Única instituição no nordeste a oferecer o serviço de arqueação de tanque, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, contabiliza 505 operações realizadas em 2015, superando o total de 248 operações planejadas para o período, o que representa um aumento de 213% na realização desse tipo de serviço metrológico direcionado a grandes empresas das áreas química e petroquímica.
A arqueação de tanque garante confiabilidade metrológica às transações comerciais de mercadorias a granel sólido, líquido ou gasoso, a partir da medição de tanques e vasos utilizados para armazenamento que requeiram controle volumétrico na produção, consumo, transferência e/ou transporte.
Entre os órgãos delegados do Inmetro habilitados para o serviço, o Ibametro é único em todo o Nordeste. O diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, destaca a relevante carteira de clientes que inclui empresas como a Petrobras e a Shell. “Nós realizamos a atividade desde 2001, atendendo a demandas de todo o país, notadamente dos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará e Rio de Janeiro, além da tradicional clientela do Pólo Petroquímico de Camaçari”, detalha o gestor público.
Para atingir tais resultados, o Ibametro investiu na formação de um corpo técnico especializado, com formação oriunda nas ciências exatas e submetidos à capacitação em arqueação oferecida pelo Inmetro. O Especialista em Metrologia e Qualidade, Jaciel Filho, um dos servidores dedicados à atividade, fala sobre a precisão aplicada no serviço: “Nós utilizamos trenas, medidores de espessura e outros instrumentos devidamente calibrados e rastreados a padrões nacionais, o que promove a confiabilidade metrológica da medição. Entre outros aspectos, é verificado o perímetro, a altura de cada anel, a espessura da chapa, a altura total do tanque, bem como o levantamento topográfico, de acordo com as normas da ISO 7501-1”.
Exigência legal – A arqueação é obrigatória para as indústrias de petróleo, químicas e petroquímicas, de acordo com a Portaria conjunta nº 1, de 10/06/2013, da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do Inmetro. O serviço deve ser feito periodicamente porque a capacidade volumétrica dos recipientes pode sofrer alteração, ao longo do tempo, devido à temperatura e outros fatores. A arqueação é realizada em tanques instalados nas indústrias, chamados tanques estacionários. A periodicidade do serviço varia conforme o tipo de tanque ou vaso (nos fechados, deve ser realizado a cada cinco anos; nos abertos, deve ser feito a cada dez anos).
O Ibametro realiza ainda outros serviços de verificação volumétrica de tanques em veículos rodoviários nas suas unidades de Simões Filho e de Itabuna, e em tanques de veículos ferroviários em Alagoinhas. Em ambos os casos, houve incremento de serviço realizado sobre o planejado, com os índices alcançados de 161% e 145%, respectivamente. Atualmente, a cada dois anos, esses veículos precisam ser submetidos à verificação, conforme portarias do Inmetro, independente de verificações eventuais a cada modificação realizada nos tanques dos veículos.
Interessados em agendar os serviços, podem contatar o Ibametro pelos emails [email protected] ou [email protected], a depender do caso, ou ainda através do Disque Ibametro pelo telefone 0800 711 888.
Ascom Ibametro
0 comentários