Juazeiro: UNEGRO pede retirada de campanha publicitária da prefeitura por conteúdo ser considerado racista; prefeitura acata e emite nota de retratação

Nesta sexta-feira (11), a A União de Negras e Negros Pela Igualdade (UNEGRO) de Juazeiro criticou uma campanha publicitária da prefeitura de Juazeiro, referente a uma ação que divulga o programa "Juazeiro Limpa", gerando polêmica. Em nota, a Unegro pediu a retirada imediata da peça.

Veja o que diz a nota:

"A União de negras e Negros Pela Igualdade -Juazeiro Bahia vem a público pedir a imediata retirada da publicidade visual da prefeitura na qual apresenta a imagem de um homem negro com a vassoura na mão e vestido de gari. Obviamente, nada que venha a desmerecer a profissão, mas o fato de reforçar a imagem estereotipada das pessoas negras sempre ligadas à função da limpeza, da subserviência e algo menor dentro da sociedade. 

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A população negra historicamente marginalizada por todo o contexto da construção social do país foi relegada a esses espaços. O argumento de que existem outras imagens como essa nas quais estão pessoas brancas não se sustenta e reforça o senso comum de que somos todas/todos iguais na tentativa de anular as discriminações e história do racismo no Brasil. Não, não somos todas e todos iguais. 

A questão é o que está por trás da imagem, do símbolo e de como as pessoas vão ler aquela mensagem através da imagem. Obviamente que toda/todo publicitária/o leva em conta a semiótica, de modo que a mensagem que é passada é o que fala por si; no momento da produção dessa imagem, há de se fazer várias análises, dentre elas, a sociológica e a histórica, e é sobre isso que estamos falando. Cabe a quem está a frente ter o conhecimento necessário para que não reproduza o racismo nas publicidades da prefeitura e de propagandas outras. Lembremos que a imagem não está fora de um contexto e isso deve sempre ser considerado. 

A sociedade racista mostra todos os dias as desigualdades que acometem à população negra, inclusive ceifando suas vidas por meio da violência urbana, na saúde e nas variadas vulnerabilidades sociais. Os números mostram que não somos todas/todos iguais, exemplo: “Taxa de analfabetismo entre negros é mais que o dobro da registrada entre brancos. De acordo com o IBGE, o problema afeta 7,1% dos negros (pretos e pardos) e 3,2% dos brancos.”;
“Dados do Atlas da violência 2024 indicam que quarenta e seis mil, quatrocentas e nove pessoas foram assassinadas no Brasil. Deste total, 76,5% eram pretas e pardas.”; O campo de informações acerca das desigualdades que acometem à população negra é vasto, cabe a cada cidadão e cidadã buscar se informar".

A Prefeitura acatou a decisão e emitiu uma nota de retratação.

NOTA DE RETRATAÇÃO

A Prefeitura de Juazeiro informa que a mencionada campanha foi desenvolvida em peças publicitárias com o objetivo de que o profissional da limpeza urbana fosse representado em etnias diferentes fazendo um chamamento à população no cuidado com a cidade.

Contudo, reconhecemos que a imagem, por mais que tenha sido criada com a intenção de valorizar esses trabalhadores, acabou por não refletir a verdadeira inclusão e o valorização à cultura e à história do povo negro juazeirense.

Entendemos que o uso dessa imagem desconsiderou a análise semiótica de aspectos importantes de pertencimento e empoderamento da comunidade negra.

Esclarecemos que a foto do outdoor, que circula em redes sociais, já foi retirada há oito dias. E que a gestão municipal determinou a remoção imediata de quaisquer outras peças com a referida imagem. 

Informamos ainda que, a gestão dialogou com a  Presidenta do Conselho da Promoção da Igualdade Racial de Juazeiro, Professora  Dra. Ceres Santos, onde foi apresentado este posicionamento e reafirmado o compromisso de construímos juntos um novo olhar na elaboração das próximas campanhas publicitárias. 

Por fim, reafirmamos o compromisso do Governo Municipal em construir uma Juazeiro mais justa, igualitária, democrática e solidária, livre de qualquer preconceito, discriminação de gênero, raça, etnia.  

Ascom - PMJ