Os moradores dos bairros Alto do Alencar e Castelo Branco foram o público-alvo da edição de número 24 da Caravana da Saúde realizada nesta quarta-feira, 22, na Unidade de Saúde do Centro Social Urbano – CSU. A Caravana é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, coordenada pela Secretaria de Saúde e já contabiliza 11.420 atendimentos desde janeiro. Somente no dia de hoje foram registrados mais de 300.
A aposentada Mara Freitas, de 68 anos, procurou atendimento com o endocrinologista e aprovou a iniciativa. “Tenho diabetes e vim renovar minha receita. Gostei muito do atendimento”, disse a moradora do Alto do Alencar. Ainda durante a Caravana, 51 crianças em idade escolar foram atendidas nas áreas de oftalmologia e odontologia, ação que tem a parceria da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, através do Programa Saúde na Escola. A mãe da pequena Rebeca, de 6 anos, Cíntia Dias, agradeceu a atenção com a saúde da filha. “É muito satisfatório ver o cuidado e atenção com a saúde de Rebeca. Foi através desse programa que consegui os óculos e o problema de vista dela será corrigido, só tenho a agradecer”, relatou a autônoma. Todas as crianças puderam escolher o modelo dos óculos e fizeram a higienização bucal.
O secretário de saúde, Plínio Amorim, mais uma vez acompanhou de perto os atendimentos da Caravana e destacou as melhorias na rede de Atenção Básica do município. “Temos como prioridade melhorar a Atenção Básica do município. Para isso estamos implantando o Proafis - Programa de Autonomia Financeira das Instituições da Saúde, que irá dar autonomia para os reparos mais urgentes das unidades. Até o final deste mês estaremos fazendo esse repasse”, explicou o gestor da pasta.
Dentre os serviços ofertados aos moradores estão: ortopedia; neurologia; oftalmologia; cardiologia; otorrinolaringologista; odontologia; ginecologia; endocrinologista; cirurgião e clínico geral; exames de eletrocardiograma, laboratoriais e de verminoses. No próximo dia 29 de Junho o programa estará na Unidade de Saúde do NH4, em Itamotinga.
Daniela Duarte/SESAU
1 comentário
25 de Jun / 2016 às 20h02
zorozinho velho colega,sempre ativo.