio do juiz Sérgio Moro para um projeto de lei que amplia significativamente o prazo de permanência de líderes de organização criminosa em presídios federais de segurança máxima e estabelece que as visitas a esses detentos só possam ocorrer nos parlatórios. A proposta deve ser encaminhada ao Congresso até o fim do ano. Atualmente, esses presos só podem ficar até o limite de um ano nesses estabelecimentos. A ideia é que o prazo dobre, podendo ser prorrogado indefinidamente. Outro ponto é o monitoramento das comunicações do preso, incluindo visitas de familiares e advogados, que passariam a ocorrer em parlatórios, com separação de uma parede de vidro. O projeto é de autoria da Corregedoria da Justiça Federal. Uma das justificativas é que foram identificadas situações que indicam excesso nas visitas, como um preso que tem 37 advogados registrados. Também há casos de adoção de jovens órfãos para ampliar o número de “familiares” que podem visitá-los sem supervisão...

Ministério do Meio Ambiente e Universidade baiana lançam sistema de monitoramento para o Semiárido

O Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, assinou nesta sexta-feira (18), em Brasília, Acordo de Cooperação Técnica (ATC) com o Instituto Arapyaú de Educação e Desenvolvimento Sustentável, que tem a missão de compartilhar informações sobre o uso da terra, no âmbito do Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil (MapBiomas).

A iniciativa é uma ferramenta colaborativa da sociedade civil, aberta ao público, que possibilita acompanhar o uso da terra anualmente, de 1985 a 2017. "O projeto é um instrumento poderoso para que possamos enxergar o resultado de ações de comando e controle, o que permite a uma atuação mais precisa", afirmou o ministro durante o III Seminário Anual do MapBiomas - Três décadas de Transformação do Território Brasileiro...

Governo cria comitê para monitoramento de publicidade institucional

O decreto nº 18.472, que institui o Comitê de Acompanhamento e Monitoramento de Ações de Publicidade Institucional, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 30. O grupo tem como finalidade supervisionar "as ações produzidas ou divulgadas pelos órgãos da Administração Pública direta, em atenção às normas incidentes no período eleitoral de 2018". 

São membros titulares do comitê os secretários de Comunicação Social, da Casa Civil e de Relações Institucionais, além do chefe de gabinete do governador. A coordenação fica sob responsabilidade do secretário de Comunicação Social. 

Conforme o decreto, em vigor desde a data da publicação no DOE, as atividades do grupo contam com o auxílio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que prestará "consultoria e assessoramento jurídico, sem prejuízo de sua atividade regular de representação judicial e extrajudicial". ..

São João de Petrolina: monitoramento de trânsito será reforçado a partir desta sexta

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) elaborou um esquema especial de monitoramento para as comemorações do São João de Petrolina. As operações terão início nesta sexta-feira (15) e seguem até o dia 23 de julho, quando se encerram os festejos juninos na cidade.

Durante este período, os agentes de trânsito estarão atuando em locais estratégicos para garantir a segurança viária. No total, a Ammpla vai disponibilizar uma média de 16 agentes de trânsito, por dia, para atuar nas vias próximo ao Pátio Ana das Carrancas, local onde acontecem os grandes shows do São João de Petrolina...

Agentes de Trânsito de Petrolina usam drones para realizar monitoramento de veículos e motoristas

Agentes de trânsito da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), estão utilizando drones para realizar o videomonitoramento de veículos e condutores em alguns pontos da cidade. Os equipamentos estão sendo utilizados para garantir uma maior abrangência na fiscalização e otimizar o trânsito, e ainda não têm finalidade de multar.

Ao todo, oito agentes de trânsito foram treinados para operar os drones. Segundo o coordenador de fiscalização da Ammpla, Frankilin Alves, a tecnologia auxilia na atuação dos fiscais em vários aspectos. “Ele pode auxiliar no serviço de engenharia da Ammpla, na mudança de sentido de via, sinalização semafórica, porque com ele nos temos uma visão macro de todos os problemas que tem em uma determinada localidade. Podemos ver o fluxo, a contagem de veículos, quais são os pontos de conflitos existentes naquela localidade. Tudo isso pode ser feito”, explicou...

