A difusão midiática de fenômenos como o jogo Baleia Azul e o sucesso da série estadunidense ‘13 Reasons Why’ têm provocado na população e nas comunidades científicas a necessidade de falar sobre a adolescência. Com esse intuito, será realizada a II Jornada de Estudos em Psicanálise, organizada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Saúde Mental (NuPSaM). O evento trabalhará a temática “Adolescência: do desejo à violência” e acontecerá dia 18 de julho, no auditório da biblioteca do Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de formulário eletrônico ou presencialmente, no local do evento, a partir das 18h, horário da abertura. A jornada vai até às 22h e será dividida em duas mesas redondas, onde haverá a apresentação de trabalhos sobre especificidades da adolescência na perspectiva psicanalítica. Estarão presentes, mediando as discussões, as professoras Shimênia Cruz, doutora em Psicologia, e Leilane Bonfim, Mestre em Psicologia e especialista em Teoria da Psicanálise de orientação lacaniana, ambas do Colegiado de Psicologia da Univasf.
De acordo com Olivanildo Frazão, estudante de psicologia e organizador do evento, o objetivo da Jornada é fomentar discussões a respeito do tema e aproximar o NuPSaM da comunidade, viabilizando um espaço de explanação de trabalhos dos estudantes e construção de novas narrativas através da troca de experiências. “A finalidade da jornada é fornecer aos presentes, um vislumbre do que é o trabalho do psicanalista voltado à compreensão e as concepções acerca da adolescência na atualidade e debater o modo como a Psicanálise se posiciona eticamente frente às demandas específicas do nosso contexto cultural”, conta Frazão.
O projeto Jornadas de Estudos em Psicanálise da Univasf tem como objetivo promover um espaço de discussão sobre as produções em Psicanálise do Grupo de Estudos do Núcleo de Psicanálise e Saúde Mental (NuPSaM) e apresentá-los às comunidades acadêmica e externa. A I Jornada aconteceu em abril deste ano e discutiu a temática sobre gênero e sexualidades.
Ascom Univasf
0 comentários