A Bahia parou em defesa da democracia. Este foi o sentimento que envolveu todos os trabalhadores e trabalhadoras que ocuparam as ruas sexta-feira (18) para dizer "não ao golpe". Diferente do dia 13, onde a direita foi as ruas e se mobilizou em alguns centros urbanos, as lutas da sexta mostraram força e articulação com o povo em diversas cidades do estado. Em Salvador, foram mais 100 mil pessoas mobilizadas e no interior do estado, cerca de 50 mil em cidades como Teixeira de Freitas, Eunápolis, Itamaraju, Porto Seguro, Barreiras, Itabuna, Guanambi, Juazeiro, dentre outras.
Marchas, carreatas, intervenções, denuncias, fechamento de BRs e pontes, panfletagens, agitação e propaganda, foram algumas das atividades realizadas que cumpriram o papel de debater amplamente o atual cenário político brasileiro e apontar a necessidade de toda sociedade se mobilizar em defesa de seus direitos. De acordo com a Frente Brasil Popular, composta dos diversos movimentos e organizações populares, no atual cenário político está acontecendo um processo em que as forças das classes estão sendo medidas, "aparadas por um estado burguês que quer, a qualquer custo, derrubar a democracia brasileira".
Explicam também, que a extrema direita está nas ruas e no poder, querendo inviabilizar o Governo, isolando a presidente. "As lutas são para garantir a democracia e este é o momento da classe trabalhadora ocupar as ruas", dizem os organizadores da Frente em nota.
O povo não é bobo
Durante as mobilizações, os movimentos denunciaram a rede Globo de Televisão por violar os princípios éticos e ferir os direitos humanos, servindo como instrumento de validação de um golpe à democracia. "Como meio de comunicação deveria prestar o serviço de informação à população, entretanto trai a constituição e torna-se uma ferramenta de manipulação e reprodução da ideologia da extrema direita", enfatizaram os organizadores.
Patrícia Chaves, do Levante Popular da Juventude, disse "que a Globo está construindo um novo golpe no Brasil, similar ao de 64, e o povo está nas ruas para defender a democracia e repudiar este monopólio de comunicação, que não atende os interesses da classe trabalhadora". Já Hugo Pacotinho, também do Levante, acredita que não teremos apenas um golpe na democracia e sim a todos os trabalhadores e trabalhadoras do país. "Essa mídia golpista está operando com a elites brasileiras para atacar os direitos conquistados pelos trabalhadores", frisou.
Vem para a democracia
Analisando o método construído pela extrema direita para atacar a democracia e fortalecendo as articulações contra a política golpista em curso, Leonice Rocha, da direção estadual do MST, apontou as lutas de massas como ferramenta de acumulo de força e formação política. "Este é o país que lutamos tanto pela democracia, mesmo com mais de 500 anos em que a elite esteve no poder. A classe trabalhadora não é besta e por isso estamos nas ruas para frear a tentativa de golpe", concluiu.
As mobilizações aconteceram em todo Brasil e levaram para ruas milhões de pessoas, apontando a necessidade de fortalecer as lutas para dá continuidade ao projeto democrático de direito construído historicamente pela classe trabalhadora. "A burguesia ignora que somos nós que construímos o Brasil diariamente nas fábricas e campos, ou seja, quem realmente tem o poder de parar o país somos nós trabalhadores. Ou respeitem nossas decisões ou vão arcar com o peso da força da classe trabalhadora", enfatizaram os membros da Frente.
As informações são do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
11 comentários
21 de Mar / 2016 às 10h06
eles foram pra ruas e não recebeu os pagamento de R$ 30 e sumiu ater a mortadela dos pães é uma vergonha é o que estar nas redes sociais hoje uma mulher revoltada foi pra rua e não recebeu ela disse na pagina do seu face
21 de Mar / 2016 às 10h43
Todos nós sabemos que essas manifestações dos pães com mortadela só é possível se fazer pagando,como é de conhecimento de todos esse pessoal ganham R$30,00 + 1 (um)Pão com mortadela, e outros são intimados a irem, pois podem perder seus empregos de contratos. Nenhum concursado de Juazeiro foi a manifestação, só os contratados, foram ameaçados e tinham de assinar o comparecimento.
