O procurador da República Oscar Costa Filho ajuizou na tarde desta quarta-feira (2) uma ação civil pública que pede a suspensão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para serem aplicadas neste final de semana (5 e 6 de novembro). De acordo com o site da Época, a ação foi distribuída para a 8ª Vara da Justiça Federal no Ceará. Costa Filho sustenta que não podem ser aplicadas provas de redação com temas diferentes para cada data do exame.
Veja lista das escolas afetadas pelo adiamento do Enem
O procurador não sugere qual decisão o Ministério da Educação deva tomar para realizar as provas de redação de uma só vez. Em razão de sua urgência, a ação civil publica deverá ser julgada até sexta-feira (4). Nesta terça-feira (1º), o Ministério da Educação anunciou que 191,4 mil inscritos terão as provas adiadas por conta da ocupação por estudantes de 304 locais de prova. Nesta quarta-feira alguns inscritos começaram a receber mensagens avisando sobre o adiamento da realização de provas para dezembro. O órgão afirma que têm condições de processar a análise dos resultados a tempo de os alunos utilizarem as notas para o Sisu e que um exame equivalente ao que será realizado neste final de semana será aplicado.
Lamentavelmente, (quem paga essa conta) vai ser o próprio governo federal. Bem que gostaríamos de dizer para as pessoas que estão monitorando esse movimento, dando uma cor política diferenciada, adoraríamos dar esse custo a essas pessoas, que desconfio não serem os alunos", disse a presidente do Inep, Maria Inês Fini. Na Bahia, 29.810 inscritos no Enem tiveram suas provas adiadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), por causa das ocupações em locais de prova. A lista dos 304 locais por todo o Brasil - 42 na Bahia - onde as provas foram suspensas foi divulgada na tarde desta terça-feira (1).
Através do site de petições online, estudantes se mobilizam para adiar a aplicação das provas para todos os candidatos. A estimativa dos estudantes é chegar a 20 mil assinaturas. Até o momento quase 14 mil pessoas já registraram a manifestação no portal. "Tendo em vista a atual conjuntura, essa petição visa uma definição de data única a todos, para que não existam estudantes beneficiados ou prejudicados, nem que o princípio de ISONOMIA pregado pela prova seja ferido. Estamos tentando alcançar um grande número de assinaturas para que então seja enviado ao Ministério Público", justificam os criadores da petição.
6 comentários
02 de Nov / 2016 às 18h22
Enem: R$ 12 milhões de prejuízo com ocupações Brasil 02.11.16 15:17 Os aprendizes de baderneiros estão dando uma aula prática de desperdício de dinheiro público. O adiamento das provas do Enem, nas 304 escolas que continuam ocupadas, causará um prejuízo de R$ 12 milhões aos cofres da União, segundo o Correio Braziliense. Não é à toa que os pupilos do petismo justificam a baderna, alegando que protestam contra a PEC do Teto. Eles não são apenas contra economizar e racionalizar os recursos que saem do bolso dos contribuintes. Querem, também, torrá-los. (O Antagonista)
02 de Nov / 2016 às 19h47
O PT é uma máquina de gerar prejuízo ao Brasil , vamos vender esses petistas pra Fidel castro por 4 bilhões .ressarcir nosso dinheiro que foi gasto.em Muriel que tanto precisamos agora
02 de Nov / 2016 às 19h55
Falta a mulher de Cunhas PMDBs e o Cerras PSDBs na cadeia de Xilindro. Por isso vamos ocupar tudo. Brasília ta cheio de Urubus mandando dinheiro p a Suíça?
02 de Nov / 2016 às 20h13
Devemos parar Tudo e Ocupar Tudo ate a Mulher de Cunhas e Jucas PMDBs e o Cerras com milhoes na Suica irem p a cadeia de Xilindro
02 de Nov / 2016 às 20h14
"O país está quebrado", mas tem a 6ª maior reserva cambial do planeta. "O país está quebrado", mas deu aumento de 41% para o judiciário, que vai onerar os cofres públicos em 55 bilhões em 3 anos. "O país está quebrado", mas injetou 20 BILHÕES na privatizada Oi, que está falindo e sonegou 65 bilhões. "O país está quebrado", mas as velhas raposas não cortam UM CENTAVO nos salários astronômicos, nos benefícios imorais e tantas outras regalias dos três poderes. Em vez disso, corta em cima dos DIREITOS do povo. O país gasta 45% do orçamento para pagar JUROS aos banqueiros. E os super-ricos, que
02 de Nov / 2016 às 21h33
quim fora temer ta querendo matar o povo brasileiro amigo? fora temer urgente para o bem do povo sem condicoes ? fora temer . estao certo esse pessoal lutar sempre contra esse governo do mal.