O Professor Doutor José Nilton foi agraciado na noite desta terça-feira (24) com o título de cidadão juazeirense pela sua dedicação profissional ao Vale do São Francisco, em especial à cidade de Juazeiro. Natural de Barro Vermelho, distrito de Curaçá, interior da Bahia, o professor há mais de três décadas reside no município que o adotou como filho. Compondo a mesa, o presidente da Câmara de Vereadores, Damião Medrado (PSD), e os vereadores Eduardo Lopes (PCdoB), Fabio Luiz (PSB), proponente do título, abriram a sessão especial e convidaram a professora Ana Lilian dos Reis representando Márcia Guenna, diretora da Universidade Estadual da Bahia – UNEB e Jairton Fraga, diretor do Departamento de Tecnologia e Ciência da IES.
Após homenagens das filhas com apresentação musical e um histórico familiar, o vereador Fábio Luiz, proponente do título justificou a indicação. “Conheci o professor Nilton há pouco tempo mas soube da usa história de dedicação e amor pelo Vale do São Francisco e Juazeiro. Um homem que construiu sua vida no nosso município merece o respeito e reconhecimento desta Casa. O caminho mais próximo para se atingir a prosperidade é a educação”, argumentou.
O professor é Graduado em Pedagogia pela UNEB, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia e pesquisador em ensino, pesquisa e extensão. É professor titular da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – AEVSF/FACAPE e professor colaborador do programa de Mestrado Profissional da Universidade de Pernambuco – UPE.
“Quero fazer uma reflexão para recebimento do título de cidadania. O significado é algo muito profundo, intenso. Ser cidadão é ter consciência e exercer seus direitos e deveres para com sua pátria, sua mãe, praticando a cidadania. Nem todo mundo tem direito ao recebimento do título de cidadão, de ser colocado como cidadão se não entende suas responsabilidades com sua terra”, refletiu. O professor agradeceu a todos os vereadores que aprovaram sua cidadania e prometeu honrar a confiança dos irmãos juazeirense. O cantor e compositor Flávio Baião encerrou a homenagem com o clássico Ave Maria Sertaneja de Luiz Gonzaga.
Estavam presentes, os vereadores Bené Marques (PSDB), Dalmir Pedra (PP), Neguinha da Santa Casa (PMDB), Sargento Bastos (PROS), Jean Gomes (PT), Tiano Félix (PT), Eduardo Lopes (PCdoB), Damião Medrado (PSD), Fabio Luiz (PSB), propositor.
Iana Lima Ascom Câmara de Vereadores de Juazeiro. Fotos: Joselito Tavares
5 comentários
25 de May / 2016 às 08h32
PARABÉNS meu amigo Nitinho vc merece.
25 de May / 2016 às 10h30
Desculpe, nada contra o professor. Mas esses vereadores só sabem conceder titulo de cidadão Juazeirense. Onde estão os projetos para melhoramento de nossa cidade e a fiscalização da prefeitura. Acredito que esses vereadores jamais possam ser reeleitos. Coitado de Juazeiro com esses vereadores...
25 de May / 2016 às 13h10
Você sempre foi bem vindo e agora é nosso irmão camarada. Justíssimo esse título de concedido ao Doutor Nilton, ou seja, Niltinho, esse tem serviços prestado como Educador, pesquisador em nossa região. Os homens do poder lhe concederam o título agora, mas seu título de irmão câmara, de ser humano comprometido com o desenvolvimento da região, da educação do ser humano, esse já lhe foi concedido a muito tempo pelas pessoas que te conhece e que tem a oportunidade de conviver contigo. Muita saúde, paz, prosperidade pra você e toda afamília.
25 de May / 2016 às 14h25
Parabéns, Niltinho. Você é merecedor de todas essas conquistas. Deus o abençoe.
25 de May / 2016 às 16h58
A Câmara que so da titulo e projetos que é bom nada