Foram encontrados 8 registros para a palavra: nina

La Nina: inverno de 2024 deve ter mais dias com calor até 3°C acima da média

O inverno de 2024 só começa oficialmente no dia 21 de junho às 17h51 (horário de Brasília) para a maior parte do território brasileiro – com exceção de partes do Amazonas, Pará e quase a totalidade de Roraima e Amapá, que ficam no Hemisfério Norte -, mas os meteorologistas já conseguem fazer um prognóstico climático geral da próxima estação.

Em resumo, é possível dizer que não são esperados extremos de frio ou calor, mas sim um equilíbrio entre os dois, com uma tendência para mais dias com temperaturas mais elevadas que o normal, mas ainda assim períodos de frio ao longo da estação. ..

Chegada do La Niña pode afetar geração de energia e agricultura do País

Com o começo do outono e o encerramento do fenômeno El Niño, que foi responsável por chuvas e secas intensas durante o verão em 2023 e 2024, a expectativa é de que no segundo semestre se inicie outro fenômeno meteorológico, o La Niña.

O professor Pedro Luiz Côrtes, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo, analisa qual deve ser seu reflexo no clima e na produção do País. ..

La Niña deve substituir El Niño e aliviar calor que bate recordes seguidos de temperatura mensais

Este ano o Brasil não terá um clima normal. Mas, ao menos, deve haver alívio para o calor escaldante, que bate recordes de temperatura mensais desde setembro de 2023. Há 90% de probabilidade de uma La Niña substituir a partir de julho o El Niño, afirma uma Nota Técnica preparada para a Casa Civil pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Provocada pelo resfriamento do Oceano Pacífico Tropical, a La Niña é o oposto do El Niño e deve refrescar boa parte do Brasil e do mundo. Como seu “irmão” climático, a Niña é um fenômeno global com impacto em todos os continentes. Com ela, são esperadas frentes frias mais intensas e prolongadas. O alívio do calor é bem-vindo, mas, como o Niño, a Niña também é uma anomalia e pode provocar secas e chuvas torrenciais...

Fim do El Niño deve provocar aumento do uso de termoelétricas até a transição para o La Niña

Fim do El Niño deve provoO El Niño é um fenômeno natural que está ativo desde o ano passado e provocou chuvas intensas nas regiões Sul e parte do Sudeste, e provocou uma seca histórica na Amazônia.

No ano de 2024, apesar das chuvas, a vazão de alguns rios ficou abaixo da média histórica, provocando o acionamento de termoelétricas para atender à demanda da população...

Inverno começa hoje e deve sofrer influência do La Niña

Período mais frio do ano, o inverno começou hoje (21) às 6h14 no Hemisfério Sul. A expectativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de três meses com chuvas acima da média nas regiões Norte e Nordeste, devido ao fenômeno La Niña. A estação termina em 22 de setembro, às 22h04 (horário de Brasília). 

Oposto ao El Niño, o fenômeno La Niña se caracteriza principalmente pelo registro de temperaturas abaixo da média na superfície da parte do Oceano Pacífico que fica próxima à Linha do Equador, o que afeta o clima na América do Sul. No Brasil, entre os efeitos mais comuns está o aumento da precipitação e da vazão dos rios no Norte e a redução das chuvas na Região Sul...

Inmet prevê chuvas e temperaturas irregulares devido a La Niña

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que, durante a primavera, que começa hoje (22), os efeitos do fenômeno climático La Niña se farão sentir moderadamente em parte do Brasil, podendo afetar a regularidade das chuvas, principalmente na faixa centro-norte do país.

“Estamos esperando [a ocorrência do] La Niña durante a primavera, mas [o fenômeno] deverá ser de curta duração e não muito intenso”, disse, ontem (21), a coordenadora de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do Inmet, Márcia dos Santos Seabra, durante evento virtual em que o instituto, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tratou das perspectivas climáticas para a primavera deste ano...

Lançamento do livro Canção de NInar Nego D'Água, de Wellington Monteclaro

Hoje é um dia especial, pois vem a público um livro muito esperado por todo povo da cultura do Vale do São Francisco: Canção de Ninar Nego D"Água, do saudoso Wellington Monteclaro. Um livro necssário ao nosso tempo, um recado deixado, escrito pelo mão do amor de quem dedicou a vida pela arte, a arte pela arte, um manifesto à vida e a cultura da nossa terra. Que nós saibamos ser gratos por esse presente de longe que para nós chega. tão presente, quão futurista, retrato em recortes de uma Juazeiro intimista, eis aqui o verdadeiro legado de um artista.

Canção de Ninar Nego D'água é uma produção pensada com muito carinho por Wellington Monteclaro, compartilhada pelo Art Pop Zine & Editora CLAE, com o apoio do Pólo teatral, toda a renda adquirida com o livro será direcionada à mãe do nosso amigo, Dona Dalva. A Editora CLAE agradece a oportunidade de fazer parte dessa história,pois nada é melhor nem mais regozijante que poder contribuir para a memória da nossa identidade cultural juazeirense, Wellingnton VIVE e nos saúda...

Utilidade Pública: Cadela Idosa DESAPARECIDA

 
Amigo Geraldo, 

Sei da importância e alcance social do seu blog, obviamente também sei que não é finalidade principal a  divulgação de qualquer tipo de notícia. Em um ato de desespero e em nome da velha amizade, por ter consciência do alcance deste veículo hoje na nossa comunidade, solicito o obséquio da divulgação da figura em anexo por ser de extrema importância, já que se trata de um animal de estimação muito idoso e que demanda cuidados especiais.

Um grande abraço,

Marcius Campello Ferraz..