Uma plenária realizada na Câmara de Vereadores de Juazeiro, nesta segunda-feira (16) homenageou os trabalhadores da limpeza de Juazeiro pelo Dia do Gari, celebrado nesta data. A mesa foi presidida pelo vereador Taino Félix (PT) que solicitou a plenária a pedido do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza do Estado da Bahia – Sindlimp.
Para compor a mesa representantes do poder público e entidades sindicais: Francisco Oliveira, vice-prefeito de Juazeiro; Elielson Figueiredo, diretor regional do Sindlimp; Gilberto Santana – representante dos trabalhadores de sindicatos, Cedro Silva – Central Única dos Trabalhadores – CUT Bahia, Janilson dos Santos e Eunice Santana, representantes dos garis. Ainda participaram da plenária o vereador José Carlos Medeiros (PSDB), Agnaldo Meira (PCdoB) e Pedro Alcântara Filho (PR).
Entre as reivindicações da categoria respeito ao trabalhador, fim do preconceito e discriminação e valorização salarial, “Devemos ter orgulho de nossas origens, do nosso trabalho porque o que fazemos é deixar a cidade limpa, entregar uma cidade digna”, afirmou Janilson. Para a gari Eunice, é fundamental o respeito da população, “Eles acham que somos sujos, ao contrário, nós que mantemos as ruas limpas”, reforçou.
O vice-prefeito Francisco Oliveira falou da importância dos sindicatos na defesa dos direitos dos trabalhadores. “São os legítimos representantes dos trabalhadores, são os legítimos defensores contra a falta de estrutura, os salários baixos e muitas vezes o preconceito”, avaliou.
O Sindicato presentou a plateia com uma apresentação do Grupo P1 Rappers, grupo de rap que destacou a luta da mulher especialmente negra na conjuntura familiar e no mercado de trabalho. O vereador Tiano Félix encerrou a plenária enfatizando a importância do profissional, “A profissão surgiu para limpar as ruas de sujeiras naturais, as pessoas precisam entender que a sujeira produzida pelo homem é responsabilidade de cada cidadão. Os Garis são os responsáveis por uma cidade limpa, saúde e precisam ser valorizados. Esse homens e mulheres tem rosto, nome”, finalizou.
As homenagens foram encerradas com um sorteio de brindes entre os Garis e membros do Sindlimp.
Iana Lima Ascom CMJ Fotos Joselito Tavares
3 comentários
17 de May / 2016 às 10h57
Vamos aproveitar e fazer uma faxina na câmara em 2016
17 de May / 2016 às 11h49
Três defuntos do PT na mesa, enganando os trabalhadores com BRINDES. Eles querem coisas bem difetentes disso. Demagogia.
17 de May / 2016 às 15h38
E ISSO AI BACANA A ATITUDE E MERECIDA ESTÃO DE PARABÉNS TODOS OS TRABALHADORES.....