Pediatra do HDM orienta sobre a importância do Teste do Olhinho

Neste mês de julho é celebrado o Dia da Saúde Ocular, no Hospital Dom Malan/IMIP, Petrolina (PE), e feito o exame do Teste do Olhinho ou teste do reflexo vermelho, é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e serve para diagnosticar precocemente doenças de visão no bebê, como catarata congênita, tumor, glaucoma ou estrabismo.

A pediatra, Maria Alzeni Pereira, ressalta que é importante destacar que esse teste deve ser feito na primeira semana de vida do recém-nascido. “De preferencia ainda na maternidade, mas também pode ser realizado no primeiro mês de vida com o médico oftalmologista.   Depois a criança deve fazer acompanhamento oftalmológico anual para prevenir as patologias que podem levar a cegueira”, afirmou.

Segundo a pediatra, “apesar de ser indicado para todos os bebês, o teste do olhinho é particularmente importante para bebês que nasceram com microcefalia e também para os que as mães foram infectadas com o vírus Zica durante a gestação porque este tem maiores chances de ter comprometimento da visão”, ressalta.

A médica, Alzeni Pereira, destaca que os pais devem ficar atentos aos sinais de problemas de visão como: “Não acompanhar os movimentos das luzes ou a presença de objetos, presença de fotos em que os olhos da criança refletem luz branca ou presença de olhos  desviados,  também devem ser encaminhados ao oftalmologista”, finalizou a Pediatra.

COMO É FEITO O TESTE?

O exame é rápido e indolor, sendo realizado por um pediatra através de um pequeno aparelho que projeta luz nos olhos do recém-nascido.

Quando a luz é refletida de cor vermelha, alaranjada ou amarela significa que as estruturas dos olhos estão saudáveis.

Quando a luz refletida é esbranquiçada ou de forma diferente entre os olhos, devem-se fazer outros exames com oftalmologista para investigar problemas de visão.

ascom