Em entrevista ao programa CB.Poder, jornalista e atual secretário de comunicação do Distrito Federal Paulo Fona, avaliou que as fake news terão "uma presença negativa muito grande na campanha eleitoral" deste ano e que são "um problema grave que todos os candidatos terão que enfrentar".
"É ruim, porque a gente perde a oportunidade de, via redes sociais, fazer uma discussão política. É importante que tenha esse instrumento, mas que ele seja usado corretamente, para propagar ideias. Não infâmias e mentiras", disse o secretário.
Ainda segundo Fona, além das eleições, as notícias falsas disseminadas pelas redes sociais também têm impacto negativo no dia a dia do governo. "É enorme a quantidade de fake news que aparecem todos os dias. Algumas, talvez por que interessem muita gente, crescem muito rapidamente", pontuou.
Programa CB Poder
2 comentários
17 de Jan / 2018 às 08h27
Hoje em dia qualquer pessoa pode gravar um DVD - basta querer. Nem precisa tem qualidade vocal para isso. Também pode escrever o que quiser, sem nenhum embasamento histórico e científico. Cabe ao leitor selecionar a fonte dessas informações, porque uma vez publicadas na internet, muitos acreditam serem confiáveis, dependendo do local onde são publicadas. Selecionar, qualificar e julgar essas informações evitam que se propague a ignorância - grande mal deste século.
17 de Jan / 2018 às 10h45
É muito perigoso. Alguém disse: "Uma mentira repetida várias vezes pode parecer verdade". Principalmente em época de eleição, onde prevalece o vale tudo, para ganhar o voto do incauto eleitor. É preciso muito cuidado com os navegantes, no momento de votar, porque a maioria não são bons marinheiros.