Os juízes federais da Bahia decidiram, na tarde desta quinta-feira (17), manifestar apoio à independência judicial do juiz Sérgio Moro e todos os magistrados que atuam nos processos da Operação Lava Jato. A manifestação foi provocada pela Associação dos Juízes Federais. “Nós, juízes federais aqui reunidos, juntamente com todos os juízes federais brasileiros que se encontram neste momento perante as sedes da Justiça Federal, manifestamos nosso total apoio à independência judicial do juiz federal Sérgio Moro e de todos os magistrados federais que atuam nos processos da Operação Lava Jato”, afirmou a juíza federal da 14ª Vara, Cynthia de Araújo Lima Lopes.
Segundo a magistrada, a “construção de uma sociedade livre, justa e solidária exige um Poder Judiciário forte e independente” e que isso, somente será possível se for “assegurada aos juízes a liberdade para decidir conforme seus entendimentos, devidamente fundamentados no ordenamento jurídico”. A juíza ainda disse que a categoria está vigilante e “atentos a tentativas temerárias de ingerência nas decisões judiciais por outros meios que não os estabelecidos na ordem jurídica e rechaçamos com veemência qualquer ameaça dirigida a membros do Poder Judiciário”. Cynthia ainda destaca que o “sistema judicial prevê o modo como as decisões dos juízes podem ser impugnadas e modificadas”. Por fim, a magistrada pontuou que o Judiciário está “em constante aperfeiçoamento” e que “jamais aceitaremos qualquer retrocesso, especialmente por intermédio de intimidações, para atender determinadas situações especiais”. O discurso da juíza foi acompanhado dos servidores, que estavam vestidos de preto para protestar contra a blindagem do ex-presidente Lula com transferência da competência para o Supremo Tribunal Federal (STF).
BN
7 comentários
18 de Mar / 2016 às 15h13
É isso que o povo deseja, coerência, independência e respeito, parabéns pela iniciativa... Quem não deve não teme!!!!
18 de Mar / 2016 às 16h53
O poder judiciário deve primar pela sua conduta. É o poder responsável pela aplicação das Leis, tem prerrogativas bastante fortes para manter sua integridade e imparcialidade. Não pode o poder judiciário se meter com política, cometer ilegalidades, excessos, e tirar a paz social.´ O maior dos crimes do Juiz Moro, foi ter invadido a privacidade da família do ex-Presidente Lula, mas seu erro fatal foi grampear a Presidenta Dilma. Dilma é a chefe de estado e de governo do Brasil. Então o Juiz, cometeu crime graves contra a segurança nacional. Deve perder sim, o cargo de Juiz. E pagar por seus atos cometidos.
18 de Mar / 2016 às 18h30
A JUSTIÇA PREVALECERÁ PARA O BEM DO POVO BRASILEIRO
18 de Mar / 2016 às 19h44
Parabéns !! Iniciativa excelente! Q os outros estados brasileiros sigam o exemplo. Judiciário fortalecido!
18 de Mar / 2016 às 21h17
esse juiz precisar perder cargo sim isso e claro?
18 de Mar / 2016 às 23h05
Que justiça David?a sua, a do Moro. Caia na real,tudo isso é um grande golpe que sempre que o povo tem beneficio: Eles entram com o famoso golpe,só vc que ja esteve na oposição,hoje cospe no prato.
18 de Mar / 2016 às 23h07
Quanto aos Juízes federais da Bahia: Corporativismo..