Duas Praças da Ciência foram inauguradas na semana passada pelo prefeito Isaac Carvalho e a que está localizada na Avenida Flaviano Guimarães recebeu nesta terça-feira (08), a visita de um grupo de alunos, professores e da coordenadora da Escola Municipal Crenildes Luiz Brandão.
Os estudantes do 4º e 5º ano ficaram encantados com os brinquedos projetados para aprendizagem dos princípios básicos da física, matemática e outras ciências. "É muito interessante tudo aqui, principalmente a bicicleta geradora. Você pedala e gera energia para ligar o rádio e acender a lâmpada da bicicleta", explicou a aluna, Jaclene de Souza. Já a estudante Jamile Maçal ficou surpresa com o brinquedo da concha. "Você fala neste buraquinho, o som se espalha na concha e a minha colega lá do outro lado me ouve perfeitamente, a gente consegue conversar com toda essa distância. Não imaginava que isso fosse possível", indagou a estudante.
Os estudantes têm acesso a mais seis equipamentos, além da concha e bicicleta geradora, que são: a harpa, alavanca, gangorra de comprimentos diferentes, cadeira giratória, balanços de comprimentos diferentes e basquete giratório. "Aqui é um rico espaço para a educação e também de convivência, onde os nossos alunos vão vivenciar uma experiência lúdica e inusitada, tomando cada vez mais gosto pelo mundo da ciência. E nós professores aprendemos também um pouco mais brincando junto com eles. Foi uma aula diferente e especial", afirmou a professora Tânia Murici.
A coordenadora da escola, Mariana Fonseca, parabenizou o prefeito Isaac por conseguir mais dois importantes equipamentos, que contribuirão para a Educação do município. "Acredito que as duas praças vão permitir que os alunos coloquem em prática as lições aprendidas nas aulas de ciência".
A gerente da Secretaria de Educação e Esportes - SEDUC, Geórgia Borges explicou que a Praça não tem a função de parque de diversão, e sim de um espaço para a Educação, com o objetivo de popularizar o conhecimento científico e suas aplicações, para que a aprendizagem dos alunos das Redes Pública e Particular torne-se mais agradável e interessante.
"São equipamentos tecnológicos que precisam da orientação de um instrutor para serem utilizados, por isso que estamos trabalhando com agendamento das escolas e da comunidade. Tanto a Praça da Flaviano como a do bairro Dom José Rodrigues só irão funcionar com agendamento prévio, pedimos a compreensão da população", evidenciou a gerente.
Inicialmente, a SEDUC irá disponibilizar a utilização das praças três dias na semana, sendo um dia aberta para a comunidade e os outros dois para as escolas públicas e particulares, com agendamento pelo telefone (74) 3612-3350. A Praça da Ciência faz parte do projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI), em parceria com a Prefeitura de Juazeiro e o Banco do Brasil.
Ascom/Juazeiro
2 comentários
09 de Jun / 2016 às 08h29
nada a ver....se não era p brincar na praça pra qer colocar na praça só para as crianças ficar com agua na boca ,,,q eu saiba a praça e publica,,se era para ser privado colocasse dentro da escola q tinha espaço pq ficou foi pior q as crianças ficar pulando correndo o risco de se machucar...
09 de Jun / 2016 às 08h43
Oi gente sei que o grupo não tem nada a haver com esta postagem , mais mesmo assim vou postar pq minha indignação é muito grande com o que esta acontecendo aqui na Av.Flaviano Guimarães , na tal ( Praça da ciência ) eles construiram um parque que as crianças do bairro não tem o direito de usar , ai falam simplesmente que vai ter um dia na semana que eles vão poder brincar . Queridos o que acontece é que as pessoas parecem estar cegas com as coisas que estão acontecendo eles tiraram o laser das crianças do nosso bairro , tiraram a unica segurança que tinha pra eles . Hoje essas crianças brincam na rua e correndo risco de um carro ou moto atropelar , e com toda minha indignação queria pedir que compartilhem que possamos conseguir que a praça da ciência seja aberta 24 horas pois as crianças precisam brincar , ou então que coloquem alguns desses caras da prefeitura que ficam sem fazer nada pra olhar o portam que por sinal é trancado 24 horas e os pais trazem seus filhos que voltam pra casa chorando por causa do portão fechado . Tudo bem querem educar mais ; estão se esquecendo são crianças precisam do espaço deles de volta . muito obrigado pela atenção.