A Casa de Saúde do município de Remanso, na microrregião de Juazeiro, anunciou seu descredenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de 1º de janeiro de 2017, os pacientes não serão mais atendidos na unidade pelo SUS. De acordo com o diretor administrativo da Casa de Saúde de Remanso, Cícero Ribeiro, entre os motivos para o descredenciamento estão faltas de pagamento praticadas pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e a tabela nacional do SUS, que se encontra defasada há mais de 15 anos e sem perspectivas de correção.
"Os índices de inflação do setor de saúde, geralmente, são acima do índice de inflação do IPCA usado no dia a dia; então, temos um impacto muito grande. Além do aumento dos insumos, tivemos aumentos salariais reais acima da inflação. Hoje é completamente inviável para o hospital particular permanecer prestando atendimento pelo SUS. Não existe margem para conseguirmos equilibrar", afirmou ao explicar que a unidade continuará atendendo à rede de saúde suplementar.
Ribeiro ressaltou ainda que a situação da unidade junto ao SUS é definitiva, visto que não há perspectivas de recomposição da tabela, sobretudo neste momento de crise econômica. "É uma decisão tomada em definitivo, não é intempestiva. Vimos ao longo de anos discutindo e chegou o momento em que o equilíbrio econômico-financeiro da instituição está em risco", concluiu. Segundo nota, ofícios enviados a dirigentes de órgãos públicos de saúde informaram o descredenciamento e solicitaram providências para evitar transtornos aos usuários do SUS.
Bahia Notícias
2 comentários
21 de Nov / 2016 às 17h33
Isso significa inchaço no SUS Petrolina-Juazeiro/São Raimundo Nonato-Pi.
22 de Nov / 2016 às 09h44
É lamentável essa notícia do fechamento dessa Unidade de Saúde, para a população carente da nossa região: Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, e alguns municípios do Estado do do Piauí, que usa o SUS para tratamento de saúde.