A população de Juazeiro foi pega de surpresa nesta última semana com a instalação de paquímetros em áreas centrais da cidade para a o inicio das operações do projeto de Zona Azul, projeto aprovado em 2011. Em sua rede social, o vice-presidente do Democratas (DEM) e candidato a prefeito pelas oposições em 2012, Márcio Jandir, questionou a legalidade da implementação do Zona Azul no centro da cidade. O assunto gerou um amplo debate.
Para Márcio, a questão do estacionamento rotativo, posta como Zona Azul, pode e deve ser precedida de uma reflexão quanto à mobilidade urbana, ‘a forma como as pessoas se deslocam na cidade, para o trabalho e suas diversas atividades’. “O modelo de concessão do espaço público mediante pagamento para que um terceiro explore e tenha ganhos, é usualmente firmado em diversas cidades, atendendo à expectativa de comerciantes e das pessoas que buscam o comércio”, pontua.
“Como costumamos inverter os valores chegou-se a uma compreensão comum que a Zona Azul é sinônimo de progresso e modernidade, sendo, em verdade, efetivo meio de fazer o cidadão contribuir mais ainda para o Estado e para os seus agentes. A curto prazo inibe que pessoas saiam de suas casas com seus veículos e estacionem em frente aos seus locais de trabalho, impedindo que clientes do comércio estacionem para efetuar compras. Com o passar do tempo se percebe que as dificuldades de estacionamento permanecem, como podemos ver em cidades que há muitos anos já implantaram o sistema, como em Senhor do Bonfim, para não exemplificar sempre Petrolina”, comenta Jandir, pré-candidato as eleições de 2016 pelo DEM.
Márcio Jandir chamou a atenção da sociedade para questões referentes ao processo de instalação em Juazeiro. “No caso de nossa cidade, o que ressalto é a recomendação 06/2013 do Ministério Público e doravante nada mais se disse ou foi publicado sobre estacionamento rotativo, pelo que consultei todas as páginas da publicidade do Município não tendo encontrado o Edital, ou ainda o termo de homologação e adjudicação da licitação. Uma mudança como essa exige maiores esclarecimentos e transparência à comunidade”, relata.
“Zona Azul é um paliativo necessário, pelo que deixamos de cuidar de temas importantes como mobilidade urbana. Vamos ficar atentos, vigiar quanto à legalidade e lutar contra a cobrança abusiva.”, finaliza o democrata.
Assessoria de Comunicação e Imprensa Márcio Jandir
12 comentários
14 de Jan / 2016 às 10h51
Como se não bastasse a recadação do Mercado do Produtor, SAAE e gora Zona Azul. Eles chamam isso de valvula de escape para eleger o proxímo sucessor. Fizeram o curral, a Pastagem e agora vão fechar com a Porteira. Valeu Boi (Juazeirense).
14 de Jan / 2016 às 11h31
Transparência. O Brasil exige isso. Juazeiro Transparente.
14 de Jan / 2016 às 12h34
Falando mal como sempre. Nada presta para esse senhor. Na época de procurador......
14 de Jan / 2016 às 13h38
Parabenizo ao ilustre filho dessa terra DR. MÁRCIO JANDIR pelos esclarecimentos necessários a essa causa. Porém ressalto que em matéria de mobilidade urbana aqui de nossa cidade, muito ainda tem a se fazer! Como esse ano é um ano de eleição, vamos ver as propostas dos candidatos a prefeito. Acredito que haverá boas mudanças!
14 de Jan / 2016 às 13h58
Dr Marcio um causidico de quatro costados como éis só podia agir como tal exigindo apenas transparencia.
14 de Jan / 2016 às 14h37
Vamos ver como vem o texto analisando os candidatos a sucessão de |Isaac vaqueiro Forasteiro carvalho. O texto de professor Otoniel Gondim. Dr. Márcio Jandir é homem de bem, lembre-se, Otoniel Gondim. Voto nele. E você é mesmo candidato a vereador??/
14 de Jan / 2016 às 14h45
Pessoas tentando aparecer a todo custo. Mostrem propostas. Digam claramente o que faria por Juazeiro. Mas não usando frases prontas de "Mobilidade", "Educação", Sustentabilidade" Digam exatamente o que faria. Onde faria uma avenida, quantas escolas vai construir e onde, que contatos faz pra trazer empresas...
14 de Jan / 2016 às 16h48
Tudo bem, é preciso questionar, mas é preciso fazer alguma coisa também! Como disse um certo compositor aí que hoje ´ é a voz do vaqueiro " O que você fez antes de 2106"???(Ely)
14 de Jan / 2016 às 16h52
vc so agora aparece ? perto da eleicao vai esta perto ? a prefeitura ta fazendo a zona azul quem pediu foi os motoristas donos de carros e agora ? em juazeiro e assim quando faz nao presta e ser nao faz e burro? juazeiro nunca vai pra frente com isso com pessoas como vc marcio jandir. vc passa os 4 anos sem disse nada e so aparece faltando 9 meses pra eleicao e vc , joseph bandeira, wank, jorge,misael, esse time sem projetos pra juazeiro.
14 de Jan / 2016 às 22h37
ESPERO QUE COM A CHEGADA DA ZONA AZUL ACABE TAMBÉM COM O CASINO DA RUA DA 28 QUE FUNCIONA DIA E NOITE OCUPANDO 3 OU 4 VAGAS DE ESTACIONAMENTO EM PLENO CENTRO DE JUAZEIRO!
15 de Jan / 2016 às 08h47
Dr Marcio Jandir não questiono a implantação do ZONA AZUL pois hoje é ela é necessária.Concordo que talvés não tenha havido transparência na divulgação dos atos administrativos para escolha da empresa que está instalando a ZONA AZUL por essa razão denunciamos juntamene com David Lima ao Ministério Público. Vamos aguardar as apurações.
15 de Jan / 2016 às 08h48
Dr Marcio Jandir não questiono a implantação do ZONA AZUL pois hoje é ela é necessária.Concordo que talvés não tenha havido transparência na divulgação dos atos administrativos para escolha da empresa que está instalando a ZONA AZUL por essa razão denunciamos juntamene com David Lima ao Ministério Público. Vamos aguardar as apurações.