Em sua página pessoal no Facebook o artista plástico juazeirense Lêdo Ivo expressou sentimento de indignação nesta quinta-feira (28) pelo fato de que amanhã, dia 29, prestará depoimento em Procedimento Investigatório Criminal impetrado pelo Pastor José Kenáide Ferreira de Amorim e outros religiosos de Petrolina pedindo a retirada das estátuas da Mãe d'água e do Nego d'água que foram instaladas no Rio São Francisco, uma em cada margem do Velho Chico.
Em 2012, quando surgiu a polêmica, um dos autores da petição, o teólogo, José Kenaidy, explicou que a motivação do documento é para que o Rio São Francisco não seja um local onde se coloque qualquer objeto. “A gente não sabe a procedência e legalidade da construção disso e quanto custou para o erário municipal. Queremos que o ministério Público nos dê uma resposta porque, se ele indeferir, vai criar uma jurisprudência para colocar o que quiser aqui no Rio São Francisco”, disse.
O Nego d'água foi colocado no Rio São Francisco em 2003, na parte do rio que fica em Juazeiro (Bahia). Ele é feito de cimento e ferro e na lenda assusta pescadores e lavadeiras. O pagamento foi feito por meio de doação de um terreno no valor de R$ 130 mil ao escultor.
A Mãe d'água foi colocada às margens do rio em 2012. A imagem foi feita de concreto, cílio de vidro e resina. Segundo a lenda, ela é uma sereia que vive no São Francisco e que à meia-noite, senta-se em pedras ou canoas para pentear os longos cabelos. A Mãe d'água foi paga por um empresário, que não quis se identificar, e custou R$ 90 mil. A Prefeitura de Petrolina autorizou a instalação da estátua.
No Facebook Lêdo Ivo expressou: “A Mãe D'água, o Nêgo D'água e eu estamos intimados pelo respeitável Ministério Público do Estado de Pernambuco, no dia 29/07, a prestar depoimento no Procedimento Investigatório Criminal (sic). A queixa, baseada em elucubrações de fanáticos religiosos que o respeitável MP aceitou tem por finalidade a retirada das Obras de Arte do espaço público comum a todos: O Rio São Francisco!”.
Lêdo Ivo é criador de outras esculturas na região, a exemplo da "Bíblia Sagrada" e "Os Pracinhas"
Qual a sua concepção sobre esta ocorrência. Opine!
19 comentários
28 de Jul / 2016 às 21h40
NA MINHA OPINIÃO ISTO CHAMA - SE DOR DE COTOVELO POR ELES NÃO TER TALENTO QUE ESTE GRANDE ARTISTA POSSUI, SOU FÃ DAS OBRAS QUE LEDO CRIA NÓS DE JUAZEIRO E REGIÃO TEMOS É QUE APLAUDIR E TER ORGULHO DE MAIS UM ARTISTA DE NOME NACIONAL E INTERNACIONAL
28 de Jul / 2016 às 22h56
Percebe-se que a inciativa do pastor Kenaide e os outros religiosos, tem cunho religioso. A religião é um atraso para a humanidade. É uma forma de domínio. A seguir, frases de alguns pensadores: 1-''A religião começou quando o primeiro patife conheceu o primeiro tolo'' (Voltaire)==> 2 - ''Um homem que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa''(Sigmund Freud)==>3 - ''Na minha opinião, religião alguma deve ser introduzida nas escolas públicas. Toda religião é uma fraude. Toda religião é uma mistificação''(Thomas Edison)==>4 - ''Religião é demência coletiva''(Bakunin)==>5 - ''Considero a religião como um brinquedo infantil e acho que o único pecado é a ignorância''(Christopher Marlowe)==>6 - ''Fazer o bem é a minha religião''(Thomas Paine)==>7 - ''Minha religião é o amor''(Dalai Lama)==>8 - ''Deus não tem nenhuma religião''(Mahatma Gandhi).
29 de Jul / 2016 às 05h57
Esse MP ta bom de procurar o que fazer
29 de Jul / 2016 às 08h34
Cerceamento da arte é inaceitável, todo apoio ao nosso artista Ledo Ivo.
29 de Jul / 2016 às 08h41
O Brasil não é um país laico? Muitos se aproveitam das religiões para impor conceitos/dogmas criados por uns e outros. Usam da influência das igrejas para obter vantagens e expor seu preconceito/frustrações. O MP tem muita coisa pra fazer, recebem um salário bom para ficar perdendo tempo/dinheiro.
29 de Jul / 2016 às 08h48
Esse pastor tem mui dor de cotovelo. A sua religiao devia ser outra. Usa-a de forma leviana perseguindo esse artista. O MP tem mais o que fazer. O IPHAN respeita
29 de Jul / 2016 às 08h55
Por que esses pastores não vão reclamar das filas da morte nos hospitais da região, da violência exacerbada, da corrupção, da falda de educação do nosso povo? Bando de hipócritas, alienadores e que se acham dono da verdade. O extremismo religioso é a verdadeira praga da humanidade.
