O trabalho de fiscalização municipal realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano e a Guarda Civil Municipal resultou na desarticulação de venda de área pública e controle de invasões na cidade. Durante as atividades ainda foram retirados de logradouros públicos animais de médio e grande porte.
A ação entre os dias 18 e 22 de Setembro fiscalizou obras, realizando o ordenamento da cidade para saber se empresas licenciadas na região estão cumprindo as leis ambientais. Em quase nove meses de notificações em estabelecimentos, interdições, notificações de embargos em obras, autos de infrações e demolições, a SEMAURB somou 3.948 ações realizadas na cidade. Esse número supera o número de todas as atividades desenvolvidas em 2016 que foi de 3.088 ações.
Durante as atividades para controle de invasão, intensificadas na cidade, a ação fiscal aplicou notificação ambiental pela extração de mineral irregular por olarias que estavam instaladas à margem do canal no Bairro Monte Castelo. Ao todo já foram controladas 38 invasões na cidade e entre as áreas acompanhadas estão: Loteamento Mulungu, Malhada da Areia, Pedro Raimundo, Distrito Industrial, Sol Levante, Alto do Cruzeiro, Nova Esperança, Monte Castelo, Barranqueiro II.
Na sexta-feira (22) uma empresa que atua com cimento na região foi notificada pela equipe de fiscalização ambiental por poluição atmosférica. Para o Diretor Operacional da SEMAURB, Jailson Silva os trabalhos desenvolvidos pela fiscalização em parceria com a Guarda Municipal tem como objetivo assegurar o cumprimento da Lei, garantir a segurança física e alimentícia da população e resguardar espaços públicos, no caso dos terrenos públicos.
“O trabalho vem sendo realizado diariamente com a fiscalização ambiental, de obras e de ordenamento. Temos diversas frentes de trabalho na cidade, a GCM está ativa desde abril e essa gestão cooperada só traz ganhos para o desenvolvimento do município. Nosso objetivo não é impedir nenhuma atividade econômica na cidade, apenas resguardamos para que aconteça de maneira segura e ordeira”, pontuou.
A SEMAURB lembra que área pública é destinada a uso para o bem comum da população a exemplo de: construção de escolas, postos de saúde, quadras poliesportivas, praças. A secretaria alerta às pessoas que buscam investir em um terreno que sempre procurem a documentação do terreno junto ao cadastro imobiliário do município e sempre desconfie dos baixos preços. Área pública não tem usucapido e, quem compra, infelizmente perde o dinheiro.
A população que busca informação ou deseja realizar uma denúncia ou reclamação pode entrar em contato com a secretaria pelo telefone 153 da Guarda Civil Municipal (ligação gratuita) ou pode registrar a demanda na sede da secretaria que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/n, Centro.
Débora Sousa/ SEMAURB
7 comentários
25 de Sep / 2017 às 14h33
Amigos leitores desse conceituado blog, tem um terreno no Palmares que foi invadido há mais de 3 anos e esse mesmo terreno irregular é de propriedade de uma pessoa que no passado ele não era nada, uma pessoa normal, mas hoje é ligado ao atual governo. Esse terreno foi embargado pela prefeitura na época, pois o mesmo foi invadido. No mesmo tempo ele foi alicerçado e murado, mas logo os fiscais identificaram a irregularidade e parou a obra. mas esse cidadão hj se tornou vereador e se aliou ao governo, pelo alinhamento o mesmo conseguiu regularizar o terreno público no bairro do Palmares.
25 de Sep / 2017 às 14h46
Parabéns pelo trabalho, Juazeiro estar precisando de mais de ordenamento publico.
25 de Sep / 2017 às 20h06
Antonio Conselheiro, é um dos bairros que passa por este problema, eu não vejo nenhuma fiscalização naquele bairro, ou será que já doaram os terrenos públicos? Se não doaram, está na hora de fazer o mesmo que vem fazendo com outras terras públicas.
25 de Sep / 2017 às 21h28
Muito bom esse trabalho da secretaria . Peço que visitem o projeto Mandacaru I para a fiscalização de SOM,veículos com sons altíssimo e ainda tirando o sossego dos donos de roças e chácaras... É muito bom que também fiscalizem construções de condomínios irregulares que estão servindo de coito para desputas de som.
26 de Sep / 2017 às 23h25
eu queria muito que a secretaria fosse fazer uma fiscalização dessa na lagoa de bosco no bairro jardim vitoria estão construindo casa em lugar onde fica rua tenho a planta de bairro e ví varias invasoes lá, sou prorietario de um terreno lá tem uma esquina na frente do meu terrono mas teve um fulano que fez um alicerçe onde seria feito uma rua e fez uma casa urgente secretaria tem meia duzia de invasores invadindo os terrenos do jardim vitória terrenos publicos por sinal . aonde está a lagoa esta sendo aterrado e ao mesmo tempo invadem alí está no projeto pra ser uma praça publica
27 de Sep / 2017 às 16h22
QUER QUE ISSO MEU DEUS , VAMOS NESSA AMBULANTES VAMOS DAR O TROCO ANO QUE VEM, PACIENCIA , TENHAM CALMA, A HORA DA VERDADE TA CHEGANDO. FESTA DOS VAQUEIROS QUEM VAI COMEMORA SE TÃO FECHANDO LOJAS E COMERCIO , NINGUEM TEM DINHEIRO PRA PAGAR , ENQUANTO ISSO CARROS DA PREFEITURA LEVANDO CRIANÇAS NAS ESCOLAS E NOS TRABALHOS EM OUTROS ESTADOS , NAS ROÇAS . ESTOU MENTINDO AGENOR, VA FECHAR O BAR DA SOGRA DA SECRETARIA ANGELITA NA RUA DOS INGLESES, QUE NÃO TEM ALVARÁ E AINDA DIZ QUE QUER VER QUEM FECHA. GOSTARIA DE SABER SE SUA EMPRESA ESTA LEGALIZADA QUAL É MESMO O NOME DELA ?KKKKKKKKKKKKK.
27 de Sep / 2017 às 16h23
SE MECHER NESSE SETOR ACHO QUE VAI TER GENTE EXCLUIDO DA GUARDA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. NÃO TEM QUEM FAÇA DENUNCIA