Empreender e gerir um pequeno negócio são temas de oficina na Facape

Empreender, inovar e desenvolver potenciais negócios foram os principais assuntos de uma oficina realizada na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). O evento reuniu empresários, professores, microempreendedores, estudantes e pessoas que desejam empreender.

A iniciativa contou com o apoio do Sebrae, da Agência Municipal do Empreendedor (AGE) e do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). Ao todo, foram dois momentos: ‘Mentalidade empreendedora’, com Alex Mazalti, e ‘SEI crescer’, com Ricardo Cantarelli. A ideia foi despertar no público o espírito empreendedor e orientar aqueles que estão iniciando seus pequenos negócios.

Para Alex Mazalti, antes de iniciar qualquer empreendimento é necessário abrir a mente para novas possibilidades. Em sua oficina, ele abordou estratégias que envolvem esse processo, desde o despertar até a concretização de um negócio. Segundo ele, persistência, iniciativa e a busca constante por qualificação são fatores determinantes. Quando questionado sobre a crise, Mazalti foi incisivo ao afirmar que é nesse momento que podem surgir grandes oportunidades. “É na crise que você apresenta as melhores cartas do baralho”, ressaltou.

--------- MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ---------
https://cafepingafogo.com.br/2022/


Para Cátia Freitas, gestora da Incubadora de Empresas do Vale do São Francisco (Invasf) e do Núcleo do Empreendedor da Facape, a oficina também foi uma oportunidade de sensibilizar e envolver estudantes da região acerca do tema empreendedorismo. “É um tema novo, mas vem despertando bastante interesse do público jovem estudante ou recém-graduado”, disse.  

Financiamento

Na oportunidade, a diretora de empreendimento da AGE, Tatiane Calazans, apresentou a proposta da agência para quem pretende abrir um negócio. A AGE conta com um capital disponível para empréstimo a pequenos empreendedores, que varia entre R$ 2 mil e R$ 8 mil, com uma taxa de juros de apenas 1%. (Com colaboração e fotos de Anna Charlotte).

Ascom/Facape