29 de Jul / 2016 às 09h02
Infelizmente a prática condenadora das religiões no Brasil e no mundo é notável facilmente. Não é por ser um pais que tem suas "raízes" religiosas baseadas no cristianismo que a imposição de suas crenças devam ser tratadas como regras nos dias de hoje, isso se chama falta de respeito com outras pessoas que escolhem caminhos filosóficos de viver diferente. O rio São Francisco tem suas histórias e suas lendas, o que se torna gostoso de ser repassado para futuras gerações como forma de criar um mundo imaginário sem precisar entrar no mundo dos canais de telecomunicações. No que se diz aos recursos públicos é obrigação de todos cidadãos acompanhar a origem e aplicação desses recursos, mas creio eu que seja uma forma de discriminação religiosa como de costume. Se for assim será que também a obra "Bíblia Sagrada" foi alvo de criticas? Fica meus parabéns a esse grande artista. Respeito, passe adiante.
29 de Jul / 2016 às 09h33
Esse pastor kenaide está, mais uma vez, querendo aparecer, em epoca de política. Cansei de tantas candidaturas fracassadas. Vá orar e cuidar da sua igreja ao invés de ficar arrumando confusão. Vá cuidar da sua reputação, que está mais suja que "pau de galinheiro", qualquer dia desses não vai ter mais nenhum fiel na sua igreja. Abra o olho. Confusão, inimizade e discordia só gera e traz coisas ruins.
29 de Jul / 2016 às 09h41
Meu apoio ao Pastor ou a qualquer pessoa q esteja contra esses chamados obra de arte. Não por questão religiosa,mais pq são estátuas horríveis assustam quem as vê. Quem for prestar bastante atenção nesse nego d'água percebe q ele é horrível. Meu Deus pobre dos turistas. Pq dizem q o nego d'água é ponto turístico. Melhore Juazeiro????????????
29 de Jul / 2016 às 09h47
Isto na verdade se chama intolerância religiosa ou melhor ignorância religiosa por parte destes pastores ,se é que podem ser considerado pastores pois os que conheço não semeiam discórdia. Com inúmeros problemas de esgotos sendo jogado em suas águas principalmente pela cidade de Petrolina que transformou as suas margens em um esgoto a céu aberto estes " Pastores" deveriam acionar a justiça para que tanto Petrolina quanto juazeiro cumpram o que determina a lei e efetuem o tratamento dos seus esgotos principalmente os inúmeros condomínios às margens do rio.
29 de Jul / 2016 às 09h56
Pastor Kenáide ou "pastor que nada"? Será que não enxergam que essas esculturas são folclóricas e não religiosas bando de hipócritas?
29 de Jul / 2016 às 10h16
Nada contra qualquer religião ou credo, sou a favor de mais igrejas, menos bares. O MP deveria aproveitar o momento e cobrar impostos das movimentações financeiras e cancelar todas a doações públicas de terrenos para a construção de templos e igrejas, pois se tem dinheiro para a construção de grandes edificações, tem para comprar o terreno. Fiscalizar também àqueles (com excessões, claro) que vivem da ignorância das pessoas e utilizam a fé como "meio de vida".
29 de Jul / 2016 às 10h31
É o cumulo do absurdo essa representação na justiça do pastor José Kenáide contra o artista plástico Ledo Ivo. Será que esse pastor José Kenáide já andou em Salvador, para ver as obras de artes no Dique do Tororó, homenageando os orixás. As lendas do Velho Chico tem que se manter viva. José Kenáide que vá plantar batatas ou feijão, para ver se o preço caí, para melhorar a situação do pobre.
29 de Jul / 2016 às 10h50
o que falta a esse povo e procurar o que fazer e que venha mais e mais trabalhos brilhantes de Ledo Ivo
29 de Jul / 2016 às 11h13
EU APOIO O LÊDO E APOIO O NEGO D'ÁGUA E A MÃE D'ÁGUA, OS PROTETORES DO VELHO CHICO, VÃO CUIDAR DE EXPLORAREM OS SEUS FIÉIS, COMO FAZEM MUITO BEM, TIRANDO ATÉ LEITE DE PEDRA.
29 de Jul / 2016 às 11h21
Escultura é uma obra de artes plastica e o nego'dágua e a sereia fazem parte da nossa cultura regional, alem do mais o Brasil é um país laico devemos ter liberdade religiosa e respeitar o direito dos outros. E´difícil ser artista aqui na nossa região pois isso que esta acontecendo é puramente preconceito é um absurdo. as duas cidades deveriam era se orgulhar de ter um artista tão bem qualificado e não querer tirar as obras de arte por que não vão tirar o lixo do rio que é melhor isso é coisa de quem não tem o que fazer kkkkk! Parabéns Ledo seja forte vc tem todo o meu apoio
29 de Jul / 2016 às 12h17
Por que o religioso e também politico não formula uma ação contra o descaso do lado de Petrolina, quanto o avanço da baronesa nas margens do nosso tão sofrido Rio São Francisco, seria mais digno, do que essa palhaçada.
29 de Jul / 2016 às 15h48
certeza que quem esta falando mal de ledo ivo , não consegue se quer fazer um balão de papel, melhore você com seu texto pobre e sem argumento senhora Luana , meu apoio a Lêdo Ivo , continue , embelezando e enriquecendo nossa cidade .