Enfermeiros do HDM/IMIP apresentaram conclusão de Residência em III Mostra Científica de Enfermagem

Na última sexta-feira (04/11), o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), realizou a III Mostra Científica da Residência de Enfermagem da instituição. Com o tema, “Panorama da assistência materno-infantil no submédio do vale do São Francisco”, o objetivo do evento é apresentar os trabalhos de conclusão de curso do Programa de Residência em Enfermagem nas áreas de Saúde da Mulher e Saúde da Criança.

A programação contou com a palestra de abertura: “Ensino e aprendizagem de residentes de enfermagem em Saúde da Mulher baseado em problemas: Construção e validação de manual para preceptoria”. E, logo após, as apresentações dos trabalhos: “Parto cesariano em primípara em serviço de referência obstétrica no Vale do São Francisco, Nordeste Brasileiro”, “Perfil epidemiológico e clínico de casos de coqueluche em menores de um ano na VIII região de saúde de Pernambuco”, “Situações sofridas por mulheres em maternidades do Vale do São Francisco”. E “Estudo dos fatores de risco relacionados à prematuridade”.

Uma das enfermeiras que apresentou, Gittanha Fadja de Oliveira Nunes, destacou que “com a Mostra Científica da Residência a gente pôde expor grande parte dos nossos trabalhos que desenvolvemos durante todo o percurso da residência. Então, é uma oportunidade para mostrar não só aos profissionais atuantes no hospital, como também aos estudantes e outros profissionais, que puderam estar presentes no momento das apresentações, um pouco da nossa experiência vivenciada durante estes dois anos de residência”, disse.

--------- MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ---------
https://cafepingafogo.com.br/2022/


“A partir da exposição de todos estes atos praticados, da forma como a assistência acontece, a gente pode lançar novas estratégias juntamente com toda a equipe atuante a modificar e trabalhar principalmente em busca da melhoria da qualidade da assistência ao paciente”, pontuou Gittanha.

Segundo a coordenadora do evento, a enfermeira, Raísa Cardoso Meireles Brito, a Mostra teve uma avaliação positiva. “Pode-se perceber o interesse dos profissionais de enfermagem em se atualizar cada vez mais na área, procurando evoluir profissionalmente, que é sempre importante para a qualidade da assistência que prestamos. O enfermeiro é um profissional de suma importância no Hospital, e esta realidade se fortifica a cada ano. Para isso precisamos nos capacitar e estarmos atualizados, e este é o principal objetivo da Mostra” ressalta.

“Este evento é uma forma de divulgar o trabalho de conclusão dos residentes de saúde da mulher e saúde da criança formados no HDM, que durante 2 anos se dedicam exclusivamente a aprimorar seus conhecimentos. Eventos como esse, de enfermagem, são escassos, então aproveitamos esse momento ao máximo para aprendizado, troca de experiências e aprimoramento”, finalizou Raísa.

Ascom