Foram encontrados 13 registros para a palavra: cabeça e pescoço

Especialista do HU-Univasf reforça importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço

Neste sábado (27), celebra-se o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, doença que, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), atinge cerca de 40 mil brasileiros por ano.

Para alertar a população para a importância do diagnóstico precoce, foi criada a campanha Julho Verde...

Julho Verde alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço

A Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) realiza, neste mês de julho, a 7ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. Em abril do ano passado, a Lei 14.328 oficializou o período como Mês Nacional de Combate a esse tipo da doença. A campanha pretende conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce, de modo a evitar o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometem funções vitais dos pacientes, como a fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição.

A assessora jurídica da ACBG Brasil, Ana Paula Guedes Werlang, disse à Agência Brasil que a campanha chama a atenção da população para esse câncer, que é pouco falado e, por isso, não tem abertura para as pessoas compreenderem a importância da identificação e do diagnóstico precoce”. O tema escolhido para a campanha de 2023 é “Seu corpo, suas regras”. Segundo Ana Paula, a escolha se baseou no fato de que “todo desdobramento é decorrência da nossa escolha. E, por ser um câncer 80% curável, um diagnóstico precoce significa que, se fizermos escolhas bem acertadas, com certeza não faremos parte da estatística de óbitos”...

Julho Verde: Mês de conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registra cerca de 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço (tumores que se originam em regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe e seios paranasais) por ano e para o triênio 2020-2022 o Inca estima que, no total, devem ser diagnosticados 685 mil novos casos de câncer no Brasil.

Os tumores de cabeça e pescoço representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Como se trata de uma doença assintomática em seus primeiros estágios, pode acabar sendo confundida com algumas outras enfermidades, como gripe ou faringite; por isso, também, muitos pacientes demoram a consultar um especialista, o que dificulta o diagnóstico precoce, fundamental nas chances de sucesso no tratamento.

"É muito importante estar atento às feridas na boca, rouquidão ou inflamações que persistem por mais de 21 dias sem melhora", explica o médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço Aglailton Menezes.

Responsável por cerca de 10 mil mortes a cada ano no país, a campanha Julho Verde iniciada em 2016 tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. A campanha é realizada pela Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço (SBCCP)...

Estudantes de Odontologia da UniFTC participam da 1º Jornada Integrada de Cabeça e Pescoço

Estudantes do curso de Odontologia da faculdade UniFTC de Juazeiro, em parceria com alunos de outras instituições de ensino superior, participam a 1º Jornada Integrada de Cabeça e Pescoço (1º JOINCP).  

O evento é online e acontece nos dias 27, 29 e 31 de julho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link https://www.instagram.com/joincp2020/?igshid=uh64dq5it3e6, com vagas limitadas...

Julho Verde: Hospital Universitário faz alerta sobre câncer de cabeça e pescoço

Dia 27 de julho é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço e, em alusão à data, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) desenvolveu a campanha "Julho Verde" para conscientizar a população acerca dos sintomas da doença e a importância da detecção precoce.

O Hospital Universitário colabora, anualmente, com a campanha promovendo atendimentos e palestras, porém, em decorrência da pandemia de Covid-19, neste ano de 2020, o hospital fará uso de ferramentas digitais para continuar levando esclarecimentos à sociedade...

Julho verde: tumores de cabeça e pescoço tem relação direta com o tabagismo e o HPV

Julho é o mês escolhido pelo Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) e várias organizações de saúde para alerta a população sobre o câncer de cabeça e pescoço, termo utilizado para o conjunto de tumores que se manifestam na face, boca, laringe, faringe, glândulas parótidas, glândulas salivares, tireoide, e ossos da cabeça e pescoço.

A campanha denominada “Julho Verde” reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desses cânceres, que historicamente estão ligados ao consumo do tabaco e álcool, má condição de higiene oral, infecção pelo HPV (papiloma vírus humano) e exposição ao sol...

Hospital Regional de Juazeiro deu início à Campanha de Prevenção e Conscientização do câncer de cabeça e pescoço

O Hospital Regional de Juazeiro deu início à Campanha de Prevenção e Conscientização do câncer de cabeça e pescoço (CP) com o objetivo de orientar e alertar a população. No mês de julho, o hospital realiza diversas atividades para debater sobre esse tema, além de fornecer atendimento à população com o intuito de realizar diagnóstico precoce desse tipo de patologia, e tratamento com a realização de cirurgias, quando indicado.

A especialista em cirurgia de CP da unidade, Cibele Coelho, informa que a campanha faz um alerta que é importante procurar um médico se a pessoa apresentar os seguintes sintomas: ferida na boca que não melhora em três semanas; nódulos no pescoço que não regridem em 21 dias; dificuldade para comer, engasgos e perda de peso; alteração da voz, rouquidão por mais de 21 dias e falta de ar; obstrução e sangramento nasal; alteração da simetria da face devido ao crescimento de massas tumorais e lesões de pele...

