Trabalho contra o tabagismo é realizado nas AMEs em Petrolina

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Muitos estudos evidenciam que o consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias. 

Para combater essas doenças, a Secretaria de Saúde de Petrolina está desenvolvendo um trabalho de conscientização com a população que utiliza o Serviço Único de Saúde (SUS) no município. "As ações educativas estão sendo realizadas em grupos nas Unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AMEs), sob a coordenação das equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF)", ressaltou a secretária de saúde, Magnilde Albuquerque.

No bairro Cohab Massangano, zona oeste da cidade, a AME Ricardo Soares tem encontros a cada quinze dias. De acordo com a psicóloga, Stephane Souza, o trabalho vem sendo realizado desde o começo do ano. "É um grupo aberto para todas as pessoas da comunidade que desejam parar ou diminuir o uso cigarro. Nós orientamos e apoiamos essas pessoas", frisou.

As orientações também são realizadas nas AMEs dos bairros Areia Branca e Henrique Leite, todas as terças-feiras. Já na unidade Lia Bezerra, localizada no bairro Jose e Maria, o grupo deve iniciar no mês de Julho. Para participar o interessado deve procurar uma das unidades para obter mais informações sobre a programação das atividades.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo do tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas todos os anos, sendo responsável por cerca de 16% de todas as mortes provocadas por doenças crônicas não transmissíveis. O custo aos lares e aos governos passa de US$ 1,4 trilhão em despesas com saúde e com a perda de produtividade. Estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta.

Ascom/Petrolina