Foram encontrados 967 registros para a palavra: missão

Corpo de Bombeiros de Pernambuco se integra a missão humanitária de combate a incêndios florestais no Norte e Centro-Oeste do país

Mais uma vez, Pernambuco demonstra apoio e solidariedade a unidades da Federação atingidas por catástrofes e calamidades de diversas naturezas. Atualmente, o Estado está integrando a missão humanitária de combate a incêndios florestais no Norte e Centro-Oeste do Brasil, e na faixa de fronteira com a Bolívia. O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), mobilizou efetivo e equipamentos do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) para enfrentar as queimadas que têm afetado gravemente essas regiões. Nesta quarta-feira (25), onze militares embarcam para se juntarem aos outros 43 bombeiros que já estão na missão, totalizando um efetivo de 54 pessoas.

A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que solicitou o apoio do Brasil para auxiliar a Bolívia no enfrentamento dos incêndios florestais. Uma parte da equipe dos CBMPE está atuando junto às equipes locais e internacionais na região do Pantanal, na Bolívia, e na cidade de Altamira, no Pará. A missão inclui não apenas o combate direto às chamas, mas também ações de prevenção e orientação às comunidades afetadas...

Lula demite Silvio Almeida após denúncias de assédio sexual

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu na noite desta sexta-feira (6) demitir o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, depois das denúncias de assédio sexual. 

"O presidente considera insustentável a manutenção do ministro no cargo considerando a natureza das acusações de assédio sexual", informou o Planalto, em nota...

Lula afirma que "quem comete assédio sexual não fica no governo" e indica demissão de Silvio Almeida

O presidente Lula (PT) afirmou nesta sexta-feira (6) que membros de seu governo que cometem assédio sexual não permanecerão no cargo e indicou a demissão do ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos. As informações estão no Bahia Notícias, parceiro RedeGN.

O mandatário afirmou que vai ouvir todos os envolvidos, dar oportunidade para a defesa do ministro, mas acrescentou que "não é possível a continuidade no governo" de alguém que esteja sendo alvo de acusação de assédio sexual...

Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRE-PE realiza demonstrações da Urna Eletrônica

A Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRE-PE (CMA) realiza, nos meses de agosto e setembro, eventos de demonstração da Urna Eletrônica em várias cidades do estado, com o objetivo de apresentar as inovações de acessibilidade na Urna e conversar a respeito dos direitos das pessoas com deficiência nas Eleições Municipais 2024.

A série de encontros teve início nesta semana,com o primeiro evento acontecendo em Surubim, na quinta-feira (29/8). Acácio Leite, membro da CMA, ressalta o apoio recebido: "Fizemos esse evento em parceria com José Gabriel Silva, Coordenador de Direitos Humanos, Taciana Andrade - Coordenadora da Educação Inclusiva, além de profissionais do Centro de de Referência em Assistência Social (CRAS) e da Secretaria de Educação"...

Dia 16 tem Sabatina com os  prefeituráveis de Juazeiro com transmissão na redeGN

Chegou o momento de conhecer as propostas de governo dos prefeituráveis de Juazeiro. A Aciaj, a CDL e o Sindilojas, em parceria com a Rádio Juazeiro e o Rede GN irão sabatinar os candidatos à Prefeitura de Juazeiro, no dia 16 de setembro, a partir das 15h, com transmissão ao vivo na Rádio Juazeiro AM 1190 kHz e no canal do YouTube redeGN. 

Os candidatos, Andrei Gonçalves, da coligação O Futuro Chegou; Celso Carvalho do PSD; Marcio Jandir da coligação Juazeiro de Toda Gente e Susana Ramos, da coligação Aliança por Juazeiro, terão uma oportunidade de apresentar seus planos de ações, responder perguntas da sociedade civil organizada sobre os temas Educação Saúde, Infraestrutura,  Segurança Pública, Cultura e Economia...

Regulamentação de cigarros eletrônicos no Brasil pode ser votada nesta semana em comissão do Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal pode votar nesta semana a regulamentação dos cigarros eletrônicos. A proposição visa regulamentar a produção, a comercialização, a fiscalização e a propaganda dos cigarros.

O projeto de lei está previsto para ser votado nesta terça-feira (20), às 10h. ..

Projeto que permite irrigação em área de proteção recebe críticas

O principal colegiado da Câmara dos Deputados, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), aprovou semana passada um projeto de lei que visa alterar o Código Florestal, passando a considerar de utilidade pública obras de infraestrutura de irrigação e dessedentação animal em Áreas de Preservação Permanente (APP), incluindo barramentos ou represamento de cursos d´água.

Para o Observatório do Código Florestal, a proposta representa um “retrocesso” e pode levar a grandes operdas de vegetação nativa. As informações são do site o((eco))jornalismo ambiental...

Cadastro para emissão de título de eleitor será reaberto no dia 5 de novembro

O Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco divulgou, uma nota de esclarecimentos. Segundo o tribunal, a Justiça Eleitoral não cobra taxa ou valor para a prestação de serviços relacionados ao título de eleitor, como emitir certidões, atualizações cadastrais, alteração de dados ou qualquer outro. 
 
