A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é comemorada no Brasil dos dias 21 a 28 de agosto. Durante esse período, em Juazeiro, as escolas municipais desenvolveram atividades sobre o tema com o objetivo de trabalhar a inclusão dentro da sala de aula. Cada instituição elaborou seu próprio calendário de ações, que variaram de gincanas até o debate em sala de aula.
Na Escola Municipal Professora Leopoldina Leal duas atividades foram desenvolvidas por grupos. Segundo a professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Jandira Rodrigues da Silva, a primeira foi a exibição de dois vídeos motivacionais, um sobre a superação no esporte e o outro sobre atletas paraolímpicos. "Tentamos aliar um assunto atual, que é a olimpíada, com o debate sobre a inclusão. Depois que eles assistiram, conversamos sobre a importância de respeitar o diferente e também sobre a grande capacidade da pessoa com deficiência", relata.
A segunda atividade foi lúdica, a professora mostrava uma letra em libras e o aluno que estivesse com a letra do alfabeto correspondente se manifestava. Após esse jogo, foram sinalizadas frutas, também por meio da linguagem de sinais. O aluno que soubesse qual era, corria para pegar a imagem dela em uma árvore que foi desenhada com tinta guache no pátio da escola.
A professora avaliou positivamente o resultado das atividades. "Uma vez por semana, desde o início do ano, trabalhamos o ensino de libras por 15 minutos em cada sala. Foi gratificante ver que eles já estão fazendo essa correspondência e que já podem se comunicar", exprime Jacira. A Escola Municipal Professora Leopoldina Leal atende 432 alunos, entre eles há cinco crianças com deficiência, sendo um auditivo, dois físicos e dois intelectuais.
A programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência dentro das escolas do município iniciou no ano de 2009. É uma proposta do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (NAPSI), da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) do município.
A gerente do núcleo, Creuza Lima, explica que a programação é importante para que as crianças aprendam a respeitar a limitação do próximo. "A inclusão já é uma realidade vivenciada nas escolas municipais há muito tempo, pois nossos alunos com deficiência estudam na sala de aula comum e o que nós queremos é garantir a permanência dessas crianças na escola", salienta.
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