Secretaria de Educação moderniza segurança das escolas com monitoramento eletrônico em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) de Juazeiro iniciou na semana passada, a implantação do sistema de monitoramento eletrônico, nas escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro. O objetivo é atender as unidades escolares municipais e melhorar a segurança, visando preservar o acervo patrimonial, através do sistema de monitoramento, com centrais de alarme sensoriais. O serviço de segurança eletrônica funcionará 24h, inclusive sábados e domingos, com ligação direta com a central da empresa e da Guarda Municipal. A equipe técnica da empresa contratada iniciou a instalação do monitoramento eletrônico, na Escola Argemiro José, no bairro Argemiro. ..

Nordeste já conta com monitoramento piloto para as secas

A Região Nordeste conta com o Monitor de Secas para acompanhar o ciclo de estiagem e melhorar a política e a gestão dos problemas decorrentes da escassez de chuva. O objetivo do Monitor é integrar o conhecimento técnico e científico já existente em diferentes instituições estaduais e federais e estabelecer diferentes graus de severidades da estiagem, permitindo acompanhar a evolução temporal e espacial.

As informações são atualizadas mensalmente. O modelo foi baseado no Monitor de Secas dos Estados Unidos, desenvolvido pelo Centro Nacional de Mitigação de Secas dos EUA (NDMC). O modelo de acompanhamento facilita a tradução das informações em ferramentas e produtos para serem utilizados por instituições tomadoras de decisão e indivíduos, de modo a fortalecer os mecanismos de monitoramento, previsão e alerta precoce...

Prefeitura esclarece que realizou monitoramento e limpeza de galerias para evitar transtornos em dia de chuva

Este blog divulgou que meia hora de chuva no início da tarde de ontem (04), e os velhos problemas ressurgiram no centro e vários bairros de Juazeiro que ficaram completamente alagados. A chuva forte, acompanhada de ventos e trovoadas, segundo informações que chegaram à nossa redação teria alcançado 40mm. Os bairros Coréia, próximo avenida Adolfo Viana, Santo Antônio, São Geraldo e Cajueiro foram os mais atingidos.

A prefeitura enviou nota hoje à tarde. Confiram:..

IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO NO COMPLEXO POLICIAL DE JUAZEIRO

Nesta terça-feira, dia 19, foi implementada parte do sistema de Vídeo-Monitoramento no Complexo Policial da Polícia Civil de Juazeiro. A providência visa propiciar a segurança dos servidores que atuam no local, bem como a guarda de veículos e outros materiais apreendidos. O equipamento foi adquirido por meio do projeto "INTELLECTU IN LABORE", apresentado pela Polícia Civil de Juazeiro perante o Juizado Especial Criminal que destinou parte das transações penais para serem doadas à 17ª Coorpin e assim compor o sistema que inicialmente conta com 13 (treze) câmeras distribuídas interna e externamente, acopladas em equipamento que poderá ser estendido em breve para até 32 (trinta e duas) câmeras de monitoramento. ..

Chuvas na bacia do São Francisco animam técnicos do setor elétrico

Até 1º de janeiro de 2018, a previsão do setor elétrico é que o reservatório de Três Marias, em Minas Gerais, chegue a 19% de seu volume útil; Sobradinho, na Bahia, atinja 10,6% e Itaparica, em Pernambuco, permaneça nos 10%. Os dados, considerados animadores, foram apresentados durante reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), e transmitida por videoconferência para os estados da Bacia do Rio São Francisco.

Atualmente, o reservatório de Sobradinho apresenta apenas 2,8% de volume útil e Três Marias 9,2%. De acordo com apresentação da equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), a estimativa se deve ao fato de o período úmido na Bacia do São Francisco apresentar índices animadores para os próximos dias...

Sem fiscalização ou monitoramento, lei antibullying não funciona nos municípios

Há 18 meses em vigor no País, a lei antibullying, que prevê uma série de ações para identificar e combater esse tipo de violência nas escolas, ainda não virou realidade por problemas de fiscalização ou monitoramento dos casos e de práticas preventivas. Para especialistas, sem diagnóstico da situação, na prática, a obrigação recai apenas sobre os colégios, que podem ser até processados pelos casos. 

O debate sobre o tema veio novamente à tona após o bullying ter sido apontado pela polícia como um dos fatores que levaram um adolescente de 14 anos a atirar contra colegas em uma escola de Goiânia na última sexta. Dois alunos foram mortos e outros quatro ficaram feridos. A investigação ainda está em curso e não há conclusão sobre o peso do bullying como motivo do crime...