Evento especializado sobre doenças de Cabeça e Pescoço acontece hoje em Juazeiro

O III Simpósio de Cirurgia de Cabeça e Pescoço – SICAPE, realizado pelo terceiro ano consecutivo, acontece hoje na cidade do norte baiano, Juazeiro. O evento será realizado a partir da 19 horas, na Faculdade Estácio de Medicina, localizada no Delta Park e deve reunir especialistas que irão abordar a necessidade dos cuidados e prevenção em relação às doenças de cabeça e pescoço, entre elas o câncer.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer, as doenças de Cabeça e Pescoço aparecem com frequência entre os homens, atrás somente do câncer de próstata e nas mulheres, representa o quinto mais comum. Diante desse cenário, o organizador do evento, o médico cirurgião de cabeça e pescoço Aglailton Menezes destaca a importância de repercutir o tema e levantar o debate sobre a prevenção e diagnóstico precoce...

Sicape: Evento sobre doenças de cabeça e pescoço entra na terceira edição 

O III Simpósio de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Vale do São Francisco (Sicape) já tem data marcada. O evento, realizado pelo terceiro ano consecutivo vai acontecer no próximo dia 24 de agosto na universidade Estácio de Sá em Juazeiro. 

Este ano, o tema abordado será “Glândula tireoide da Ultrassonografia à Cirurgia. Com realização do Grupo de Estudos de Nódulos de Tireoide (GENTE) o Sicape vai abordar a glândula tireoide, desde a explicação da sua função no organismo até o tratamento dos nódulos tireoideanos, segundo explica o médico e coordenador do evento, Aglailton Menezes. 

“Este ano contamos o apoio da faculdade de medicina Estácio de Sá nos cedendo a estrutura para o evento e nos apoiando na organização. Assim teremos os maiores especialistas das região, na glândula tireoide, com os endocrinologistas e cirurgião de cabeça e pescoço do hospital universitário. Além dos maiores especialistas do país como os médicos Rosalinda Camargo, da Universidade de São Paulo (USP), Eduardo Tomimori, do Instituto da Tireoide em São Paulo, Carlos Lehn do hospital dos servidores estaduais de São Paulo. Portanto será o maior evento médico já realizado no Vale do São Francisco”, afirma. 
 ..

SICAPE 2018, maior seminário de cirurgia de cabeça e pescoço do Vale do São Francisco abre inscrições para sua terceira edição

Estão abertas as inscrições para o III SICAPE 2018 – Seminário de Cirurgia de Cabeça e Pescoço que acontece no próximo dia 24 de agosto, a partir da 19 horas, na Faculdade Estácio de Medicina de Juazeiro–BA, no Delta Park. Com o tema "Glândula tireoide, da ultrassonografia à cirurgia", o evento objetiva discutir o diagnóstico e a conduta no tratamento dos nódulos tireoidianos.

O SICAPE é o maior evento de cirurgia de cabeça e pescoço do Vale do São Francisco, e contará na sua 3ª edição com a participação dos maiores especialistas em tireoide do Brasil e da região. O seminário tem como público-alvo profissionais e estudantes da área de saúde. As inscrições podem ser realizadas por meio do site: www.sicape.com.br. ..

Hospital Regional de Juazeiro adere a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

A direção do Hospital Regional de Juazeiro informa que a partir do dia 23, a equipe do ambulatório da unidade, das 7 às 13 horas, realizará o agendamento de consulta para pacientes que apresentam nódulos na cervical, na tireoide, ferida da boca que não cicatriza, rouquidão persistente há mais de 15 dias e dentre outros sintomas.

Já no dia 27, os pacientes serão avaliados pela especialista Cibelle Coelho, que investigará a suspeita de câncer de cabeça e pescoço. A ação é em comemoração ao Julho Verde, Campanha Nacional de prevenção do câncer de cabeça e pescoço. No dia 27, também terá demanda espontânea para aqueles pacientes que não agendaram previamente...

HU-Univasf inicia mutirão de atendimentos para prevenção e combate ao câncer de cabeça e pescoço

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) aderiu à campanha nacional Julho Verde e oferecerá durante todo o mês consultas e cirurgias de cabeça e pescoço.  A abertura do mutirão aconteceu anteontem (03), na Policlínica do hospital. Os serviços são destinados aos pacientes que possuem nódulos ou tumores e estão aguardando na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) para passar por uma avaliação de um especialista ou realizar o procedimento cirúrgico. 

No primeiro dia da ação, 30 pessoas de diversos municípios da região foram atendidas, como a dona de casa Iolanda Santos Pereira (40) natural de Filadélfia-BA localizado a 163km de Petrolina-PE. A paciente contou que desde o mês de abril aguardava uma vaga para passar por um cirurgião de cabeça e pescoço. “Me colocaram na fila de espera de um hospital em Salvador, mas não tinha previsão de nada.  Graças a Deus fiquei sabendo do mutirão, agendei a consulta e já passei pelo médico. Estou muito aliviada, foi maravilhoso”, disse...

Petrolina sediará o I Simpósio de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Vale do São Francisco 

Nesta sexta-feira (25) acontecerá em Petrolina o I Simpósio de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Vale do São Francisco - Sicape. O evento tem o objetivo de propor atualização das condutas da especialidade e acontecerá no Quality Hotel a partir das 19h com entrada gratuita, sendo direcionado a todos os profissionais de saúde. Sob o tema "O uso de novas tecnologias na cirurgia de cabeça e pescoço" as palestras serão feitas por profissionais que atuam nos estados de Pernambuco, Paraíba e São Paulo. 

A abertura do Simpósio acontecerá com o médico cirurgião Aglailton Menezes, coordenador do I Sicape. "Há um aumento em todo o mundo dos casos de câncer da tireóide, sendo que a região do médio São Francisco acompanha estas estatísticas", afirmou o especialista...