Banco de Leite do HDM/IMIP celebra Semana Mundial da Amamentação

O Banco de Incentivo ao Aleitamento Materno (Biama) do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), está realizando durante os dias 01 a 07 de agosto a Semana Mundial da Amamentação. Neste ano o tema é “Amamentação: Presente saudável, futuro sustentável”.

A comemoração é realizada em 120 países, tradicionalmente o HDM realiza todos os anos. “Estamos, através das atividades, abordando sobre a importância da amamentação e a sua relação com o desenvolvimento sustentável”, pontua a nutricionista do HDM, Morgana Karina.

“Realizamos palestras e rodas de conversas com mães, doadoras de leite internas e externas, além de funcionários da instituição”, ressaltou a nutricionista.

“Uma mãe que amamenta, terá o seu filho mais saudável, serão combatidas doenças como diarreia, infecções entre outras. Serão evitados gastos desnecessários com formulas, leites artificiais. Também enfatizamos a doação de leite para aquelas mães que possuem excesso de leite e orientamos sobre como dar de mamar corretamente”, complementa Morgana.

Para a mãe, que participou das atividades, Andressa Sousa, de Cabrobó (PE), a palestra foi proveitosa. “Gostei por que foi boa para mães que tem o primeiro filhos tirar todas as dúvidas, eu tinha muitas. Foi muito esclarecedora”, disse.

“Foi muito boa, eu já sabia de algumas coisas sobre amamentação, mas na palestra tirei outras dúvidas”, declarou outra paciente presente na ação, a mãe, Livanesa Gama Santana, de sobradinho (BA).

Cronograma

O Cronograma foi estendido por toda a semana. Nesta sexta-feira (05), às 8Hs, acontecerá a abertura do Curso “Reciclagem sobre Manejo da Lactação” com os profissionais do Biama.

O Biama

O Biama funciona no Hospital Dom Malan desde 1995, 21 anos, e presta serviço diariamente das 7hs às 18hs, todos os dias da semana, inclusive em feriados. Mensalmente o Banco recebe leite de 12 doadoras, são atendidos 47 bebês e distribuídos 20 litros de leite pasteurizado em média.

Doação de Leite Humana

Para se tornar uma doadora de leite, as mães precisam entrar em contato o Biama e informar dados pessoais. Posteriormente uma técnica de enfermagem realiza uma visita domiciliar, para verificação de aptidão da doação e orientações sobre a ordenha e armazenamento do leite humano.

“Para que a mãe seja confirmada como doadora de leite materno, ela deve estar amamentando, ser saudável, apresentar exames do pré-natal compatíveis com a doação, não usar medicamentos incompatíveis com amamentação, e não usar álcool ou drogas ilícitas”, ressalta a enfermeira gerente do Biama, Yany Cruz.

Serviço:

BIAMA

Av. Joaquim Nabuco, S/N – Centro – Petrolina/PE

Telefone: (087)3202-7002

ASCOM