"Todos esses serviços são oferecidos gratuitamente, presencialmente, nos cartórios eleitorais, ou pelo Autoatendimento Eleitoral, na internet, ou pelo aplicativo e-título",  afirmou. 

Ainda segundo o TRE-PE,  devido ao fechamento do cadastro eleitoral no dia 9 de maio, os serviços de emissão, regularização, alteração de dados, cadastramento biométrico e transferência de domicílio eleitoral estão indisponíveis. 
 
O cadastro será reaberto no dia 5 de novembro...

Univasf apresenta Comissão de Combate ao Assédio e à Discriminação e lança Guia Informativo

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) conta com a atuação de uma nova comissão, que tem o objetivo de promover ações de enfrentamento ao assédio moral e sexual e à discriminação na Instituição.

A Comissão de Combate ao Assédio e à Discriminação (CCAD) da Univasf foi constituída pela Portaria Nº 1.722/2023...

MPF pede retirada de torres de transmissão em áreas quilombolas na Bahia

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública com o objetivo de reparar os danos causados a comunidades remanescentes de quilombo no interior da Bahia.

A ação envolve a área de influência direta da instalação de uma Linha de Transmissão na região de Porto de Sergipe, Olindina e Sapeaçu...

Comissão Univasf 20 anos lança Chamamento Público para seleção de propostas de Lema para a Univasf

A Comissão Univasf 20 anos realiza Chamamento Público à comunidade acadêmica com o objetivo de selecionar propostas de Lema a ser adotado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Podem participar do processo seletivo com a submissão de propostas servidores e estudantes da Univasf. Esta iniciativa ocorre no âmbito das atividades comemorativas pelos 20 anos da Univasf.

As inscrições de propostas podem ser feitas até o dia 10 de agosto por meio de formulário on-line. A submissão de propostas pode ser feita individualmente ou em grupos de até cinco pessoas, desde que todos sejam integrantes da comunidade acadêmica da Univasf. Cada participante ou grupo de participantes pode apresentar uma única proposta de Lema no processo seletivo...

Comissão adia votação de projeto que regulamenta cigarros eletrônicos

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado voltou a adiar, nesta terça-feira (9), a votação do Projeto de Lei (PL) 5.008/2023, que regulamenta a produção,  comercialização, fiscalização e propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil.

A votação do texto já havia entrado na pauta da reunião de 11 de junho, quando a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou requerimento de adiamento de discussão aprovado simbolicamente pelo colegiado...

APLB Sindicato em Juazeiro terá representantes na Comissão Eleitoral Central 

Três representantes da APLB Sindicato em Juazeiro farão parte da Comissão Eleitoral Central conforme Portaria GAB/SEDUC Nº 03/2024 publicada no Diário Oficial de 02 de Julho.

O diretor Gilmar Nery, o conselheiro jurídico Antônio Carlos dos Santos e o advogado Josenilton Barros estarão reforçando a representatividade da APLB na garantia dos direitos dos trabalhadores em educação de Juazeiro. ..

Com atraso, Bahia lança sistema de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

O governador Jerônimo Rodrigues lança, às 8h30 desta terça-feira (9), o novo sistema de identificação que vai emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN). A solenidade será realizada no SAC do Terminal Pituaçu.

O novo documento, emitido pelo Departamento de Polícia Técnica através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), terá um número unificado com o Cadastro de Pessoa Física (CPF). A primeira via será gratuita para todos os cidadãos e poderá ser solicitada pelo site ou aplicativo ba.gov.br. A emissão será realizada nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping...

Comissão debate início das obras do Canal do Xingó

O secretário Nacional de Segurança Hídrica substituto e diretor de Obras Estratégicas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Bruno Cravo, participou, nesta terça-feira (2/7), de audiência pública para discutir o início das obras do Canal do Xingó, entre os estados de Sergipe e Bahia. O encontro ocorreu na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados e foi uma iniciativa do deputado João Daniel (PT-SE). O Governo Federal investiu R$ 36 milhões no empreendimento até o momento.

As obras na infraestrutura hídrica são realizadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Canal do Xingó incluem estudos e implantação de um projeto social sustentável que consiste em um sistema adutor, com extensão prevista de 305 quilômetros e vazão máxima de 36 litros por segundo, para abastecimento hídrico humano, industrial, animal e para irrigação de 16,5 mil hectares. Os estudos iniciais apontam que o canal deverá beneficiar 70 municípios, além de gerar 50 mil empregos diretos e indiretos...

Estão abertas as inscrições para o 10º Fórum de Mobilização Antimanicomial; submissão de trabalhos segue até o dia 31 de julho

Nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2024 acontecerá o 10º Fórum de Mobilização Antimanicomial, 6ª Mostra de Atenção Psicossocial e 1º Encontro Nacional do Cuidado em Liberdade no Complexo Multieventos da Univasf - Campus Juazeiro.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do link: https://l1nq.com/inscricoes-10-forum-antimanicomial..

