As embarcações Rio dos Currais e Velho Chico, barcas de grande porte que faziam o conhecido passeio “Vapor do Vinho”, ainda estão submersas no Rio São Francisco, à montante do lago de Sobradinho (BA), onde submergiram no último dia 23. Não havia tripulantes embarcados no momento do ocorrido.
A Marinha, através da Agencia Fluvial, sediada em Juazeiro, já iniciou abriu procedimento de apuração e tem um prazo de 90 dias, a contar da data do ocorrido, para apresentar conclusões sobre esse inquérito.
De acordo com as informações, a responsabilidade pela retirada das embarcações do fundo do rio é da empresa que administra as barcas e o prazo para retirada obedece critérios semelhantes ao do inquérito.
Em nota encaminhada ao Blog, a Empresa Vapor do Vinho já havia se manifestado, informando que todos os esforços estão sendo feitos para a retirada: “As barcas vão ser retiradas de dentro do lago, onde estão a oito metros de profundidade, para que sejam feitas todas as perícias, no sentido de apontar as causas deste sinistro”, destacando ainda "as dificuldades operacionais para a retirada em função do tamanho das embarcações.".
No último contato com o Blog o comando da Agencia Fluvial justificou que não há risco na segurança das navegações no local onde as barcas permanecem submersas.
Da redação Blog Geraldo José
1 comentário
30 de Jan / 2018 às 13h22
Essa foi a história mais mal contada que eu ouvi nos últimos anos. Duas barcas enormes afundaram de uma vez só, não tinha ninguém tomando conta, ninguém viu nada, a nota não esclarece nada. Por enquanto eu só tô comendo feijão, corda ainda não.