O ministro presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, decidiu nesta quinta-feira (7) suspender em caráter liminar o pagamento da "bolsa pescador" em 2016. Se a decisão for mantida, o governo poderá economizar R$ 1,6 bilhão, destinados ao pagamento do benefício. O caso, que está sob a relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, ainda precisará ser reavaliado pelo plenário do Supremo, o que deve acontecer somente depois de 1º de fevereiro, quando termina o recesso do Judiciário. Plantonista no STF durante o recesso para julgar apenas questões urgentes, Lewandowski considerou que a demora para julgar o assunto poderia causar prejuízo aos cofres públicos. O ministro avaliou que o Executivo deve revisar os períodos de defeso - quando a pesca artesanal é proibida por causa da temporada de reprodução dos peixes - e o cadastro de pescadores atendidos pela bolsa antes de retomar o repasse do benefício, que deveria começar a ser pago na próxima segunda (11). O benefício tem o valor de um salário mínimo mensal e é pago enquanto durar a período, até o limite de 5 meses. Até segunda análise, o recurso deixará de ser pago a 487.843 pescadores, que estão, no entanto, liberados para pescar. A medida do ministro suspende um decreto do Congresso Nacional que anulou em novembro os efeitos de uma portaria do Executivo editada em outubro. A portaria revogou por 120 dias o defeso. Como consequência, o seguro pago aos pescadores durante a temporada também deixa de ser pago. Nesta quinta, a presidente Dilma Rousseff protocolou no Supremo uma ação questionando a constitucionalidade do decreto do Congresso por considerar que ele viola a independência entre os poderes Executivo e Legislativo. "Não há mais evidências suficientes de que os defesos regulados nos 10 atos suspensos sejam necessários à preservação das espécies", diz o documento protocolado no Supremo.
BN Foto: André Gomes de Melo/ GERJLewandowski suspende temporariamente pagamento de bolsa pescador
Notícias Relacionadas
Comentar Agora
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
5 comentários
08 de Jan / 2016 às 15h10
É a PEDALADA DO PESCADOR, pra não dizer piada de pescador kkkkkk
08 de Jan / 2016 às 15h33
Duvido que ele faria isto se fosse com os mensaleiros petistas !...
08 de Jan / 2016 às 16h45
Essa mulher veio pra acabar com tudo.essa mulher não tem coração,esse pt tem que sumir do mapa
08 de Jan / 2016 às 16h46
Essa mulher veio pra acabar com tudo.essa mulher não tem coração,esse pt tem que sumir do mapa
08 de Jan / 2016 às 18h30
E um benefícios de muita ajuda mas deveria ser fiscalizados esse e outros benefícios porq aqui mesmo em juazeiro tem muitos que recebe o bolsa pescador sem menos pegar numa rede ou onde ficar o rio