Dois garimpeiros morreram em mais um acidente ocorrido na mina de ametistas na região da Quixaba, em Sento-Sé, norte da Bahia, na noite de domingo (20), de acordo com a Polícia Militar. Os dois mortos, Ivanilson Bezerra da Silva, 22 anos e João Martins Cordeiro Filho, 35 anos, segundo a Polícia Militar foram vítimas da explosão de dinamite na mina.
Desde que a mina foi descoberta em maio deste ano em Sento-Sé, ao menos outros três acidentes já ocorreram. Já são mais de dez pessoas feridas. Os acidentes mais graves ocorreram no dia 13 de junho, 7 de julho e o último acontecido no domingo 20.
A gestora ambiental da cooperativa de garimpeiros da região, Liliane Souza, disse que as escavações em áreas urbanas são proibidas e que os garimpeiros já foram alertados. O Departamento Nacional de Produção Mineral da Bahia (DNPM) já enviou funcionários do orgão ao local e segundo informações havia proibido o uso de dinamites durante as explorações.
De acordo com informações, tudo no garimpo é improvisado, desde o espaço de mineração às negociações. Parte do garimpo já chegou a ser interditado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) após serem encontradas irregularidades. A mina tem atraído milhares de pessoas à região. As pedras são comercalizadas por R$ 500 a R$ 3 mil.
Redação Blog com informações Sento-Sé Notícias e Bahia Noticias
1 comentário
21 de Aug / 2017 às 22h52
Geraldo, a situação no garimpo é de guerra. Uma calamidade social. Um formigueiro humano de fome e sede e alguns poucos que exploram a pobreza que explode na madrugada. Ainda bem que o blog não silenciou o que os outros meios de comunicação escondem.