A Prefeitura de Juazeiro realiza neste sábado (13) uma mega ação contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do zica virús. Cerca de 20 militares da Marinha, junto com 70 Agentes de Endemias do município, secretarias de governo, comunidade em geral e parceiros estarão concentrados às 8h, na palhoça do bairro Dom José Rodrigues para o combate ao mosquito.
A ação vai até o próximo dia 15, e inclui diversas atividades de orientação aos moradores para eliminar possíveis focos do Aedes aegypt. No mesmo dia, acontecem atividades em todo país. A data foi instituída pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e tem o propósito de conscientizar as pessoas em todo o país sobre a importância da adoção de medidas educativas e preventivas no enfrentamento aos mosquitos.
Os militares, profissionais de saúde e voluntários irão de casa em casa verificar a existência de criadouros do mosquito e os agentes de endemias realizarão o bloqueio químico e mecânico dos focos. Serão distribuídos materiais de orientação para que a população seja a grande parceira, eliminando as larvas do mosquito em água acumulada.
"Estamos em guerra contra o mosquito. Não mediremos esforços para eliminar os criadouros do mosquito e a população precisa ser nossa grande parceira, acabando com os focos de dentro de casa. A abertura dessa manifestação integra a programação nacional do Dia D – Zika Zero, que planeja mobilizar todos os municípios brasileiros contra o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela", ressalta o secretário de Saúde de Juazeiro, Dlmir Pedra. A ação percorrerá também outros bairros da cidade, principalmente aqueles que apresentam alto índice do foco do mosquito.
Em Juazeiro, a mobilização nacional tem o apoio também da Câmara de Vereadores, IFSertão, Irpaa, Rotary Club, Inema, Direc, Codevasf e Ibama, além de todo governo municipal.
Ascom/Juazeiro
4 comentários
13 de Feb / 2016 às 10h44
MEU POVO DE JUAZEIRO TUDO ISSO E MERA POLITICAGEM NA VERDADE E SÓ PARA ENFEITAR E ENCOBRIR OS ERROS QUE ESTÃO ACONTECENDO EM NOSSA CIDADE POIS TODOS OS AGENTES TIVERAM PRESENTES EM MASSA POIS OS MESMOS DEVEM SATISFAÇÃO AO POVO DE JUAZEIRO OBRIGADO MORADORES DO BAIRRO DOM JOSE RODRIGUES PELA A ACOLHIDA.......
13 de Feb / 2016 às 13h01
Só quem faz alguma coisa são os miseráveis dos agentes de endemias, porque se dependesse da prefeitura e forças armadas, só foram pra tirar fotos. Porque não foram para o campo produzir, ao invés de fazer politicagens?
13 de Feb / 2016 às 19h25
Não concordo com a matéria. Não tivemos apoio de nenhum órgão desse citado acima, pelo contrário alguns desses órgãos rejeitam a nossa visita. Quero dizer que a prefeitura ta querendo é acabar com esse programa, não valorizam os agentes de endemias. E os nossos políticos só foram pousar para fotos, trabalho que é bom nada.
14 de Feb / 2016 às 10h50
Anibal araujo. Grande proposta e visao . Vc ta certo com essa sugestao ao secretario de saude? Ate agora nem um vereador fez nada nesse sentido? Valeu futuro vereador anibal araujo.