A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), por meio do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), promoveu nesta quinta-feira (3) a Plenária Popular preparatória para a IV Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento, realizado no auditório do Colégio Rui Barbosa, reuniu cerca de 80 participantes e marcou a retomada dessa iniciativa após uma década.
A plenária teve como objetivo fortalecer o controle social e ampliar a participação popular na implementação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O encontro contou com a presença de representantes da Sesau, do Conselho Municipal de Saúde (CMS), de trabalhadores da saúde e de usuários do serviço público, além da participação da Dra. Shirley Macedo, especialista em Psicologia do Trabalho, que conduziu a plenária.
A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Bruna Mattos, destacou a relevância do evento, especialmente após um período de dez anos sem a realização da plenária. "Esse retorno é um marco, pois possibilita o debate sobre questões essenciais no cenário pós-pandêmico e nos mais diversos setores da sociedade, como saúde e educação. Na ocasião, foram debatidos temas fundamentais, como as novas relações de trabalho, a política estadual para a área e a importância da participação popular no controle social", pontuou.
A psicóloga e coordenadora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Bárbara Cabral, também participou da programação e ressaltou a importância da temática. "Essa é uma pauta importantíssima para o mundo contemporâneo, que exige o desenvolvimento de diversas estratégias de cuidado para os trabalhadores em seus mais variados segmentos de atuação, especialmente no que tange à saúde mental, compreendendo os marcadores sociais durante a atuação das equipes profissionais", destacou.
Durante o evento, também foram definidos os delegados que representarão o município na etapa Macrorregional. A plenária faz parte das mobilizações preparatórias para a IV Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que terá como tema "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano".
0 comentários