21 de Mar / 2016 às 11h05
Pois é..Democracia ?...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...Esta nunca foi a praia do PT...conta outra,porque esta não tem grude.Quem esta contra o Juiz Moro,esta contra a DEMOCRACIA VERDADEIRA ,contra a moral,esta contra a lei , contra a Patria e a favor da esculhambação geral deste nosso Brasil levada a cabo por Dilma e Lula que foram fragrados numa maracutaia para Lula fugir da Justiça.Dilma quando diz que Moro deveria ser preso como o seria em outros paises por gravar e revelar ao povao uma conversa dela numa armação com Lula tentando enganar os brasileiros,se esquece que em outros paises os Presidentes não ligam para criminosos fugitivos da lei para traçar um plano de fuga para estes. Estes "Trabalhadores" se manifestando,não estão trabalhando porque ?.
21 de Mar / 2016 às 12h57
Ter que ler um comentário imbecil como esse de "morador de rodelas" só me faz crer onquanto esses coxinhas sao ignorantes por isso sendeixam.levar pela golpista globo rede facista. Onque está em.jogo além dessa visão.mediocre
21 de Mar / 2016 às 12h57
Ter que ler um comentário imbecil como esse de "morador de rodelas" só me faz crer onquanto esses coxinhas sao ignorantes por isso sendeixam.levar pela golpista globo rede facista. Onque está em.jogo além dessa visão.mediocre
21 de Mar / 2016 às 13h10
A FONTE TÁ SECANDO O PROPINODUTO TÁ NO FIM
21 de Mar / 2016 às 14h24
Realmente, o povo não é mais bobo. Acabou a farsa. Essa mamata vai acabar.
21 de Mar / 2016 às 14h53
denunciam a rede globo e depois tão assistindo novela ou puxando o s... de ator e atriz global, ha ha ha...é um poço de contradição esse povo...
21 de Mar / 2016 às 19h11
Esses neonazistas se apegam a discursos esfarrapados pelo tempo para justificar a ditadura do poder econômico, que enriqueceu o "Pai dos Pobres" e a família dele. Hipócritas. Vão se explodir sozinhos homens-bombas dos corruPTos.
21 de Mar / 2016 às 20h09
Vamos deixar algumas coisas claras? Para todo vermelho entender!!! 1- Quem está conduzindo a Lava-Jato não é o PSDB, o Aécio ou o Fernando Henrique: É o Ministério Público e a Polícia Federal (e tudo observando as instâncias constitucionais até a chancela definitiva do STF - cuja quase totalidade dos juízes foi indicada pelo PT). 2- Quem está fazendo acusações e dando subsídios para as investigações não é o DEM, a Globo nem a CIA: quem está entregando a gangue são os antigos comparsas dos delinquentes. 3- Quem vai levar Lula pra cadeia (e quiçá boa parte de sua família) não é a Veja, o Danilo Gentili nem o Bolsonaro: Lula irá pro xilindró por ter infringido vários artigos do Código Penal Brasileiro (e ter se achado mais esperto do que de fato é). 4- Quem irá catapultar Dilma da presidência da República não serão os coxinhas, os fascistas nem as Forças Armadas: essa senhora será destituída do cargo pelo rigor da Lei e pela esmagadora maioria de brasileiros que não compactuam com a bandalheira. Portanto, acho que não cabe mais a palavra "golpe" para justificar as ações do Ministério Público. E, se depois de tudo isso transcorrido, você ainda achar que deve mergulhar nosso país em uma batalha campal... Bom, aí o golpista é você!
22 de Mar / 2016 às 06h25
O NOME DESTE FILME É: O S P R O D U Z I D O S . . . kkkkkkkkkkkkk