Comissão do Senado aprova projeto que libera jogo do bicho, cassino e bingo

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira (19) um projeto de lei que autoriza o funcionamento de cassinos, do jogo do bicho e de outras modalidades de jogos de azar.

A votação foi apertada, com 14 senadores favoráveis e 12 contrários. Como o texto teve aval da Câmara em 2022, só resta o plenário do Senado analisar a proposta para que ela seja enviada à sanção presidencial...

Festival de Sanfoneiros terá transmissão da TVE

Em clima de São João, nesta segunda-feira (17), às 20h, a TVE exibe a 13ª edição do Festival de Sanfoneiros, um dos mais representativos eventos realizados em Feira de Santana.

Também será possível assistir em horário alternativo no sábado (22), às 18h, e no domingo (30), às 16h. ..

Prefeita Suzana Ramos recebe ministros de estado em Juazeiro e participa da Missão Climática pela Caatinga

A prefeita Suzana Ramos recebeu na manhã desta segunda-feira (10) o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, e o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, na Missão Climática pela Caatinga.

A comitiva esteve na comunidade de Malhada da Areia, em Pinhões, onde inspecionaram as áreas com solos degradados e locais de recaatingamento...

Missão climática pela Caatinga acontece em Juazeiro com presença de governador do estado e ministra do Meio Ambiente

A Missão Climática pela Caatinga 2024 contou com atividades realizadas, nesta segunda-feira (10), em Juazeiro, na região norte da Bahia, e em Petrolina, cidade do estado de Pernambuco, celebrando o Dia Nacional da Caatinga. Executado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o evento reuniu comunidades que vivem na Caatinga e diversas autoridades, com destaque para as presenças do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do secretário executivo da Convenção das Nações Unidas para o combate à desertificação (UNCCD), Ibrahim Thiaw.
 
Na parte da manhã, na Comunidade Tradicional de Fundo de Pasto de Malhada da Areia, em Juazeiro, foi realizada uma visita guiada a uma área de caatinga e solos degradados e apresentadas tecnologias sociais e práticas de convivência com o semiárido, entre elas "recaatingamento", projeto de preservação ambiental que busca contribuir para inverter a desertificação do bioma caatinga através do uso sustentável de seus recursos naturais, que conta com o apoio do Governo da Bahia.
 
"O Governo do Estado já tem uma atuação de políticas para a convivência como semiárido. Tivemos um programa específico para isso que foi o Pro- Semiárido, nós fizemos agenda de produção, de manejo de Caatinga, de ampliação da capacidade que a Caatinga tem tanto para produção de agricultura quanto para pecuária. Mas, acima de tudo, para preservação do meio ambiente. Aqui hoje nós estamos vendo uma ação de recaatingamento", explicou o governador.
 
A ministra Marina Silva destacou a importância do trabalho e da parceria entre o governo estadual, o governo federal e, principalmente, os governos municipais com o suporte da comunidade. "É muito bonito ver toda essa experiência de como a gente pode conviver com o semiárido, em vez de ficar com aquela lógica de combater a seca. A gente tem que aprender a manejar, restaurar, preservar e usar com sabedoria, como eu vi aqui, inclusive com o quintal produtivo, fazendo as cisternas de placa, para que a comunidade possa plantar, criar seus pequenos animais, ter uma renda e viver com dignidade nesse espaço abençoado por Deus", afirmou.
 
Vale destacar que a Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, que apresenta clima e vegetação seca, com solos pobres em matéria orgânica, e a maior parte dos rios locais é intermitente. As espécies de animais e vegetais da Caatinga são altamente adaptadas ao clima semiárido. A comunidade se estabelece no território há cerca de 200 anos e a principal atividade socioeconômica é a criação de animais e outros bens naturais. Lá vivem aproximadamente 26 famílias em uma área total de 2.024 hectares ocupados.
 
Certificações
 
Na mesma ocasião, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) entregou quatro certificados de reconhecimento de Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto para as comunidades de Caboclo, Fazenda Juá, Malhada da Areia e Passagem do Sargento. Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto são caracterizadas pela moradia de pequenos camponeses que praticam a agricultura familiar de subsistência no semiárido baiano.
 
A titular da Sepromi, Ângela Guimarães, explicou que essa é uma demanda que as comunidades sempre apresentam à pasta, pois se trata de uma certidão de autorreconhecimento para assegurar, com as visitas técnicas que a Sepromi realiza, que aquela comunidade de fato é de fundo de pasto, que realiza toda a sua forma de produção e reprodução material, cultural, religiosa, tendo por base essas premissas de um dos 10 povos e comunidades tradicionais da Bahia.
 
"Então a Sepromi vem, dialoga com a comunidade, confirma aquela autodeclaração e a partir daí se abre um leque para uma série de políticas públicas e a primeira demanda da comunidade é exatamente a regularização do seu território e é nesse sentido que nós temos trabalhado junto ao governador Jerônimo, em articulação com outras secretarias para que essa regularização avance temporalmente, cada vez de forma mais ágil, para que a gente consiga assegurar outras políticas públicas de inclusão socioprodutiva", garantiu a secretária.
  ..