Presidente do CBHSF informa situação de lagoa marginal do rio São Francisco entre Xique Xique e Gentio do Ouro

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anialdo Miranda, informou aos participantes da reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA) a situação da lagoa de Itaparica, situada entre os municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro, na Bahia. A lagoa é considerada a mais importante das marginas do chamado rio da integração nacional.

Completamente assoreada, a lagoa apresenta um quadro dramático, com peixes mortos, sem água para dessedentação animal e nem mesmo para atendimento à população ribeirinha. “Trago essa realidade para esse fórum com a finalidade de alertar a todos para o grave quadro que se apresenta na bacia do São Francisco. Tão logo o Comitê tomou conhecimento desse crime ambiental, agiu rapidamente através da sua Câmara Consultiva Regional [CCR] do Médio, que convocou reunião emergencial juntamente com o Ministério Público  e definiu um plano de ações para a Lagoa de Itaparica”, informou o presidente do CBHSF...

Instalada subcomissão que fará o monitoramento do Fies

Na véspera do lançamento das novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), foi instalada nesta quarta-feira (5) a Subcomissão Especial da Comissão da Educação da Câmara dos Deputados responsável por monitorar o programa. Presidido pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), o colegiado aprovou o plano de trabalho com as diretrizes para fazer o acompanhamento técnico do programa.

Por unanimidade, os integrantes da subcomissão definiram que acompanharão o anúncio do governo federal sobre o Fies para analisar a proposta. Mas todos criticaram que a reformulação seja feita através de medida provisória. "Assim como fez com a reforma do ensino médio, o governo limita o debate com a sociedade e dá pouco espaço para que a proposição seja aperfeiçoada", afirmou Danilo Cabral...

Odacy Amorim alerta sobre o monitoramento de vídeos violentos nas redes sociais

O deputado Odacy Amorim (PT) parabenizou, nesta quinta (4), a decisão do Facebook de contratar três mil funcionários visando combater o compartilhamento de vídeos com conteúdo violento. Na avaliação do parlamentar, "essa determinação leva a sociedade a refletir e a iniciar um debate importante sobre o assunto". "Precisamos propagar mais notícias boas, aproveitar a Internet para crescer. O compartilhamento da violência não ajuda no seu combate", considerou. Casos de crimes e relatos criminosos transmitidos ao vivo na rede social foram narrados pelo deputado. "Impedir esse conteúdo não é censura, é cuidado para que atitudes violentas não sejam incentivadas", argumentou.

A contratação foi anunciada na quarta (3), por meio de uma publicação do cofundador e presidente do Facebook, Mark Zuckerberg. Na ocasião, o gestor ressaltou que a rede já conta com 4.500 funcionários para análise de publicações contrárias aos termos de utilização da empresa. Outro aspecto pontuado por Odacy Amorim foi o compartilhamento de acidentes nas redes sociais. "Temos observado que, muitas vezes, as pessoas tiram foto para depois prestar algum tipo de socorro", criticou. Para difundir a ideia de valorizar boas notícias, o parlamentar mencionou a importância de programas educativos na televisão...

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina recebe visita de monitoramento e avaliação da “Rede Cegonha”

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina recebeu nos dias 10,11 e 12 a visita de técnicos do Ministério da Saúde que vieram monitorar e avaliar as boas práticas de atenção ao parto e nascimento em maternidades conveniadas ao programa “Rede Cegonha” em Pernambuco.

A verificação do cumprimento das ações de atenção à saúde materno/infantil acontece anualmente e para o biênio 2016/2017 estão sendo apresentadas novas estratégias avaliativas para os estabelecimentos que realizam mais de 500 partos por ano, como é o caso do Dom Malan. O momento faz parte das pactuações contempladas nos Planos de Ação Regional da Rede Cegonha (PAR/RC) e tem como objetivo realizar um levantamento atual do alcance de metas, possibilitando a ratificação de compromissos bilaterais...

Morro de São Paulo vai ganhar câmaras de videomonitoramento

Morro de São Paulo ganha um importante reforço na segurança. A partir do próximo dia 7 de dezembro, câmeras de videomonitoramento começam a chegar à ilha. O anuncio foi feito sexta-feira (2), pelo deputado Nelson Pelegrino, idealizador do projeto- enquanto gestor da Secretaria do Turismo. "As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos e vão permitir que  a  Polícia Militar da Bahia  acompanhe em tempo real e 24 horas por dia, tudo o que acontece no Morro de São Paulo. Será um importante aliado no patrulhamento ostensivo da ilha, garantindo mais segurança para turistas e moradores da localidade", disse o deputado.

