A equipe de nutricionistas, que atua no programa Nova Semente, realizou no período de setembro a novembro de 2016 uma pesquisa nutricional com 2.100 crianças de ambos os sexos, entre 4 a 6 anos, para avaliar peso, altura, perímetro cefálico e IMC (Índice de Massa Corporal) dos assistidos pelo programa.
O resultado da pesquisa indicou que a alimentação oferecida pelo Programa Nova Semente, além de ser balanceada e saudável, atende as necessidades nutricionais dessas crianças já que 75% delas estão com peso adequado para sua idade e 70% estão com peso adequado para sua altura, consequentemente um total de 79% de crianças evoluíram positivamente seu estado nutricional apresentando seu IMC para idade adequado. Constatou-se também que as crianças que aderiram ao programa mais precocemente tiveram seu ganho em peso e altura menos afetados por uma alimentação inadequada. Além disso se observou a mudança dos hábitos alimentares dessas crianças pelo fato de realizarem 5 refeições diárias na unidades escolar elas levam para seu convívio domiciliar este hábito saudável que por sua vez contagia toda a família.
Para a nutricionista Georgia Tereza, uma das responsáveis pelo estudo, os primeiros anos de vida de uma criança são caracterizados por crescimento acelerado e enormes aquisições no processo de desenvolvimento. "Quando o assunto é alimentação, e principalmente se é dirigida a crianças neste período, há princípios básicos que precisam ser seguidos para garantir qualidade de vida e menor risco de desenvolvimento de doenças", avalia a profissional.
O hábito alimentar da criança nessa faixa etária e a promoção da alimentação saudável dentro do ambiente escolar, é extremamente importante e reflete diretamente em seu crescimento e desenvolvimento. É o que indica Geanne Batista, nutricionista que também esteve a frente da pesquisa. "Elas têm o acesso aos alimentos no ambiente escolar através das refeições oferecidas pela escola. Ações de educação alimentar e nutricional parecem influenciar as escolhas alimentares saudáveis, especialmente quando realizadas de forma contínua e rotineira", argumenta Geanne. O papel da escola é fundamental e, cumprido adequadamente, torna-se importante a construção de programas de educação nutricional integrados ao currículo e à merenda, com a participação da família.
Para o prefeito Julio Lossio, o resultado da pesquisa endossa o êxito do modelo adotado pelo programa Nova Semente. "Entre as populações de risco, as crianças em idade escolar e pré-escolar, são um grupo altamente vulnerável às deficiências, o que gera grande preocupação na área de saúde publica pelos prejuízos físicos e cognitivos que acarreta ao desenvolvimento dessas crianças na presença de uma alimentação inadequada. Acertamos em oferecer para as nossas crianças o melhor em todos os quesitos", avalia o gestor municipal.
Ascom Prefeitura de Petrolina
0 comentários