Ao decidir abrir um novo negócio ou aperfeiçoar um já existente, o empreendedor busca inovação. Foi pensando nisso que a microempreendedora individual, Maria da Conceição Hélio, participou do curso "Transforme sua ideia em modelo de negócio", realizado pelo Sebrae, em Juazeiro, na última sexta-feira, 13. A capacitação preparou os potenciais empreendedores e empresários iniciantes a colocar no papel todas as ideias de negócios e projetos, e analisar, junto com especialistas e os colegas de turma, a viabilidade do empreendimento.
Maria iniciou um negócio na área de estética há três anos, por enquanto foca no tratamento facial, mas os planos da empresária é ampliar os serviços, abrir um espaço permanente de bem estar, com diversos segmentos, e criar um evento anual para debater técnicas e benefícios da naturopatia, acupuntura, ginástica cerebral, massagem e água magnetizada.
"Durante a oficina, o participante percebe como transformar o que ele imagina em um negócio. A minha meta é melhorar a administração e desempenho do meu negócio. Ainda não tenho estrutura física adequada para ampliar os serviços, mas esse é um dos meus projetos e junto com os colegas discutimos o planejamento do negócio, minimizamos custos e buscamos entender as necessidades dos clientes, para torná-los público alvo. Encontrei conhecimento para aplicar na prática e ter sucesso no meu negócio", contou a empreendedora.
A técnica do Sebrae, Audeni Souza, explicou que o curso é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes, com base em nove aspectos: Proposta de valor, Segmentos de clientes, Canais, Relacionamento com clientes, Fontes de receitas, Recursos principais, Atividades principais, Parcerias-chave e Estrutura de custos.
"Geralmente quem deseja ou já iniciou o negócio fica muito focado em obter lucro. O curso ajuda esses empreendedores a enxergar o negócio, detalhando e avaliando as decisões, calculando riscos e mostrando se o negócio ou projeto é mesmo viável para o mercado e como ele precisar ser formatado para atrair e fidelizar clientes, gerar lucros e se manter competitivo", detalhou Audeni.
Informações sobre outras oficinas, cursos e ferramentas do Sebrae podem ser obtidas na sede do Sebrae no município, localizado na Rua Coronel João Evangelista, 22, Centro, ou pelo telefone (74) 3612 0827.
Ascom/Sebrae-BA
0 comentários