A Justiça da Espanha absolveu nesta sexta-feira (28) o ex-jogador brasileiro Daniel Alves da condenção por estupro.
Em decisão unânime, o Tribunal Superior da Catalunha decidiu anular a senteça que havia condenado Alves a 4 anos e 6 meses por ter estuprado uma jovem em uma discoteca em Barcelona, na Espanha.
Com isso, Alves, que foi preso em janeiro de 2023, ficou mais de um ano atrás das grades aguardando julgamento e pagou 1 milhão de euros por sua liberdade provisória, fica totalmente em liberdade e sem nenhuma acusação na Justiça espanhola. Pela sentença anterior, ele ainda teria de cumprir mais de dois anos de prisão.
Os advogados da vítima ainda não haviam se pronunciado até a última atualização desta reportagem.
O brasileiro já estava em liberdade provisória desde o ano passado, quando a Justiça catalã aceitou um recurso da defesa do ex-jogador. Os juízes, no entanto, analisavam outro recurso apresentado pela Promotoria de Barcelona que pedia aumento de pena para Alves.
Segundo a sentença desta sexta-feira, os juízes entenderam que houve "falta de fiabilidade do depoimento" da vítima.
"O acórdão hoje notificado indica que a decisão recorrida já se referia à falta de fiabilidade do depoimento da autora na parte do relato que podia ser objetivamente verificada por se referir a factos registados em vídeo, “indicando expressamente que o que relata não corresponde à realidade", diz a sentença.
"O tribunal, assim, negou provimento aos recursos do Ministério Público — que requereu a anulação parcial da pena e, subsidiariamente, a majoração da pena para 9 anos — e da acusação particular — que requereu a majoração da pena para 12 anos — e absolveu os acusados, revogando as medidas cautelares impostas e declarando ex officio as custas processuais".
Alves, que foi preso preventivamente em janeiro de 2023, estava em liberdade provisória desde março do ano passado, quando a Justiça aceitou o recurso de sua defesa e estabeleceu uma fiança de 1 milhão de euros para que o jogador deixasse a prisão.
Sua defesa pagou a taxa, e ele está solto desde então.
Fonte: g1
5 comentários
28 de Mar / 2025 às 08h19
E agora o que vão dizer os lacradores? E a estatua vai ser colocada de volta ao seu local de origem? Que aqueles que crucificaram Daniel Alves se pronunciem.
28 de Mar / 2025 às 08h21
Glória a Deus, agora aqueles lavradores façam a fila para pedir perdão a ele
28 de Mar / 2025 às 11h18
Só observando, agora está na hora de colocar um bom processo em quem cavou a retirada da estátua. A lacração foi exagerada.
28 de Mar / 2025 às 13h17
Uma coisa é verdade. Não é somente a justiça brasileira que não prende rico. Quem tem dinheiro não fica preso em país nenhum do mundo.
28 de Mar / 2025 às 14h48
Cadê o sindicato das MULHERES VALOROSAS DE JUAZEIRO quê tantas vezes fizeram um mi-mi-mi, pra tirar a estátua, porque agora não se retratam, ba verdade não é uma questão de estátua e sim de caráter, claro que ele errou perante a esposa e seus familiares, nas eu nunca deixei de acreditar que ele estava falando a verdade, sempre acreditei que tudo isso era um plano pra manchar sua imagem, parabéns Dani e esqueça dessa cidade.