O boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou que o reservatório de Sobradinho está com apenas 8% do seu volume total de armazenamento.
Este final de semana em Maceio, Alagoas, membros do Grupo de Trabalho (GT) instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) estiveram reunidos para discutir as condições para a operação do Sistema Hídrico do rio São Francisco. O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, apresentou a proposta do limite para a "curva" de segurança operativa e limites para as vazões mínimas médias diárias a serem liberadas pelos reservatórios.
“Nós do Comitê temos defendido junto à ANA a definição de um critério claro de operação dos reservatórios. Essa é a alternativa para sair desse cenário de caráter emergencial", disse Miranda.
O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valmir de Albuquerque Pedrosa e o consultor Pedro Molinas apresentaram seus relatórios referentes às propostas apresentadas pela ANA. Eles apontaram questões como impactos das defluências reduzidas na foz do Velho Chico; defenderam a realização de batimetria, ação que demonstra profundidade do rio e que permite determinar a topografia do seu leito, entre outras questões.
Molinas apresentou uma informação preocupante. Segundo ele, desde 2012 não se registra nem mesmo 50% de armazenamento dos reservatórios.
CBHSF
2 comentários
21 de Aug / 2017 às 16h57
NENHUMA NOVIDADE. O QUE QUEREMOS SABER. VAI GERAR ENERGIA ATÉ A ULTIMA GOTA. TRES MARIAS JÁ NAO GERA ENERGIA. E SOBRADINHO? DEVE-SE PASSAR PARA DOIS OU TRES DIAS SEM UTILIZAR AGUA PARA PLANTAÇÃO. AUMENTAR A FISCALIZAÇÃO DOS PROJETOS. CONTINUAM A GASTAR AGU COMO SE NÃO TIVESSE ACONTECENDO NADA. PREPARAR E FAZER UM RACIONAMENTO DE UM DIA NAS GRANDES CIDADES NO VELHO CHICO. E OS OLITICOS DEIXAREM DE APARECER E FAZER PROPAGANDA COM OS PROBLEMAS DO VELHO CHICO.
21 de Aug / 2017 às 17h19
Tem necessidade de fazer uma transposição do rio Amazonas pra o rio Tocantins, e do rio Tocantins para o rio São Francisco, em torno de 2.000 m3/s a 6.000m3/s deste modo a situação de Sobradinho como do rio São Francisco e como o rio Parnaíba poderia mudar!