De olho no Campeonato Brasileiro de Judô, que acontece em maio, a delegação baiana de judô viajou nesta quinta-feira (14) rumo a Belo Horizonte (MG), onde vai disputar – com Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo – o Campeonato Brasileiro Região III, entre os dias 15 e 17 de abril. A competição será seletiva para o Brasileiro, marcado para maio, em Salvador. Para a viagem, parte da delegação baiana contou com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que disponibilizou o recurso financeiro para aluguel do ônibus. A delegação baiana é composta por 112 atletas e técnicos, masculino e feminino, nas classes sub 13, sub 15, sub 18, sub 21 e sênior.
O judoca Gabriel Alves, 15 anos, vai lutar em Belo Horizonte, na categoria sub 18 (-73kg). Em 2014 e em 2015, o atleta conquistou medalhas de bronze nos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina (PR), e no Brasileiro Região III, respectivamente. Agora, ele sonha em subir no lugar mais alto do pódio. Desde o ano passado, Gabriel integra o projeto Esporte, Lazer e Inclusão Social (Elisna), projeto social executado no Nordeste de Amaralina com apoio financeiro da Sudesb. “Tenho disputado muitas competições, o que tem me ajudando adquirir mais experiência. No regional do ano passado, bateu na trave, mas, este ano, quero a medalha de ouro”, disse, confiante.
Projetos sociais – Além de Gabriel, as judocas Raíssa Ventura, 12 anos, Rafael Messias, 13 anos, e Isabelle Melissa, 17 anos, participam de projetos sociais de esporte e lazer desenvolvidos com o apoio da Sudesb: Raíssa e Rafael são atendidos no projeto Elisna e Isabelle integra a ação social Yamashita, desenvolvida também desde o ano passado no bairro do Uruguai.
“Para nós, da Sudesb, é muito gratificante ver os alunos dos projetos apoiados pelo Governo se destacando em suas modalidades esportivas. É a confirmação de que o objetivo da nossa política está sendo atingido: a prática do esporte rotineira, feita de forma assistida, e a prevenção às drogas e criminalidade”, pontuou Elias Dourado, diretor geral da autarquia.
Aposta de medalhas nesta competição, a judoca Débora Elói, 12 anos, vai disputar na classe sub 15 (-36kg). Muito ansiosa, a jovem não vê a hora de pisar no tatame. “Quando estou no tatame, deixo toda a minha timidez de lado e luto para vencer”, explica. Para tanto, Débora dedica duas horas por dia aos treinamentos.
Olimpíadas 2016 – Débora Elói recebeu, do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, um convite para o revezamento da Tocha Olímpica. “Quando recebi a notícia, eu e minha mãe choramos muito. Será uma honra para mim. Estou muito feliz e muito ansiosa”, disse.
Integra também a delegação baiana o judoca juazeirense Cleberlito Neto.
Ascom Sudesb
0 comentários