Grupos religiosos e artísticos da sede e do interior que tiveram projetos aprovados para apresentação de espetáculos sacros em diversas comunidades estão se preparando para viver o maior espetáculo de teatro ao ar livre de Juazeiro.
O secretário de Cultura e Juventude do Município, Donizete Menezes, esteve visitando a comunidade de Malhada da Areia, distrito de Pinhões, interior do município, onde pôde acompanhar de perto os ensaios do espetáculo sacro - "13º Espetáculo Paixão de Cristo" - um dos selecionados do edital municipal, que se apresentará dentro do calendário da Semana Santa deste ano.
O titular da SECJU conheceu o cenário onde será realizada a apresentação e todo o ambiente natural próprio da localidade, conversou com a produção/direção e o elenco do espetáculo, satisfeito por acompanhar os ensaios do grupo da comunidade de Malhada da Areia.
"Feliz por está aqui e ver de perto o empenho de vocês, isso é muito importante para nós. Enquanto gestor cultural temos este compromisso todos os anos em acompanhar o trabalho de cada grupo, seja na sede como no interior", disse, elogiando o ensaio.
Para o diretor do espetáculo sacro da Malhada da Areia, Daniel Sena, é bom saber que o secretário de Cultura está acompanhando os ensaios dos grupos. "Isso demonstra um compromisso ainda maior com a cultura, principalmente do interior, e sentir de perto as dificuldades, como produzir um espetáculo ao ar livre, com a grandeza que ele exige".
O 13º Espetáculo Paixão de Cristo, conta com um elenco e figuração da própria localidade. "São famílias daqui, outros que trabalham na cidade, mas moram aqui. Pais, filhos, crianças e jovens da comunidade", lembrou José Neto, vice-presidente da Associação Cultural da localidade. Zé Neto que no espetáculo faz o "Pilatos" mostrou todo o cenário natural, e como e onde se dará a passagem da última cena, "A Ressurreição".
O espetáculo sacro é realizado desde 2002 pela Associação Cultural e o JUVENS – Juventude Unida Vivendo em Nome do Senhor. "Realizamos este espetáculo desde 2002, e graças a Deus estamos tendo uma boa aceitação, por três anos já fomos eleitos o melhor espetáculo dentro de Juazeiro, e o apoio da Prefeitura tem sido muito importante para nós", destacou.
Ainda segundo Neto, o espetáculo de Malhada da Areia teve sua origem em 1992, nas estações da Via Sacra, que eram realizadas de casa em casa. "A partir daí começamos a montar um espetáculo em formato de teatro para apresentação aberta ao ar livre. São duas horas de apresentação e todas as cenas são ao vivo, não existe dublagem", explicou.
Para Renato Francisco Lima, 20 anos, o "Jesus" do espetáculo, é uma emoção muito grande participar de um trabalho assim. Há 7 anos no espetáculo do interior, mas somente dois fazendo Jesus Cristo, Renato vem acompanhando as apresentações desde criança. "Uma emoção que se renova a cada ano. Posso dizer que é uma maneira que eu me sinto mais próximo de Deus", revela Renato.
O 13º Espetáculo Paixão de Cristo já chegou a reunir cerca de 2 mil espectadores em suas apresentações, e um elenco comunitário de mais de 100 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Do elenco principal, além dos personagens "Jesus Cristo" (Renato) "Pilatos" (Zé Neto), também tem a "Maria de Nazaré" (Irene Leite), que já está no seu terceiro ano interpretando a Mãe de Jesus.
A apresentação do espetáculo de Malhada da Areia (distrito de Pinhões) será na Sexta-feira da Paixão, dia 25, às 20 horas, e toda a comunidade juazeirense está convidada a participar.
Cronograma de Apresentações Via Sacra
· 20/03 - Espetáculo Sacro da Paixão de Cristo (Relatos da Vida de Jesus Cristo) - Bairro Alto da Aliança - às 19:00 h
· 22/03 - Via Sacra - Bairro Tabuleiro - às 19:00 h
· 23/03 - Via Sacra - Bairro Dom José Rodrigues - às 19:00 h
· 24/03 - Espetáculo Sacro Jesus de Nazaré - Distrito de Itamotinga - às 19:00 h
· 25/03 - Espetáculo Paixão de Cristo do povoado Malhada da Areia - distrito de Pinhões - às 20:00 h
· 26/03 - Via Sacra do Quidé - Bairro Quidé - às 19:00 h
Ascom/Juazeiro
0 comentários