O verão da Bahia vai contar com a diversidade de talentos e estilos da música produzida por aqui. Artistas como O Quadro, Scambo, Caim, Livia Mattos, Vivendo do Ócio, Samba Chula, Manuela Rodrigues, IFA Afrobeat, Kamapheu Tawa compõem a programação do Caravana da Música, projeto que promoverá circulação pelas cidades de Madre de Deus, Lençóis, Amargosa, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães, Itabuna e Ilhéus. A abertura do projeto será no sábado, dia 9 de janeiro, com apresentação da cantora Larissa Luz, com seu mais novo show Território Conquistado, em Praia do Forte, no município de Mata de São João, a partir das 17h, com entrada franca (programação completa abaixo).
A programação se estende até o dia 20 de março, levando os artistas que foram selecionados pela chamada pública e submetidos a avaliação de uma curadoria formada pelos produtores culturais da cena musical Ivanna Souto e Luizão Pereira e pelo crítico musical Luciano Mattos. A iniciativa é uma realização da Maré Produções Culturais tem patrocínio da Telefônica Vivo e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, visa promover a interiorização da música baiana contemporânea, através da realização de 10 shows gratuitos em diferentes cidades.
De acordo com Fernanda Bezerra, “o Caravana da Música pretende atingir a um público de 30 mil espectadores, distribuídos em dez cidades baianas. A ação almeja se tornar um dos principais circuitos de difusão da música contemporânea da Bahia, por meio da ocupação de espaços públicos de forma criativa, buscando mobilizar a cidade para as apresentações musicais”.
Para Luisão Pereira, o aspecto de garantir a difusão de artistas, muitas vezes desconhecidos do público do interior do estado, um dos mais importantes da ação do Caravana da Música. “O projeto tem um papel importante de levar às regiões músicas que normalmente não chegariam a determinadas cidades. O grande propósito é estimular a contribuição desses artistas na cena dos municípios, não de um modo extrativista, mas promovendo a troca de informações e aprendizados mútuos”.
Para Fabrício Mota, integrante do IFÁ Afrobeat, banda que fará apresentação em Ilhéus, no dia 21 de fevereiro, será uma oportunidade de levar a sonoridade rica do grupo para outras paisagens baianas: “É uma alegria fazer parte desse projeto de circulação é uma alegria. Expectativa é das melhores e levar a nossa mistura de afrobeat, ijexá, dub, funk e reggae para além de Salvador, transcender os espaços da capital. Esse tipo de iniciativa é das mais importantes nesse momento. É tudo o que nós do cenário independente precisamos nesse momento, mostrar um show ao vivo e trocar experiências com as pessoas, usando o poder intermediador que a música tem é uma das coisas mais valiosas”.
O hip-hop do grupo O Quadro vai trazer um sotaque urbano para Lençóis, no dia 12 de março. Para Rans Spectro, um dos MCs do grupo, participar do Caravana da Música tem a ver com o propósito da banda. “Faz valer o nosso objetivo de ampliar nosso público e levar nossa mensagem, nossa musicalidade e provocar reflexões para mais pessoas. A gente quer estimular as pessoas a verem o mundo de uma forma diferenciada, que dentro da possibilidade de cada um, que esse encontro venha acrescentar algo de positivo”.
Com um público forte no interior do estado, o Scambo irá se apresentar pela primeira vez em Madre de Deus, no dia 14 de janeiro, às 17h. “O Scambo circula muito pelo interior da Bahia e consolidou um circuito, capacitando produtores locais e construindo mercado. Hoje conseguimos tocar sempre pelas cidades baianas com casa cheia e muito público” revela Graco, guitarrista do grupo.
O Caravana da Música é viabilizado pelo programa FAZCULTURA, parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia – FCBA, CrediFácil Bahia (em parceria com a Desenbahia) além das linhas especiais de apoio, como os Pontos de Cultura e o Carnaval Ouro Negro. O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.
Confira o circuito completo de apresentações do Caravana da Música:
Mata de São João/Praia do Forte - dia 09 de janeiro (sábado) - Abertura do Caravana da Música com o show Território Conquistado, Larissa Luz (16h30 às 18h30), na Praça São Francisco de Assis
Madre de Deus – dia 14 de janeiro (quinta-feira) – Scambo, apresentação no Alto da Matriz, a partir das 17h
Amargosa – 16 de janeiro (sábado) – Caim, apresentação no Anfiteatro da Praça do Bosque, às 17h
Senhor do Bonfim – dia 30 de janeiro (sábado), às 19h - Lívia Mattos faz show na Praça Novo Congresso
Juazeiro – dia 31 de janeiro (domingo), às 17h - Vivendo do Ócio, com show de abertura do Semi Velhos. Na Orla II.
Vitória da Conquista – 13 de fevereiro (sábado), às 17h - Manuela Rodrigues faz show na Praça da Escola Normal.
Itabuna – dia 20 de fevereiro (sábado), às 19h – Kamaphew Tawa e Banda Aspiral do Reggae- Praça Beira Rio.
Ilhéus – dia 21 de fevereiro (domingo), às 17h - IFÁ Afrobeat, na Praça Castro Alves.
Lençóis – dia 12 de março (sábado), às 19h - O QUADRO, no Mercado Municipal de Lençóis.
Luís Eduardo Magalhães – dia 20 de março (domingo), às 17h - Samba Chula de São Brás, naPraça Central.
0 comentários