Pelegrino explica que o projeto começou a ser construído em 2015, e tudo foi feito em parceria com o prefeito de Cairu, Fernando Brito, com representantes da sociedade civil e empresários locais. "Foi uma união de esforços: Prefeitura, sociedade e governo do Estado. Fomos ouvindo as demandas e ajustando o projeto, a Secretaria de Segurança Pública nos apoiou, o atual secretário de Turismo, José Alves, deu continuidade e hoje podemos dizer que é uma realidade, resultado de um trabalho coletivo". ..

Superintendente da Secretaria de Segurança Pública conhece sistema de videomonitoramento de Juazeiro

Na última sexta-feira, 25, o Superintende da Secretaria de Segurança Pública, Tenente Coronel Magalhães esteve em Juazeiro para a apresentação da Rede Treta que trará para a cidade uma padronização das comunicações de segurança pública, além da integração com a cidade através dos órgãos municipais. 

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação do CPRN, Companhias de Polícia, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal. Com a finalização das apresentações, o Tenente Coronel Magalhães visitou o Sistema de videomonitoramento da cidade. Atualmente, 17 câmeras estão espalhadas pela área central, três estão sendo implantadas, totalizando assim 20 câmeras. ..

Rui entrega Central de Videomonitoramento, unidade de saúde, pavimentação e assina convênios do Bahia Produtiva em Capim Grosso

Mais uma importante ferramenta passa a auxiliar o trabalho das polícias Civil e Militar no município de Capim Grosso, na região centro norte, a 275 quilômetros de Salvador. Inaugurado no ano passado, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança (SSP), o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) recebeu, neste sábado (26), uma Central de Videomonitoramento, que reúne imagens de 21 câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos da cidade, em especial, os de grande fluxo.

O governador Rui Costa, acompanhado de autoridades, entre elas, o senador Otto Alencar, esteve na cidade para inaugurar o novo serviço. "O monitoramento na minha opinião é um elemento fundamental para a segurança pública. Quando as pessoas sabem que num determinado local têm câmeras 24 horas por dia, isso intimida quem quer fazer coisa errada, no trânsito ou o próprio comportamento das pessoas. Se alguém vier a fazer algo errado, a câmera terá filmado e isso facilitará a polícia na prisão dessas pessoas, além de servir como elemento de prova para a Justiça e possível condenação daqueles que cometeram atos ilícitos".

Também em parceria com o município, o governo estadual, por meio do Programa de Inclusão e Desenvolvimento Socioeconômico da Bahia, pavimentou vias com paralelepípedos. Para Iêda Oliveira, moradora do bairro São Luís, um das beneficiadas, a obra significa menos poeira no período da estiagem e o fim da lama. "Se fosse na terra, seria mais difícil pra gente andar. Muito buraco, no tempo de chuva muita lama. Bom para os pedestres e também para os moradores". O bairro Jardim Formosa e o Km 2 também receberam obras de calçamento.

Saúde e Educação

Os moradores da comunidade de Peixe, zona rural da cidade, também foram contemplados com investimento na área da saúde. Uma Unidade de Saúde da Família (USF), foi inaugurada com a presença do governador. Médico, enfermeira, dentista, agentes de saúde e técnicos de enfermagem, que compõem a equipe da unidade, localizada às margens da BR 324, já estão à disposição dos pacientes. Rui também visitou as obras do estádio municipal, no bairro São Luís, e conferiu o resultado das obras de pavimentação.

Durante a visita do governador a Capim Grosso, foi inaugurada também a nova sede do Núcleo de Atendimento Especial na perspectiva Inclusiva (Naepi), no bairro de Planaltino. No local, 140 crianças e adultos especiais, todos estudantes da rede pública de ensino, participam de atividades educativas, psicológicas, psiquiátricas. De acordo com a professora de braile, Suzan Lima, "são atendidas pessoas com síndrome de down, autistas, deficientes visuais, portadores de deficiência física, motora, entre outras".

