Durante a noite desta sexta-feira (11), Juazeiro (BA) foi atingida por fortes chuvas, com registros de até 44 milímetros em menos de uma hora, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Em outros pontos da cidade, o volume chegou a 70 milímetros. Diante da situação, a Prefeitura de Juazeiro, por meio do Gabinete de Crise da Defesa Civil, foi prontamente acionada para minimizar os impactos provocados pela forte precipitação.
Com apoio de diversas secretarias municipais, as equipes estiveram em campo durante toda a madrugada. A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) atuou diretamente em áreas críticas, realizando a limpeza de vias, desobstrução de bueiros e suporte à população.
"Nosso compromisso é garantir a segurança da população. Desde os primeiros alertas, mobilizamos nossas equipes e seguimos monitorando a cidade com ações coordenadas em tempo real", afirmou o coordenador do Gabinete de Crise da Defesa Civil, Paulo Lima.
Entre as ocorrências registradas, destaca-se a queda de um poste na BA-210, nas proximidades do Residencial São Francisco.
"Recebemos um chamado referente à queda de um poste na BA-210, nas proximidades do Residencial São Francisco. Diante da ocorrência, acionamos prontamente a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a concessionária de energia elétrica COELBA. Com a atuação conjunta, foi possível realizar o recolhimento do equipamento de forma eficaz, garantindo a desobstrução da via e prevenindo eventuais acidentes", explicou o coordenador da Defesa Civil de Juazeiro, Ítalo Ferreira.
De acordo com o gestor da SESP, Romário Varjão, a resposta imediata das equipes fez diferença: "As ações preventivas e a prontidão das nossas equipes foram essenciais para evitar danos maiores. Continuamos nas ruas, atentos a qualquer nova demanda."
Os principais bairros atingidos pelas chuvas foram o Centro, Santo Antônio, Antônio Guilhermino, João Paulo II, Residencial São Francisco, Dom José Rodrigues, Alto da Maravilha, Itaberaba e Vila Nova Fé.
Apesar da intensidade das chuvas, não houve registros de pessoas desalojadas ou desabrigadas.
Atendimento emergencial-A Defesa Civil de Juazeiro reforça que continua em alerta e que a população pode acionar os órgãos de emergência pelos seguintes canais:
• Defesa Civil: (74) 98863-1531
• Samu: (74) 98114-8107
• Corpo de Bombeiros: 193
• Neoenergia Coelba: 116
Previsão do Tempo para os próximos 5 dias
• Sábado, 12 de abril: Sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.
• Domingo, 13 de abril: Sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.
• Segunda-feira, 14 de abril: Sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.
• Terça-feira, 15 de abril: Sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.
• Quarta-feira, 16 de abril: Sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.
2 comentários
12 de Apr / 2025 às 10h57
Juazeiro petrolina nao pode cair uma chuvinha que alaga, abri buracos em todos os xantos.
12 de Apr / 2025 às 15h22
A população de Juazeiro tem uma grande parcela de culpa. Pense num povo mau educado. Qualquer lugar é ponto de descarte de lixo e entulhos. Dá nisso, bueiros entupidos e esgotos estourados. Uma cultura da população, ligar a água pluvial que cai no quintal e áreas abertas dos domicílios na rede de esgoto. É PROIBIDO LANÇAR ÁGUA PLUVIAL NA REDE PÚBLICA DE ESGOTO. O sistema público de esgotamento sanitário não é projetado pra receber água de chuva. O sistema de esgoto colapsia e estoura. Sem fiscalização e ordenamento urbano os problemas relacionados ao saneamento e drenagem pluvial tendem a