Campo Alegre de Lourdes é um município no extremo norte da Bahia. Com mais de 2.700 quilômetros de área territorial e em torno de 30 mil habitantes, calor o ano inteiro, Campo Alegre, já foi Peixe e Catita nos tempos em que era distrito de Remanso. Se não lhe faltavam nomes; nunca do agrado dos que lá nascem e vivem, sempre faltou água.
Ao longo de 70 anos, desde o reconhecimento como vila em 1938, inúmeros políticos faturaram votos e liderança com duas promessas básicas ao povo de Campo Alegre: Estrada e Água. Poucos levaram a sério as promessas, que apesar do esforço de alguns, nunca saíram do papel.
Esta realidade começou a mudar em 2012. Gean Antunes, Presidente da Associação Popular Campo Alegrense em Prol da Adutora do Rio São Francisco, com a colaboração dos Agentes Comunitários de Saúde, recolheu 7.649 assinaturas e, com o abaixo assinado em baixo dos braços, caminhou por todos os órgãos estaduais e federais reivindicando a construção da adutora a partir do Rio São Francisco, a menos de 100 quilômetros.
Naquele ano, de deputados à presidente da República e dirigentes de órgãos federais receberam o documento e em 2013, o então Ministro Fernando Bezerra Coelho, atendendo a população de Campo Alegre e ao vereador de Petrolina, Pérsio Antunes (Campo Alegrense), autorizou a execução do projeto da adutora, conforme contrato 0.118.00/2013, no valor de 79,6 milhões, com data de início em 25/01/13 e término em 21/03/17. Em outubro de 2013, o governador da Bahia Jacques Wagner e o Presidente da Codevasf, lá em Campo Alegre, sob o sol de 40 graus, assinaram a ordem de serviço de execução da adutora.
Gean Antunes não se acomodou: Continuou acompanhando as obras, se informando das dificuldades de liberação dos recursos. No último dia 25, Gean Antunes e Pérsio Antunes, em Brasília, conseguiram junto ao Senador Fernando Bezerra e à Presidente da CODEVASF, Kênia Régia Anasenko, interferência junto ao Ministério do Planejamento para a liberação de um aditivo, no valor de 19,2 milhões, necessários para o término da obra. Além disso a Presidente da CODEVASF liberou os recursos necessários à COELBA para energização da adutora.
Em 60 dias, a sede de Campo Alegre dará fim à sede; dentro de mais algum tempo Angico dos Dias, comunidade de Campo Alegre também receberá água do São Francisco; graças a Gean Antunes, ao Senador Fernando Bezerra Coelho, à Pérsio Antunes e à vontade, fé e determinação do povo de Campo Alegre que nunca desistiu do sonho.
“Na inauguração, já garantida a presença do Senador Fernando Bezerra e a Presidente da CODEVASF, teremos o Povo e todos aqueles que contribuíram com a realização deste sonho” – comemora Pérsio Antunes e completa – “Dessa vitória todos vão querer se apropriar, mas a História, documentada, mostra quem realmente foi à luta”.
Ascom
9 comentários
27 de Apr / 2017 às 21h50
Água,um sonho que se torna realidade,e graças a um político de Petrolina,enquanto o político de lá Pedro pula pula nada fez,nem mesmo quando estava do lado de vários governos,e até mesmo com Gedel Vieira Lima no ministério da integração nacional
28 de Apr / 2017 às 09h00
todos golpistas....19 milhoes
28 de Apr / 2017 às 09h37
Não tem nada a ver com político de Petrolina ou de Campo Alegre de Lourdes. Havia um projeto básico elaborado pela HITA Engenharia em 2007, contratado pela CERB, que posteriormente foi repassado a Codevasf, que licitou a obra em 2013, no valor total de 79,6 milhões. Nunca houve aditivo no valor de 19,2 milhões no referido contrato. Recomendo ao blog verificar as informações junto as fontes fidedignas para não comprometer a confiabilidade das mesma.
28 de Apr / 2017 às 09h42
Em complemento ao comentário anterior, informo que a obra ainda não foi concluída por necessidade de complementação de empenho, pois desde o inicio das obras os 79,6 milhões não foram disponibilizados para a Codevasf, necessitando ainda de cerca de 20-22 milhões para conclusão das obras. A Codevasf contudo mantém incansável gestão junto ao ministério da integração para obtenção dos recursos e é provável que nos próximos 30 dias esse recurso seja liberado para conclusão das obras e o beneficio da população local finalmente seja alcançado.
28 de Apr / 2017 às 09h52
Uma coisa eu sei: o que não vai faltar é pai para essa obra que encontra-se em fase de conclusão e testes, mesmo que de outros municípios. Parece que vale tudo para ganhar um cargo público. Mais uma vez, reforço ao blog que averigue as informações junto as fontes ligadas diretamente ao evento antes de publicar, no caso em questão a Codevasf, de forma que o blog garanta a sua credibilidade. Moro há pouco tempo na região e sei do grande respaldo que o blog possui.
28 de Apr / 2017 às 09h54
Os únicos merecedores de mérito pelo sucesso desse empreendimento é a Codevasf e o Ministério da Integração por implementarem o desenvolvimento regional em toda a sua área de atuação e garantirem uma infraestrutura hídrica mínima que a população merece.
29 de Apr / 2017 às 10h16
Ei VAN HORST FRISHKORN; Seu nome tem Neto no fim? Seu emprego é na 6ª? E foi Geddel que indicou? E é verdade que quer ser deputado de novo?
02 de May / 2017 às 16h11
Boa tarde CRÉDULO, Não, Não, Não e Não, respondendo a seus questionamentos. Como disse nos comentários anteriores, apenas retratei a realidade da obra e sugeri a obtenção de informações a fontes ligadas diretamente com o empreendimento de forma a evitar "devaneios" e comprometer a credibilidade do blog. Apenas isto. Ao mediador do blog que analisa os comentários, sugiro que divulge/aprove apenas aqueles comentários que agreguem valor a matéria.
28 de Jun / 2017 às 10h56
Por favor, Por não ter acesso a fonte, solicito que nos informem onde está o recurso que conseguiram em Brasília da ordem de 19,2 milhões porque na Codevasf nunca chegou até hoje!!! Caso a informação não processo o blog deveria retratar-se para com o público.