Prefeitos do Território do Sertão do São Francisco discutem recuperação, manutenção e uso de máquinas pertencentes ao Constesf

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) reuniu, na tarde desta quinta-feira (16), prefeitos dos municípios do Território para apresentar a patrulha mecanizada do Consórcio oriunda do extinto Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Em assembleia convocada pelo presidente do Constesf e Prefeito de Canudos, Genário Rabelo, os prefeitos Lindomar Dantas (Uauá), Luiz Vicente Berti (Sobradinho), Wilker Torres (Casa Nova), Paulo Bonfim (Juazeiro), Enilson Marcelo Rodrigues (Campo Alegre de Lourdes), José Filho (Remanso), a prefeita Ana Passos (Sento Sé) e o secretário de Pilão Arcado, Luiz Neto, puderam debater estratégias e a logística para a recuperação, manutenção e uso das máquinas de acordo com a necessidade de cada município.

De acordo com o presidente do Constesf, o objetivo principal da assembleia foi apresentar aos gestores o acervo de máquinas que o Constesf possui e as implicações que algumas têm para o funcionamento. "Esse momento é importante para que todos informem suas demandas para que juntos possamos realizar as manutenções de nossas máquinas fazendo-as servir à população, recuperando e melhorando nossas estradas. Temos também a possibilidade de firmarmos convênios junto ao governo do Estado da Bahia para desenvolvermos projetos visando o beneficiamento da agricultura familiar. Esse é o objetivo do Constesf, articular e viabilizar benefícios em prol dos 10 municípios pertencentes ao Território do Sertão do São Francisco", declarou, Genário Rabelo.

Na ocasião, os gestores municipais puderam também ter acesso à estrutura política e desenvolvimento do turismo no Vale, com destaque para o Enoturismo, apresentado pela Câmara de Turismo do Vale do São Francisco e conheceram a composição do Colegiado do Território do Sertão do São Francisco, suas áreas de atuações e funções. Destacou-se também a articulação do Constesf para futuros convênios que irão beneficiar o Território com limpeza de aguadas e recuperação das estradas.

Ainda segundo o presidente do Constesf, na última segunda-feira (13), o mesmo participou de uma reunião com o Secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcus Cavalcanti; o Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti; o Deputado Federal, José Nunes e o articulador político do Constesf, Victor Berti, onde discutiram o início do convênio que foi assinado em 2016, com o objetivo de executar obras de manutenção das estradas dos 10 municípios consorciados ao Constesf.  

Ascom