Em seguida, Rui visitou a Escola Municipal Cândida Vilas Boas e inaugurou a Praça Pau Brasil, onde, na companhia do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, assinou dois convênios do Programa Bahia Produtiva. Sendo um com a Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Lagedo e Mucambo e outro com a Cooperativa de Produção da Região Piemonte da Diamantina. Os convênios totalizam R$ 591 mil e contemplam 43 famílias de pequenos agricultores.

"São duas frentes, uma de apicultura, para a construção de uma unidade de beneficiamento do mel, com apoio à base produtiva, beneficiamento e comercialização. A outra é de bovinocultura, para adquirir máquinas semeadeiras e para adubagem de grãos como sorgo e milho, um kit silagem destinada à alimentação animal, um kit de inseminação para melhorar a genética das matrizes, além de assistência técnica", informou Rodrigues...

Centro de Monitoramento On-line, da Sefaz-BA, gera R$ 145 milhões em autos de infração

Os cruzamentos de dados em tempo real promovidos pelo Centro de Monitoramento On-line (CMO), da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), geraram R$ 145 milhões em autos de infração desde 2015 e tornaram inaptas 3.599 empresas irregulares. Especializado na identificação e na inabilitação dos chamados ‘hackers fiscais’, assim denominados por utilizarem as facilidades da internet para fraudar o fisco com a criação de empresas fantasmas e a emissão de notas eletrônicas falsas, entre outras irregularidades, o CMO integra o programa Sefaz On-line, criado para aumentar a eficácia do fisco estadual frente à nova realidade de dados digitais.

“Com o Sefaz On-line, a fiscalização passou a contar com ferramentas poderosas para o combate à sonegação”, afirma o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, ressaltando que o CMO atua em todo o estado e mantém unidades de monitoramento em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. O trabalho busca indícios como simulações de vendas de produtos sem cobertura de estoque e faturamento sem recolhimento de impostos e/ou acima dos limites permitidos em lei, no caso do Simples Nacional.

A não conformidade dessas informações com o cadastro do contribuinte na Sefaz-BA pode tornar a empresa inapta até no mesmo dia, ensejando ainda uma ação fiscal que reclamará créditos tributários devidos. “O sistema seleciona empresas a partir de filtros parametrizados pelo fisco e consegue identificar de forma rápida os casos suspeitos. Uma empresa que vende e não compra nada, por exemplo, pode estar somente fabricando notas para acobertar operações irregulares”, explica o superintendente de Administração Tributária da Sefaz-BA, José Luiz Souza.

Ainda de acordo com o superintendente, o CMO está aperfeiçoando o processo de fiscalização da Sefaz, ao reduzir o tempo para identificação de irregularidades. Ele explica que há complementariedade entre as prospecções on-line e a fiscalização tradicional. “Algumas empresas identificadas pelo CMO são encaminhadas para a equipe de inspeção para casos de análise mais precisas”.

De acordo com o líder do projeto CMO, César Furquim, essas empresas funcionam em prazos curtos, com o único objetivo de burlar o fisco, dificultando que a fraude seja detectada. “Já identificamos fraudes em diversos setores e a cada dia temos novos indícios. Identificamos grandes volumes de fraudes, por exemplo, nos segmentos de balas e doces e de café”. 

Combate à sonegação

Além do Centro de Monitoramento On-line, os cruzamentos de dados digitais também são feitos, na Sefaz-BA, pela Malha Fiscal Censitária (MFC) e pela Coordenação de Operações Especiais (COE). A Malha processa dados como a escrituração fiscal digital e o faturamento com cartões de crédito dos contribuintes do ICMS. Já a COE faz o cálculo do imposto devido relacionado às mercadorias em trânsito pelo território baiano, encaminhando os dados para os postos fiscais e as inspetorias.

Essas ferramentas, explica o superintendente José Luiz Souza, estão tornando a fiscalização mais próxima do fato gerador do imposto, o que amplia a eficácia do fisco. Em paralelo, destaca, o Painel de Planejamento da Fiscalização (PPF), outro projeto do Sefaz On-line, faz a otimização das inconsistências encontradas nos cruzamentos de dados, melhorando o processo de planejamento.

Também integra o Sefaz On-line o Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e), canal de comunicação totalmente on-line que permite o envio, pelo fisco, de informações relativas à vida fiscal do contribuinte, antes só disponíveis nas inspetorias da Sefaz-BA...