A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Campo Formoso (BA), a Justiça Federal concedeu liminar bloqueando recursos da prefeitura de Jacobina. A medida tem como objetivo garantir que o montante de R$ 44.090.648,02, repassado à prefeitura como parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), seja utilizado somente na educação pública municipal.
Os recursos bloqueados haviam sido depositados numa conta judicial da prefeitura, em 2015, após esta ter ganhado ação movida em 2003 contra a União, para receber complementos de verbas do Fundef. Segundo investigação do MPF, há indícios de que o dinheiro, destinado exclusivamente à educação básica, seria utilizado para outras finalidades, como o pagamento de advogados contratados pelo município.
A decisão liminar de bloqueio de bens acata pedido feito em ação civil pública pelo procurador da República Elton Luiz Freitas Moreira, e impede que a verba seja aplicada em qualquer finalidade. Na ação, o MPF requer, ainda, que a gestão do município seja obrigada a utilizar o recurso recebido apenas no desenvolvimento da educação, sob pena de multa para o gestor que descumprir a decisão. Além disso, todos os contratos advocatícios assinados devem ser considerados nulos. Ambos os requerimentos ainda serão analisados pela Justiça.
Ascom/Ministério Público Federal na Bahia
2 comentários
17 de May / 2016 às 22h32
Ministério Público Federal na Bahia devia investiga prefeitura de casa nova ba também ta desviando dinheiro Fundef) pra festa do interior com bandas muito caras segundo fonte dentro prefeitura prefeito vai usa esse dinheiro pra campanhas eleitora 2016 pois prefeito botou dinheiro da educação na conta da festa interior acorda Ministério Público Federal na Bahia
18 de May / 2016 às 16h05
Ministério Público Federal acorda prefeito de casa nova ba esta gastando dinheiro Fundef com festa ta na hora vcs investiga ja foi gasto mais de 50 milhões