A barragem de Sobradinho, localizada no rio São Francisco, a aproximadamente 50km da cidade de Juazeiro (BA), foi construída com a finalidade principal de regularizar a vazão do rio. A construção do reservatório inundou cerca de 4.214km2, obrigando a realocar em torno de 12 mil famílias dos municípios atingidos. A construção da Barragem de Sobradinho promoveu um enorme potencial de desenvolvimento com a garantia de vazão no rio São Francisco para geração de energia e disponibilização de água para irrigação.
No próximo dia 02 de janeiro de 2018, o nível da barragem de Sobradinho deve atingir 10%. Ambientalistas alertam que a situação continua gravissima. Este nível está longe do considerado normal.
Dos grandes rios brasileiros, o São Francisco é o maior e um dos mais importantes. Para 12 milhões de pessoas, o Velho Chico é um pai generoso: mata a sede, a fome, produz frutas, energia. Mas o Rio São Francisco anda muito doente. É como se o rio estivesse sofrendo de anemia grave. Em vários pontos o Rio São Francisco está quase irreconhecível. Nem os afluentes estão ajudando como antes. Na lagoa de Itaparica, a seca matou mais de 500 toneladas de peixes.
Redação Blog
1 comentário
31 de Dec / 2017 às 08h31
Bom dia Estive na Foz do São Francisco. 28.12.17 A ituação crítica, o mar já avançou 25km sobre o rio devido à falta de volume no mesmo. Famílias sofendo até sem água para beber(a mesma ficou saloba imprópria para o consumo humano), peixes do oceano pescados no rio, não se pode mais lavar as roupas no mesmo. Infelizmente é uma questão de lógica e sobrevivência, construções de barragens(limitando o volume de água). Deveriam primeiramente cuidadar das matas ciliares(deste e de todos os rios do Brasil) antes de viabilizar a necessária construções das mesmas. Acorda Brasil Feliz 2018