Com a reportagem postada neste blog de Herlon Muzatier Nascimento da Silva que denunciou e acusou a Maternidade Municipal de Juazeiro de maus tratos e negligência médica, dezenas de mães procuraram o Blog para denunciar outros fatos que envolvem o hospital.
Andressa Fernandes Bezerra da Luz, 20 anos, residente no Distrito de Carnaíba do Sertão, relatou o drama vivido: O parto foi realizado no chão da Maternidade na madrugada do dia 28 de julho. "Dei entrada no dia 27 de julho. Logo depois da meia noite ganhei meu menino deitada no chão. Antes me ajoelhei pedindo ajuda ao médico", relata Andressa.
De acordo com ela, naquele dia foi informada que na maternidade as gestantes estavam sendo transferidas para Petrolina e "não havia material para realizar o parto". "Minha bolsa estourou e agarrei na mão do médico. No chão ele cortou o cordão umbilical, tirou a placenta. Havia lixeiras no local onde ganhei meu filho", lembra Andressa.
As cenas foram filmadas e gravadas pela mãe de Andressa. Andressa hoje sustenta o filho nos braços, o pequeno A.C.F, que está bem de saúde, "apesar de todo o sofrimento e humilhação". Andressa diz que está fazendo tratamento psicológico para superar os traumas.
Dona Maria de Fátima Fernandes, 45 anos, mãe de Andressa, presenciou o parto realizado no chão da maternidade. Ela disse que um momento de alegria se transformou em muita dor. "Muito sofrimento uma mãe ver uma filha ser tratada desse jeito cruel. Meu neto chegar ao mundo desse jeito. A prova está nas fotos e videos".
A direção do blog adverte ao leitor que as cenas das fotos são bastante fortes e impróprias para menores de 18 anos, por isto usamos recursos técnicos para não expor a família. O vídeo é ainda mais forte e por esta razão o corpo diretivo do Blog entendeu que não devia levar a jovem mãe a tamanha exposição pública, embora ela tenha permitido a sua divulgação.
Confira a nota da Secretaria de Saúde de Juazeiro. Veja aqui.
Da redação Ney Vital
20 comentários
25 de Aug / 2017 às 07h38
Cadê a secretária Fabiola que era médica de lá, era pra dar uma atenção melhor ou fechar de vez. Já chega de tanto descaso . a vice Dra Dulce mãe da da secretária de saude prometeu horrores os palanques em campanha políticas, garantiu que a saúde e juazeiro ia melhorar. Melhorou nao! ja estava na uti, agora so falta desligar os aparelhos pq ja esta morta. Ministério público por favor!
25 de Aug / 2017 às 08h19
Mais e mais denúncias estão chegando... Pode vir coisa pior aí
25 de Aug / 2017 às 08h46
Acho que este problema da saude piorou depius que Mixeu Temir e Quim juntou com Aesiu PSDB para derrubar o Partido dos Trabalhadores. Mas o povo é soberano! Confira a chegada do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, ontem (18), em Cruz das Almas, e o depoimento emocionante de Dona Joana, 83 anos, que teve sua vida mudada pelo governo de Lula. Vídeo de Guilherme Imbassahy para os Jornalistas Livres
25 de Aug / 2017 às 09h03
INACREDITAVEL...ESTAMOS NA SELVA É??
25 de Aug / 2017 às 09h14
Que tratamento desumano...
25 de Aug / 2017 às 09h18
DERRAMEI-ME EM LÁGRIMAS, AO LER ESTA REPORTAGEM, LAMENTÁVEL, QUE TANTA FALTA DE DESUMANIDADE É ESSA NESSA ATUAL GESTÃO COM OS CIDADÃOS. GESTORES O DINHEIRO É DO POVO,PORQUE NÃO APLICAM EM SAÚDE, EDUCAÇÃO, DENTRE MAIS?
25 de Aug / 2017 às 09h22
Carlão independente de ser forasteiros ou não, o problema é a incompetência destes gestores. Abusei essa saúde! o MP está cagando para nós, quantas vezes o povo reclama e vc não vê uma palavra do MP, ganhando milhares de reais só para sentar e fingir que tudo está perfeito.
25 de Aug / 2017 às 09h29
vão dizer que é mentira, que é coisa de quem não desceu do palanque, vão vir com números números números e repetir a conversa fiada que a saúde é prioridade, estorinha contada deste a primeira gestão do ex que o nome eu não cito pra dar cartaz
25 de Aug / 2017 às 09h34
Cadê a secretária que é médica obstetra? Cadê a coordenadora de enfermagem senhora Maristela? Um descaso...,acorda Juazeiro!
25 de Aug / 2017 às 09h41
Numa situação dessas vemos que não é caso de interdição, mas sim de exoneração! É vergonhosa essa uma situação. A solução do problema é COMPETÊNCIA mesmo.
25 de Aug / 2017 às 09h55
Pessoal sejamos sensatos, o Ministério público age sim e como age, acontece que vocês precisam provocarem a justiça . Ao invés de estarem criticando um órgão tão importante na defesa do cidadão ,deveriam ir até a promotoria e formular a denuncia .
25 de Aug / 2017 às 10h04
Ainda aparece um pra falar mal dos médicos , fazer parte de joelhos com a coluna torna é algo prazeroso ?
25 de Aug / 2017 às 10h18
Mas toda sexta tem obra...a velha politica da maquiagem! só muda se nos mudarmos..
25 de Aug / 2017 às 11h11
Isso que vem acontecendo n e de agora eu tive minha filha lá ela nasceu com 5k eu tinha que ter Cesário o médico puxou minha filha com tudo e deslocou o braço direito de minha filha hoje minha filha está com 12 anos e perdeu os movimentos do braço esse hospital teria que ser fechado a muito tempo Samos mulheres queremos respeito
25 de Aug / 2017 às 14h00
Se pelo menos os forasteiros fossem competentes e gostassem de nossa cidade.não São dois preceitosraivosos.gozando de toda uma cidade.que votou neles deve se envergonhar pagar salário pra dois prefeitos. E a você você Maria botou logo foi a filha neste cargo que só nos traz sofrimento.vamos apelar pra Deus.estes caras toda sexta pinta um meio Foi,calça uma rua e fica fogos com nosso dinheiro dizendo que é obra.vai embora misérias deixa o povo de Juazeiro em paz!
25 de Aug / 2017 às 14h04
Aonde vamos parar??? mais uma de muitas. espero que através das atuais denuncias mais maes tomem coragem e façam a mesma coisa.
25 de Aug / 2017 às 14h48
Lamentável! E agora o que dirão? Que fizeram o parto no chão pq atenderam ao pedido da parturiente? Pense numa raça corporativista... No dia que um hospital ou um médico reconhecer que houve negligência médica, preparem-se é o fim. Com a palavra a tão elogiada e competente dra. Fabiola?
25 de Aug / 2017 às 14h55
Ah! Esqueci de mencionar um detalhe, irão dizer que foi parto humanizado, já que nossa secretária é expertise nessa área.
25 de Aug / 2017 às 15h00
Juazeiro - Povo marcado, povo feliz.
25 de Aug / 2017 às 17h28
Gostaria de saber quando vai sair nova lista do minha casa minha vida