Com o objetivo de chamar a atenção da população para o combate ao vírus HIV, transmissor da Aids, a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro realizou nesta quinta-feira (01), Dia Mundial de Luta Contra à Aids, com diversas atividades na Praça Barão do Rio Branco. A população presente contou com: palestras, realização do teste rápido de detecção de HIV/Aids, Sífilis e Hepatites, além da distribuição de panfletos informativos e preservativos femininos e masculinos para conscientizar a população sobre a importância da prevenção.
A Secretaria de Saúde estimou cerca de 200 testes rápidos realizados durante a ação. A dona de casa, Maria Célia, de 38 anos, foi uma dessas pacientes e ressaltou a importância da prevenção. “Estava indo ao banco e me deparei com esse evento, resolvi fazer o teste para saber se tenho alguma dessas doenças. Graças a Deus deu negativo, é bom a gente procurar saber, pois tem muitas doenças silenciosas. Gostei muito e a prefeitura de Juazeiro está de parabéns pela ação. Precisamos nos cuidar”, disse a moradora do bairro Piranga.
Foi entregue também um kit de preservativo para o público presente. Antonelma Santos, funcionária da Farmácia do CIDHA entregou camisinhas e orientou ao público presente a importância da prevenção. “O evento teve como objetivo orientar a população diante dos riscos das doenças sexualmente transmissíveis, bem como foi realizado teste rápido de HIV. Os testes levam cerca de 20 minutos e caso dê positivo, o usuários precisam procurar o Centro de Informações de Infecção Sexualmente Transmissível”, disse.
Durante o evento, Marinalva Ferreira, visitadora do programa IST/AIDS palestrou para a população sobre o uso corretos da camisinha feminina e masculina e destacou os riscos de pegar a doença. “O teste do HIV é de suma importância, pois a Aids tem tratamento e quanto antes for detectada mais qualidade de vida o paciente terá. É possível conviver com a Aids. O objetivo do evento é justamente detectar o quanto antes a doença e iniciar o tratamento”, explicou Marinalva.
O vendedor Carlos Batista, de 36 anos, diz ter gostado da palestra e sentiu aliviado quando os resultados dos testes deram negativo. “É sempre bom realizar esses exames, muitas vezes não ligamos muito para nossa saúde e pode ser que estejamos infectados. Os testes foram rápidos e logo recebemos o resultado. Gostei também da palestra que foi muito esclarecedora sobre os riscos de contrair o vírus HIV”, externou o morador do João Paulo II.
A Superintendente de Humanização, Tatiane Malta, ressaltou que o principal objetivo do evento é conscientizar a população em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e a Aids, facilitando o acesso ao diagnóstico com foco na adesão dos HIV positivos ao tratamento. “Precisamos combater o preconceito, e mostrar para a população por meio dos materiais que distribuímos que é possível a pessoa conviver com Aids sem perder a qualidade de vida, desde que a mesma descubra precocemente a doença, faça adesão ao tratamento e der continuidade ao mesmo”, concluiu Malta.
Sobre a doença
AIDS pode ser transmitida por meio do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.
O Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em uma Assembleia realizada em outubro de 1987. O governo brasileiro, através do Ministério da Saúde, começou a promover campanhas de apoio ao Dia Internacional de Luta contra a AIDS desde 1988.
Juazeiro dispõe do serviço em tratamento da IST/AIDS
Em Juazeiro, desde 2007 já foram confirmados pela Secretaria de Saúde cerca de 600 casos.
O Centro de Informações de Infecção Sexualmente Transmissivel- IST, HIV e AIDS de Juazeiro presta atendimentos especializados, testagem de sorologia (HIV, sífilis e hepatites virais) e acolhimento aos usuários de Juazeiro e de municípios da Macrorregião Norte da Bahia. Além disso, realiza consultas e atendimentos pela equipe multiprofissional do Núcleo, formada por médico, dentista, farmacêutico, psicóloga, enfermeira, assistente social e auxiliar de enfermagem.
O Núcleo funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas para o público atende até a quinta oferecendo vários serviços para a população, como distribuição gratuita de medicamentos, preservativos, além da realização de exames de sorologia para HIV, Sífilis e Hepatite. Na Sexta, tem expediente interno.
O CIDHA fica localizado na Rua 07, nº 279, bairro Maringá, onde funcionava o antigo posto de saúde.
Daniela Duarte/ SESAU
0 comentários