Ação conjunta resulta na doação do bagaço da cana-de-açúcar para alimentação dos rebanhos de Juazeiro

Depois de reuniões realizadas com a empresa Agrovale, ficou acordado com a Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) a doação de 300 toneladas do bagaço da cana-de-açúcar para serem distribuídos às associações de produtores rurais de Juazeiro. A ação conjunta é resultado da busca por alternativas viáveis para suprir as necessidades alimentícias dos rebanhos (caprinos, ovinos e bovinos) do município.

O processamento da fabricação do álcool, açúcar e do melaço (uma solução de sacarose) produzidos na Agrovale resulta no bagaço da cana que, além de ser utilizado para alimentação dos animais, também é empregado na geração de energia e na cobertura morta (proteção do solo) das plantações frutíferas dos projetos de irrigação. “A ADEAP tem se preocupado constantemente com a situação dos produtores da região, principalmente da área de sequeiro do nosso município. Por este motivo, procuramos a Agrovale em busca da parceria que resultou nessa magnifica ação. O bagaço doado está sendo distribuído aos produtores, através das associações cadastradas”, explicou a titular da ADEAP, Maraiza Carvalho.

Apesar do bagaço da cana não possuir um teor elevado de proteína, misturado com rações concentradas supre as necessidades alimentícias dos rebanhos. “Essa ação é de grande importância, uma vez que os produtores se encontram descapitalizados em virtude dos sete anos consecutivos de seca. O nosso objetivo é amenizar a carência alimentar desses rebanhos. O bagaço será usado como um paliativo de emergência, mas dependendo do balanceamento da mistura das rações, os animais poderão ganhar peso e até mesmo tornarem-se propícios ao abate”, informou o diretor de Pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco).

Para o gerente administrativo da Agrovale, Marcos Rocha, a ação é de grande importância para o município. “Cientes da difícil situação em que muitos produtores se encontram em decorrência da seca, ficamos sensibilizados em fazer essa doação que poderá contribuir para sobrevivência dos rebanhos e melhorar a vida do homem do campo. É uma felicidade ser parceiro do município, através de uma ação tão importante’”, afirmou.

As associações rurais de caprinos, ovinos e bovinos de Juazeiro, podem adquirir o ‘bagaço’ através do cadastramento realizado na sede da ADEAP, localizada na Rua Oscar Ribeiro, nº 110, Centro, Juazeiro BA.  É importante informar que cada associação só poderá adquirir uma carrada do produto e o transporte ficará sob a responsabilidade da mesma.

Lene Radina/ASCOM ADEAP