Através do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), o Departamento de Ciências Humanas, DCH III/Uneb, formou 98 novos profissionais docentes no município de Sento Sé, norte da Bahia. A cerimônia de formatura contou com as presenças da diretora do DCHIII/Uneb, Márcia Guena, da Vice-diretora Aurilene Rodrigues, do Coordenador do Colegiado do curso de Pedagogia, José Flávio Soares, professores e servidores do DCH III/Uneb que colaboraram com o curso, além de familiares e amigos dos formandos.
Durante a cerimônia, a diretora Márcia Guena destacou que é preciso assegurar as condições necessárias para que os estudantes tenham uma formação de qualidade. “É necessário que o curso tenha um bom currículo para ser executado com o apoio dos coordenadores pedagógicos e professores. Precisamos também manter essa parceria entre a UNEB e os municípios para termos uma melhor execução e qualidade no do ensino”, explicou Márcia.
A Vice-diretora Aurilene Rodrigues, falou sobre a avaliação desses programas e os reflexos dele para a educação básica em tempos de constantes mudanças social e política. “A formação do professor deve ser permanente. Essa formação, na maioria das vezes, é a inicial. Observamos que a partir desse programa nos municípios houve um grande avanço nas políticas de valorização do magistério, a exemplo da implantação dos planos carreira”, declarou a Vice-diretora.
Os cursos do PARFOR são presenciais e com os professores em serviço, condição que possibilita uma melhor articulação entre teoria e prática. Há também a implantação de bibliotecas para os docentes dos municípios, potencializando os processos formativos destes profissionais. Desde 1999, através do Programa Rede Uneb 2000, a Universidade do Estado da Bahia atua com a política de formação de professores das redes municipais e estadual de ensino. O objetivo é fortalecer as ações de oferta de programas especiais na formação docente para capacitar estes profissionais sem que haja necessidade de deslocamento para os grandes centros urbanos. Desde então, já foram formados, somente em Sento Sé, cerca de 250 professores.
Sobre o Parfor
O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (Ipes) e das secretarias de educação dos estados e municípios, no âmbito do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (PDE).
Desta forma, o Parfor é destinado aos professores das redes municipais e estadual que não tenham formação na área exigida. Eles participam do curso estando em exercício, o que possibilita assim maior integração dos conteúdos teórico-práticos. O programa tem a abrangência de 21 estados da Federação, por meio de 76 instituições públicas de educação superior, das quais 48 federais e 28 estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias. (Texto de Ilanna dos Santos Barbosa e Jaqueline Santos Núcleo de Assessoria de Comunicação DCH - Campus III - UNEB)
8 comentários
02 de Mar / 2016 às 11h02
Com essa equipe de professores eu também queria. Parabéns a todos e todas, que aproveite os conhecimentos adquiridos. Sucesso Sempre!!!
02 de Mar / 2016 às 17h44
Parabéns para Ednaldo. Tenho certeza que o prefeito ajudou nossa cidade conseguir este curso. So os ingrato nao reconhecimento do trabalho do prefeito
03 de Mar / 2016 às 14h43
O referido programa é bom e deve ser um dos bons resultados dos governos do PT. Ednaldo tem ajudado mesmo é acabar de lascar com a população de Sento-Sé. Até gente boba observa e comenta a arraso que vive o município. Só o tempo poderá permiti a vingança necessária.
03 de Mar / 2016 às 20h33
O referido programa é bom e deve ser um dos bons resultados dos governos do PT. Ednaldo tem ajudado mesmo é acabar de lascar com a população de Sento-Sé. Até gente boba observa e comenta a arraso que vive o município. Só o tempo poderá permiti a vingança necessária.
04 de Mar / 2016 às 08h42
LOURENÇO JÁ VIU AS NOTÍCIAS ?? O SEU PT ESTÁ AFUNDANDO. O EX-PRESIDENTE É PROCURADO PELA POLÍCIA FEDERAL. O EX-LIDER DO GOVERNO NO SENADO ENTREGOU TUDO. VAI DIZER QUE É MENTIRA ?
04 de Mar / 2016 às 10h35
...Estou vendo e acompanhando tudo – a informação para mim é como alimento, eu preciso dela sempre – eu nunca senti necessidade de desfazer do que afirmo, eu aprendi gostar da verdade e não me arrependo por isso. Lula foi levado para ser ouvido, e, se provarem qualquer coisa errada dele, terá de pagar por justamente por isso. Os tratamentos diferenciados que determinadas figuras da justiça e a imprensa deles têm dado, são muito claros, porém, a história se encarregará de esclarecer isso no futuro, pois, tem coisas que aconteceram e só 50 anos depois foi esclarecido. Continuo por aqui, de cabeça erguida, e aguardando. independente de qualquer coisa a minha, a nossa militância de esquerda continua...
09 de Mar / 2016 às 07h09
Existe um lugar no Brasil onde só tem comunista...Lá eles comem a mesma comida,se vestem iguais,cortam o cabelo no mesmo local,aliás lá todos são iguais...esse lugar é o PRESÍDIO...então lugar de comunista é no PRESÍDIO.
09 de Mar / 2016 às 17h22
Não concordo com sr Manoel; Vivemos em uma democracia, entao Lorencio pode viver aqui, mas sem fazer zoada, pois somos todos homens de bem e honrados e estamos todos bem então vamos deixar as coisas como estão. O que ta bom não se mexe